25 de março de 2012

Não somos o umbigo do mundo

Gélio Fregapani
É bom pensar no que pode aconteces se:
-Prosseguir o agravamento da economia mundial;
-Houver a dissolução da zona do Euro
-Acontecer um colapso do Dólar
-Ser deflagrada a guerra contra o Irã
-A guerra extrapolar para uma disputa entre os EUA e UK versus Rússia e China.
Em vista do quadro de nuvens carregadas e fortes turbulências que caracteriza o cenário global, onde um dos componentes é a retração do poderio militar e econômico estadunidense, não surpreende que os outros componentes do BRICS, especialmente, a Rússia e a China, estejam se preparando para todas as contingências. De uma forma ou de outra seremos envolvidos A hora de nos prepararmos é agora.
Somos o único entre os grandes países cuja capacidade militar é muito inferior às suas dimensões e potencialidades econômicas, sendo atualmente incapaz de prover uma capacidade dissuasória mínima contra qualquer agressão externa de monta. Ademais, é visível o exemplo negativo da vizinha Argentina, onde o revanchismo político implicou em uma brutal deterioração das condições operacionais das Forças Armadas, deixando o país em uma humilhante condição de impotência diante de episódios como as recentes provocações militares do Reino Unido, em torno da disputa pelas Ilhas Malvinas.
O Brasil precisa estabelecer os seus planos estratégicos, para o que der e vier, – e não pode se dar ao luxo de ensejar dissidências internas causadas por grupos de indivíduos que se comportam como viúvas da Guerra Fria.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics