28 de abril de 2012

Reajuste dos militares é assunto prioritário para Dilma, diz Amorim

Força Militar: Soldos serão tema de audiência

MARCO AURELIO REIS
Em seu pronunciamento mais forte em defesa dos quartéis, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a recuperação do poder de compra dos soldos militares é uma das prioridades do governo. “Não é só uma questão de governo, mas de toda a sociedade que precisa valorizar a carreira militar”, declarou o ministro em audiência no Senado, para logo em seguida mostrar estudos revelando que militares das Forças Armadas receberam nos últimos 10 anos os menores reajustes quando comparados a aumentos concedidos a pessoal de gestão, procuradores e demais carreiras de estado.
Amorim fez a defesa do reajuste após ser abordado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), que sugeriu a abertura de audiência pública para tratar do assunto. A Coluna apurou que o ministro aprovou a ideia e antecipou ao senador que irá à audiência, vista com bons olhos também pelos senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Ana Júlia Carepa (PT-PA). Amorim defendeu ainda aumento do orçamento destinado à Defesa.
“Para tornar a sua estrutura de defesa mais compatível com o novo peso do País no cenário internacional, o Brasil deverá elevar gradativamente os seus gastos com defesa a um nível equivalente à média dos demais integrantes da formação original dos Brics – Índia, China e Rússia”, disse o ministro, na audiência promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

ORÇAMENTO CURTO
No Senado, Amorim citou estudo sueco apontando que no Brasil os gastos com defesa limitam-se a 1,5% do Produto Interno Bruto, abaixo da média das nações equivalentes. Só a África do Sul, incluída recentemente no Brics, tem seus gastos em 2,3% do PIB.

VIR PARA O RIO É PUNIÇÃO
Fontes da Coluna apontam mais um efeito dos soldos baixos: ser transferido para o Rio já é visto como punição fora do estado. Pesam o custo de vida e a adoção do bilhete único, que na Marinha reduz o valor do auxílio transporte.

NAS MÃOS DE DILMA
O tom mais firme de Amorim em defesa dos soldos tem um bastidor interessante. A própria presidenta Dilma apontou este mês que o reajuste é assunto prioritário. Ela revelou que deseja anunciar o aumento para os militares.

‘SENSIBILIDADE REAL’
A sinalização de Dilma fez o ministro garantir aos senadores haver “sensibilidade real” do governo em torno do reajuste dos soldos, que está em estudos. Amorim frisou ainda que para a Defesa “o elemento humano é absolutamente fundamental.”

SILÊNCIO SOBRE ÍNDICE
No Senado, Amorim voltou a não dar data nem índice para o reajuste. Bem que a Coluna tentou obter essas informações na visita dele ao Rio no Dia da Aviação de Caça. Assessores impediram, porém, que a Coluna se aproximasse de Amorim.

43 comentários:

Anônimo disse...

esse jornal o dia, não faz essas matérias pra vender jornal pra milico e sim pq é mais um instrumento ptista intalado na sociedade...

cesar

Anônimo disse...

CHEGAAAAA, ESTÁ NA HORA DOS COMANDANTES MILITARES BATEREM FORTE NA MESA E EXIGIREM PARA "ONTEM" O REAJUSTE. A população confia nas FFAA, conforme pesquisas divulgadas! O povo brasileiro apóia a atitude dos militares!!!! Chega de estudo, está provado e mais que provado que merecemos a recomposição salarial.

Anônimo disse...

O seu Amorim!!! a sociedade valoriza os militares, quem não valoriza é o Governo! Basta ver as pesquisas e perceber que as Forças Armadas estão no topo "CONFIABILIDADE" perante o povo brasileiro.

Anônimo disse...

Bizu que corre em Brasília : 50% a partir de julho e votação MP 2215.Estamos tão acostumados a levar porrada que confesso que só acredito vendo.

Anônimo disse...

Maio está chegando e a novela "O SEGREDO DA MÚMIA" CONTINUA. Talvez divulguem lá para junho, pra sair, talvez, em julho, através do carnê das CASAS BAHIA(12x s/ juros), enquanto outras categorias recebem tudo retroativo a janeiro. Espero, sinceramente, "queimar a língua" se for tudo bom mas só pelo suspense merecem o descrédito. Para programas de derramamento de dinheiro sem retorno, não há estudos e ninguém diz de onde vai sair, é simples compra de voto camuflada.Aqui onde moro foi liberado duzento e muitos milhões para o projeto de ônibus rápido que o prefeito, que apoia o PT, estava tocando mesmo contra decisões da justiça.

Cristiano disse...

Duvido...

Anônimo disse...

só resta esperar....

darcirio disse...

Converça fiada do ministro e dos comandos militares, com essa pirua que eles soltaram,está conduzindo a tropa para a indiciplina coletiva.

gus disse...

MAIS UM BLA, BLA, BLA, DE CONVERSA JA CANSOU. DE CH PUXA SACO TAMBEM. A UNICA VERDADE É FOMOS DESTRUIDOS, NEM SONHO SOBROU. SO FALTA OFICIALIZAR UM COMISSARIADO NAS OM. POIS OS COMISSARIOS JA EXISTEM.

Anônimo disse...

falta um cabra macho no comando das forças armadas, para dar um basta neste governo corrupto! Cadê os comandantes das forças armadas que não racharam a mesa da Dilma com uma porrada? Resolvam logo este "estudo".

Anônimo disse...

ORÇAMENTO CURTO, VIR PARA O RIO É PUNIÇÃO, NAS MÃOS DE DILMA,'SENSIBILIDADE REAL' E SILÊNCIO SOBRE O ÍNDICE.OU ESTÁ HAVENDO UM GRANDE EQUÍVOCO NA VERACIDADE DOS FATOS,DITOS NA MATÉRIA, OU EU ESTOU SONHANDO DE OLHOS ABERTOS COM O QUE LI,OU REALMENTE O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO.SERÁ QUE REALMENTE, VISTO POR TODOS OS BRASILEIROS,EU, COMO MILITAR,SOU UM "ELEMENTO HUMANO ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAL", PARA A DEFESA?.

Anônimo disse...

Mais uma lorota ! Da qui a pouco surgirá o já batido e famoso boato dizendo que lá em Brasília estão dizendo que o aumento está sendo guardado em silêncio para ser divulgado no 7 de setembro para fazer surpresa aos militares. Na boa, se for verdade não precisa esperar o 7 de setembro, não precisa fazer surpresinha babaca, pode liberar o aumento o quanto antes. E digo mais, se hoje houvesse um aumento de pelo menos 50% muito milico já pensaria duas vezes antes de se inscrever para concurso para outros órgãos, talvez não fosse estancar totalmente a evasão, porque não é só o salário que conta, mas certamente já diminuiria a evasão para os cargos de nível médio que pagam em torno de R$ 6.000,00 (bruto)

Anônimo disse...

- De boas intenções o inferno está cheio. Chega de balela e parem de criar expetativa na tropa, chega de enrolação, ninguém é criança, tem pais de família e principalmente profissionais que aguardam uma definição dos chefes militares. A história dirá quem foi como Comandante com " C " maiúsculo.

Anônimo disse...

bla bla blá bla bla blá...

Enquanto estiverem preocupados com as sinecuras que ocuparão após passarem os Comandos, não existirão "C"omandantes.

Para que vão brigar? Para perder a bocada? Além dos salários, ganham suas poupudas diárias e gratificações de comando.

O colega que escreveu acima " CHEGAAAAA, ESTÁ NA HORA DOS COMANDANTES MILITARES BATEREM FORTE NA MESA E EXIGIREM PARA "ONTEM" O REAJUSTE" .... tá brincando, né? Sabe quando isso vai acontecer: NUNCA.

Anônimo disse...

Não dá para perder tempo lendo notícias de 'o Dia', pois este jornal só planta notícia furada, e nós, que temos cabeça fraca, achando que alguém vai resolver por nós, ficamos criando falsas expectativas sem percebermos que isso só nos adoece, só nos prejudica. Engraçado que notícias assim só são veiculadas neste jornal.

Anônimo disse...

Os três, NÃO OUVI, NÃO VI, NÃO POSSO FALAR, deviam entregar seus cargos imediatamente. Assim seria menos vergonhoso. Nós estamos caminhando para a explosão da caserna e eles lá, pacíficos. mansinhos. Indo de um lado ao outro ganhando suas diárias e carícias dos políticos. A "Monica", aquela que se veste de vermelho, é dentuça, não arranja namorado, tem um amigão que fala errado(vive armando situações embaraçosas), tem outro amigo que é "sujo" pra danar, vai dar uma "coelhada" nos três de novo?!

Anônimo disse...

A coisa está tão ruim que uma coisa, após mais de vinte anos de carreira, eu ainda não tinha ouvido, um comandante reclamando abertamente do seu salário miserável. Ai vem o questionamento o que sobra para os praças. As coisas estão chegando no topo alguma coisa agora deverá ser feita.

Anônimo disse...

ta na hora de aparecer algum homem nessas FFAA, pq general froxo tem muito!!!

Anônimo disse...

Sempre que o Sd fazia alguma coisa errada na guarda a culpa era do CMT GDA agora eu sei em quem por a culpa!!! A culpa é dos Generais!!!

Anônimo disse...

COLEGAS DE CASERNA, O PERFIL DOS GENERAIS, OU MELHOR, DOS OFICIAIS-GENERAIS DE HOJE, LEMBRA MUITO OS TÍTULOS DE NOVELAS DA TV GLOBO: SEM QUERER FAZER COMPARAÇÕES OU PARÓDIAS,OS OFICIAIS-GENERAIS DE HOJE, ENTRARAM PARA AS FORÇAS ARMADAS, NA ÉPOCA, COMO SALVADOR(ES)DA PÁTRIA, DEPOIS VIRARAM VALE-TUDO,ESTÃO SE ACABANDO EM PEDRA SOBRE PEDRA,ESQUECERAM DOS TEMPOS MODERNOS,E AGORA A FAVORITA ESTÁ NO PODER.

Anônimo disse...

A comandante em chefe das nossas Forças Armadas é a presidenta Dilma. O que vocês querem que os generais façam? Que eles sejam insubordinados? Ela arruma outro para o lugar na hora. A culpa do nosso atraso salarial é da presidência e ninguém mais. Agora eu pergunto: e quem elege o presidente? Nós, o povo. Se não estamos felizes temos demonstrar isso nas urnas e não ficar culpando generais.

Anônimo disse...

A culpa tb não era do CMT GDA mas todo mundo dizia q se o Sd dormia na hora, comia na hora, errava no movimento de armas a culpa era do CMT GDA, agora amigo das 15:36 se a culpa não é dos Generais então é sua!!!!

Anônimo disse...

Imagine o cenário, o General chega de manhã e fala: ta um lixo essa guarda, o movimento de armas não ta bom, ouviu CMT DA GDA?

aí fala o Sargento: Ouvi sim General, mas a culpa é sua seu omisso!!!

A culpa é deles que escrevem esses manifestos idiotas, mostrando que são totalmente insubordinados!!!!

Anônimo disse...

A "Comandante da Guarda" das Forças Armadas é a presidenta, os generais seriam apenas os "soldados", recebem ordens, são subordinados a ela. Sinceramente, o que o que vocês acham que os Cmts poderiam fazer. Choramingar? Espernear? Bater forte na mesa da presidenta? Dá um tempo pessoal.

Anônimo disse...

A culpa é sua general, é sua sim!!! estamos de olho!!!!criam cabides de emprego para seus parentes, vivem nos PNRs luxuosos, ganham diárias e tratam os subordinados mal!!!!

A culpa é sua General!!!! Vá pra água!!!

Anônimo disse...

o cabo véio aqui retifica as palavras do anônimo das 19:02. A CULPA É DO GENERAL OMISSO, PREOCUPADO COM SUA VAQUINHA NO CONSELHO DA PETROBRAS, VALE ...
PORTANTO, A CULPA É SIM DO GENERAL.
PAGA DEZ GENERAL TABACUDO!!!

Anônimo disse...

MONTEDO, SUGIRO VOSSA SENHORIA DIVULGAR UM COMUNICADO NO SEU BLOG PEDINDO CALMA A TODOS,SENDO ANÔNIMO OU NÃO,PRINCIPALMENTE SOBRE O REAJUSTE DOS MILITARES. SABEMOS QUE OS ÂNIMOS ESTÃO UM POUCO EXALTADOS,COMBINADO PELO VELHO DITADO: SER MILITAR É MUITO BOM, MAS DINHEIRO NO BOLSO É MELHOR.A PACIÊNCIA E O DIÁLOGO É A RAZÃO DE TUDO.

Anônimo disse...

Eu não sou general, como sugeriram acima. Eu apenas não compartilho dessa visão simplista de que a culpa dos nossos salários defasados é dos Cmdts. Concordo que generais pecam em muitos pontos, pois não dão a devida atenção à tropa, se aproveitam de muitas mordomias absurdas, etc. Eu não sou puxa-sacos deles e quero distância da grande maioria. Mas, a despeito disso tudo, a questão aqui é SALÁRIO. A ditadura acabou faz tempo e quem tem as chaves do "cofre" (impostos) da nação hoje é o poder civil, eleito democraticamente. Na minha opinião, a culpa da defasagem salarial atual é um pouco do revanchismo de quem está no poder e é muito do enorme ralo chamado CORRUPÇÃO. Isso que estraga essa nação, os bandidos da pátria estão no poder e eles ficam muito contentes com essa idéia de que a culpa é do Cmdte. Se não existisse tanta corrupção, sobraria dinheiro para dar um aumento digno a família militar. Mas infelizmente, algumas das pessoas que estão reclamando aqui dos comandantes vão votar no candidato do PT (Dilma) nas próximas eleições para presidente e apoiar toda essa roubalheira que existe hoje, de mensalão à dólares na cueca. Acorda Brasil! Vamos votar em gente honesta, vamos apoiar candidatos que são sensíveis a causa militar. Me desculpem se a minha opinião não agrada a todos, mas é o que eu acho. Parabéns ao Montedo por nos fornecer um espaço aberto para debater esses assuntos.

Anônimo disse...

Anônimo das 01:08,
claro que a culpa é dos generais, bastava ser um "pouquinho mais enérgico" que a dilma abriria as perninhas. Mas são todos oportunistas, esperando uma vaguinha na petrobras, vale e etc... Disciplina e hierarquia deve existir, mas omissão "não"! Os generais podem ser disciplinados, mas devem e podem abrir a boca e expor os problemas, nem que seja para imprensa jornalística do Brasil.

Anônimo disse...

Queria saber quando será pago os 28,86% do plano bresser aos militares que faz jus, já aprovado pelo STF.

Anônimo disse...

Caro amigo quando vai ser pago os 28% eu não sei mas o Cmdt da força disse para sermos calmos que tudo vai dar certo...Eu confio no meu general, agora se ele estiver mentindo...O EB vai ganhar um inimigo! Enzo, cuidado, estamos de olho!!!

Ou vc abre o jogo, ou a culpa será sua!!!

Anônimo disse...

Um dia eu vi um senador de renome, falar o seguinte:"Aqui em Brasilia quando não se quer resolver alguma questão cria-se uma COMISSÃO DE ESTUDO" Então está ai, o reajuste dos soldos em estudo desde 2009. Só pra refrescar a memoria o ultimo aumento para os Parlamentares levou exatos 5 minutos para ser votado e aprovado e do Judiciario foi retroativo a 12 messes. Chupem essa manga!!!!

Gilson Neves disse...

Outra Mentira.
Blá, blá, blá, lero-lero , papo furado, história da carochinha...
Tudo para os MILITARES tem que ser avaliado, analisado, pesquisado, emendado, surrupiado, suado.. e no final , sai um pequeno cala-boca em diversas parcelas a perder de vista. Ai vem a PF e PMDF ( entre outras categorias que dão SOCO NA MESA ) e levam uma fatia maior, e de uma só vez, e retroativo.
Somos os palhaços da República. Morrem de rir de nós, e ainda elegeremos o Lula par mais um mandato.

Anônimo disse...

Também concordo que a culpa por nossa miserável situação passa inconteste pelos nossos fracos e omissos chefes, que vislumbram um carguinho nas "cabidobras" da vida. Basta ver por onde andam os generais que vão para à reserva ou os coronéis que após mendigarem a -platina de general e não alcançarem êxito: todos em alguma boquinha. A pior das boquinhas é o cargo de PTTC, e isso eles garantem com certeza, e é uma vergonha, se os praças são a maioria na ativa por que os PTTCs são na maioria absoluta oficiais (coronéis ou tenentes-coronéis, alguns se sujeitam até a realizar tarefas dignas de subalternos, lastimável nossa situação. Um colega definiu muito bem o que é um quartel: um bando de homem frouxo reunido...

sgt.desmotivado.com.EB disse...

Caríssimos e nobres irmãos de farda, não entrem na polêmica de reajustes, todos sabemos que expectativas, gera ansiedade e portanto a decepção será a consequência.

Não temos poder de decisão, somos massa de manobra, nem ao menos podemos nos reunir para descutir ou transigir sobre esses assuntos tão fundamentais da carreira, dessa forma, devemos trabalhar nos bastidores, silente.

Dizem que "quem muito fala pouco faz" e "cão que late não morde".

Expressemos a insastifação com ações concretas, estudando e buscando novas alternativas de vida, pois estamos fadados a um fim melancólico e desprezado.

Acordemos desse "amor plantônico" pela farda, a Força nunca retribuirá na mesma proporção, pois os que estão em cima, no topo dessa pirâmide, e têm poder de decisão, há muito não se preocupam com a tropa, apenas se preocupam com seus próprios umbigos!!

sgt.desmotivado.com.EB

Anônimo disse...

Estou esperando esta sensibilidade que agora é real a muito tempo.
Aumento estou tendo e muito toda hora todo dia todo mês todo ano: De transporte, escola,alimentação,lazer e muito mais. Quero saber quando esta sensibilidade real ira diminuir um pouco os aumentos que tenho toda h... t... ... t... ... t... ............ .

Anônimo disse...

No dia do almoço de fim de ano com os Comandos militares, o MD publicou decreto no DO criando uma comissão para apresentar até 15MAI2012: proposta de reaparelhamento das FFAA, unificação de procedimentos para aquisições de material de defesa. Para curto prazo 2014, médio 2018 e concluindo em longo prazo 2022, ano das comemorações do duocentésimo (200º) aniversário da Independência). O anuncio do reajuste só sairá apois este estudo, onde se saberá qual o montante de recursos que o governo precissará para implantar o Plano Estratégico de Defesa. Aguardem!

EULI TASCANO disse...

De um ponto de vista humanista, dou-lhes razão sem reservas; casuística tem a sua aplicação mórmente na redução do raciocínio à situações de julgamento, avaliação, comparação e ou discussão paradigmática.

Anônimo disse...

eu sou zizzz

Anônimo disse...

No Diário Oficial da União, número 92,de 14 de maio de 2012,seção 1,página 54,publica a gratificação de R$11.431,88 reais para cada Comandante de Força.Quando eles vão lutar pelos direitos dos militares assim?Uma vergonha.Militares e Montedo,divulguem.

Anônimo disse...

tinhamos que nos unir e fazer uma manifestação, nem que pedisse-mos ajuda as nossas esposas, mães, familiares e etc. temos que fazer algo pois se formos depender desses comandantes ficaremos na merda, pois esses oficiais só pensam nos banquetes e viagens ao exterior. uma boa alternativa seria a rio+20, onde a proporção seria maior, poderíamos invadir a praia de copacabana.

Anônimo disse...

ENQUANTO ELES ESTUDAM O REAJUSTE,MEU MARIDO VOLTA DE UMA FINANCEIRA,ESTICANDO OS MESES DOS CONSIGNADOS,PARA PODER PAGAR AQUI NO RIO O ALUGUEL MINIMO DE 500,00,ESCOLAS,CONTAS ETC...A SENSIBILIDADE DA PRESIDENTA PARECE COM A PARECE DE CHAPISCADO QUE ME RALEI ONTEM QUANDO FUI À UMA ENTREVISTA DE EMPREGO, E O DONO DA LOJA ME OLHOU COM INCREDIBILIDADE QUANDO DISSE QUE MEU MARIDO ERA SARGENTO DA MARINHA...TRISTE..

Anônimo disse...

Não adianta reclamar companheiros militares. Nós somos os culpados pela situação que hoje está implantada contra as forças armadas. Agora temos que aguardar a boa vontade da presidenta em nos brindar com um reajuste a altura dos outros postos do executivo. Aumento só em 2013, porque ela mesma mandou um projeto de revisão dos saláriosm a cada triênio. Daqui há alguns anos estaremos passando fome.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics