8 de junho de 2013

Orgulho nacional!!! Só que não.

O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves foi inaugurado em 7 de setembro de 1986, durante a gestão de José Sarney. Seu intuito é homenagear todos aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira. Sua concepção se deu durante a comoção nacional causada pela morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente brasileiro eleito democraticamente – ainda que indiretamente – após vinte anos de regime militar, em 1984.


Os nomes dos homenageados constam no "Livro de Aço", também chamado "Livro dos Heróis da Pátria", o qual lhes confere o status de "herói nacional". O tomo se encontra no terceiro pavimento, entre o Painel da inconfidência, escultura em homenagem aos mártires do levante mineiro oitocentista e o vitral de Marianne Peretti. Toda vez que um novo nome é gravado em suas laudas de metal juntamente com sua respectiva biografia, uma cerimônia in memoriam ao homenageado é realizada.

No Livro de Aço, estão gravados os nomes de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Marechal Deodoro da Fonseca, D. Pedro I, Duque de Caxias, Plácido de Castro e Almirante Tamandaré. Enfim, neste quase santuário, a nação brasileira homenageia a seus maiores heróis.
Agora, assista a esse vídeo e me diga se este País ainda tem jeito:

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics