21 de março de 2012

Iwias: senhores da selva, demônios do Exército equatoriano

Os soldados Iwia tornam-se em combatentes especializados em guerra na selva devido a seu treinamento em cursos como exploração em cavernas, operações na selva, medicina natural, etc. 
Foto: Steven McLoud/DIÁLOGO
Quando uma folha cai na selva, a águia a vê, a serpente a sente e o tigre a cheira. O soldado Iwai a vê, sente e cheira…
Lema do soldado IWIA

“Bem-vindos à selva!” Gritam dois soldados indígenas em guarda, vestidos em seus trajes típicos, quando alguém cruza a entrada principal da escola.
Localizada na região oriental do Amazonas equatoriano, na província de Pastaza, a Escola de Selva e Contrainsurgência Iwias foi fundada em 1997 para treinar soldados indígenas nas artes da guerra na selva. Em shuar, idioma de uma das sete tribos indígenas da região, Iwia significa “demônios da selva”, nome atribuído a um dos deuses das matas. A escola, assim denominada, recruta soldados nativos do Amazonas, visto que os mesmos têm a experiência inata e sabem como sobreviver nesse ambiente. Os aspirantes devem falar o idioma nativo fluentemente e conhecer a região como a palma da mão.
“Nossa missão aqui consiste em treinar os soldados indígenas para operações especiais na selva e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o seu habitat natural”, disse o Tenente-Coronel Marcelo Pozo, diretor da escola. “Quem melhor para lutar com você na selva do que um dos nativos da região?”
Os guerreiros Shuar datam da era pré-colombiana, quando se destacaram por serem guerreiros sanguinários, que perseguiam os inimigos até capturá-los e decapitá-los. Atualmente a tribo Shuar compartilha o Amazonas equatoriano com outros nativos, como os Achuar, Huaorani, Kichwa, Sápara, Andoa e Shiwiar.
Em 1981, o Equador e seu vizinho Peru enfrentaram-se no conflito limítrofe de Paquisha. Os soldados indígenas nativos da região participaram desse confronto e demonstraram ao Exército equatoriano sua aptidão para a guerra na selva. Após presenciar essa atuação e visando o futuro, o Coronel do Estado-Maior (reformado) equatoriano Gonzalo Barragán propôs a criação de um grupo especial de soldados indígenas do Amazonas nacional.
Em seguida o Coronel Barragán criou as primeiras especializações militares em shuar, o que levou à criação da Escola de Iwias tal como é conhecida atualmente, localizada em uma base militar de terreno irregular e íngreme, perto da cidade de Puyo.
Mais tarde, em 1995, o conflito entre o Peru e o Equador sofreu uma reviravolta e ambas as nações pegaram em armas no que se denominou a Guerra do Cenepa, quando era disputada a demarcação dos limites entre ambos os países junto ao Rio Cenepa. Mais uma vez os soldados indígenas da selva uniram-se às forças militares equatorianas e provaram ser uma força que deveria ser aproveitada por seus costumes ancestrais e seu domínio do ambiente da selva durante as operações para defender o território nacional.
Soldados Iwia no conflito de Cenepa (1995) - imagem: Military Photos
Seu desempenho na Guerra do Cenepa lhes trouxe o reconhecimento oficial do governo equatoriano com a Cruz do Mérito de Guerra, por defenderem a integridade territorial.
Com o objetivo de treinar os indígenas que pretendem tornar-se combatentes profissionais de elite das unidades do Exército equatoriano na selva, a escola oferece atualmente um programa de dois anos com cinco cursos de especialização em nível oficial e de tropa:

Curso Iwias
É o curso inicial e o mais importante do programa, com duração de quase três meses. Ele treina cadetes para combate na selva usando armas convencionais (fuzis, pistolas, metralhadoras) e armas indígenas (lanças, facões, dardos envenenados). Este curso também testa a aptidão física e mental de todos os cadetes e também sua habilidade e capacidade de sobrevivência na selva. Ao completarem a fase inicial, os soldados têm então a oportunidade de se especializarem em diversas disciplinas nativas da região.

Curso Wañuchic
Esta palavra significa “matador ou assassino da selva” no idioma kychwa e o curso foi elaborado para aperfeiçoar a habilidade dos soldados na caça e treiná-los como franco-atiradores. Os soldados que terminam este curso passam a fazer parte de um batalhão de operações especiais onde têm como missão específica caçar para sobreviver na selva, usando armas improvisadas ou fáceis de se construir.

Curso Tayuwa
O nome vem do idioma shuar, e significa “explorador”. É também o nome de uma ave local – o tayo – que mora em grutas. Este curso treina os soldados para apoiar as operações através da exploração da selva, grutas, cavernas e rios usando equipamentos e materiais especiais que lhes permitam ter vantagem sobre o terreno.

Curso Ñaupak
Também originário do idioma kychwa, o nome significa “precedente”, precursor, o que abre caminhos e treina os soldados para se infiltrarem utilizando meios fluviais, aéreos e terrestres com o objetivo de escolher heliportos, cabeceiras de praias e realizar resgates com helicópteros, maximizando as operações especiais na selva.

Curso Arutam
O nome significa “ecologista” em shuar, e representa o deus da natureza e senhor das cachoeiras. O curso treina os soldados para aplicarem seus conhecimentos ancestrais sobre medicina natural, como por exemplo a produção e aplicação de venenos, bem como a conservação da flora e da fauna da região leste.

Os soldados matriculados neste curso especializado aprendem a utilizar a natureza para criar kits de primeiros socorros e cuidar desde cortes, ferimentos ou picadas de insetos até hemorragias, preparados energéticos e tranquilizantes. Esses soldados também aprendem a reconhecer as plantas venenosas e como elas podem ser usadas na fabricação de armas letais, como as zarabatanas.
Atualmente existem cerca de 5 mil soldados Iwias no Exército equatoriano, e a escola forma em média 300 soldados em cada classe.
Quando um soldado Iwia termina seu treinamento, ele é enviado para a região leste por um período de 12 anos.
Recentemente, soldados Iwias foram enviados para a fronteira norte com a Colômbia para combater as incursões de grupos guerrilheiros ilegais armados nesse país.
A escola recebeu, no passado, a visita das Forças Militares brasileiras, que têm uma escola com características similares em sua bacia amazônica. Ainda que a Escola de Iwias tenha tido como objetivo, tradicionalmente, o recrutamento de homens de tribos indígenas equatorianas, suas portas estão abertas também para os aspirantes de outros países.
“Convido todas as nações amigas a participarem de nossa escola”, disse o Tenente-Coronel Pozo. “Somos os Iwias, os demônios da selva, os demônios do Exército equatoriano… e como diz o lema que coroa nossa insígnia: Nunca derrotados!”

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics