11 de maio de 2013

Engenheiro do exército discute ações contra erosão no Baixo São Francisco. Do exército americano.

Codevasf e exercito americano discutem ações para combater erosão

Na última semana, uma comitiva formada por técnicos da Codevasf e um engenheiro do Corpo de Engenheiros do Exército American (USACE) visitou o Baixo São Francisco. A pedido da Superintendência Regional da Codevasf, o grupo esteve em Propriá para discutir ações para conter a erosão nas margens do rio. Obras emergenciais no trecho onde está localizada uma das estações de bombeamento do perímetro irrigado Cotinguiba/Pindoba devem ser executadas ainda em 2013.
O primeiro relatório da vistoria deve ser finalizado em meados de junho. Em seguida, o USACE e a Codevasf deverão discutir um projeto para conter definitivamente a erosão na margem sergipana do rio São Francisco. Em 2006, a companhia investiu 5 milhões de reais em obras para conter a erosão no dique de proteção de Cotinguiba/Pindoba e no povoado Serrão, em Betume. A última vistoria faz parte das ações do contrato de cooperação técnica assinado entre a Codevasf e o Exército Americano em dezembro de 2011, no valor de 3,8 milhões de dólares.
A Codevasf vai investir R$ 4 milhões para ampliar e diversificar a produção de alevinos no Centro de Aquicultura de Betume. Os contratos foram assinados na última semana pelo superintendente regional Paulo Viana. As obras, que serão realizadas com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – vão permitir a reprodução artificial de espécies nativas, como o surubim e o piau, e vai ampliar sua capacidade instalada para produzir 8 milhões de alevinos por ano.
Leia também:
Brasil contrata Exército dos EUA para planejar hidrovia no São Francisco
 
Milicos ianques no São Francisco: ao estilo Lula, general Enzo diz que não sabia de nada.
A Codevasf está se articulando com prefeituras do Alto Sertão para instalar poços e cisternas do programa Água para Todos. Na última semana, técnicos da companhia estiveram nos municípios de Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória e Gararu para analisar possíveis locais para a perfuração e recuperação de poços. Em Sergipe, o programa Água para Todos vai perfurar 15 poços e possibilitar a instalação ou recuperação de 30 poços.
Na próxima semana, devem ser feitas visitas aos municípios de Porto da Folha, Canindé do São Francisco e, possivelmente, Itabi. A Codevasf também já iniciou o estudo de locais para instalação de até 1.000 novas cisternas para consumo humano em Sergipe, universalizando o acesso dos municípios do Baixo São Francisco ao programa Água para Todos. Até o dia 8 de março, 2.717 cisternas já haviam sido distribuídas em Sergipe.
Ascom Codevasf
plenário/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics