3 de junho de 2014

A Grande Muralha: a maior fortificação militar da História

A Grande Muralha da China
Obra é uma das sete maravilhas modernas
Lívia Lombardo
Durante 1 900 anos, os chineses ergueram muros para se proteger dos povos do norte. As primeiras barreiras surgiram antes da unificação do império, em 221 a.C. Ao transformar sete reinos em um país, o imperador Qin Shihuangdi (259-210 a.C.) começou a unificar a muralha, ampliada nas dinastias seguintes. As técnicas foram evoluindo, e o muro, que a princípio era feito de barro, também foi erguido com tijolos. A Grande Muralha atingiu o auge no século 15. Mas, a partir de 1664, quando os manchus expandiram o território da China na direção norte, a obra perdeu utilidade. Em 1677, uma ordem do imperador Kangxi (1654-1722) pôs fim à longa saga de construções e reformas da mais incrível estrutura militar do mundo.

A construção
Lavradores pobres manuseavam a tecnologia de ponta da época
Trabalho duroA Grande Muralha foi construída por milhares de camponeses que, em troca do trabalho, eram liberados do pagamento de impostos. Há registros que dizem que, por causa da má alimentação e do frio, até 80% dos operários morriam trabalhando.
Tijolos em carroçasAlém de ampliar a barreira, a dinastia Ming (1368-1644) criou tijolos resistentes, feitos de barro aquecido a 1 150 ºC. Saindo dos fornos, que ficavam a até 80 quilômetros do muro, eles eram levados em carroças. Já a argamassa era feita com barro e farinha de arroz.
A guerraDepois de terminado, o muro servia para repelir invasões
Fumaça de estercoA comunicação entre as torres era feita com sinais de fumaça preta. No auge da muralha, o combustível mais usado era esterco misturado com palha. Na falta desse material, os soldados improvisavam com bandeirinhas pretas ou brancas.
Depósito e abrigoAs torres serviam como depósito de mantimentos, abrigo para até 50 militares e base para observação de movimentos inimigos. A distância entre elas variava, mas seguia um critério: cada torre tinha que visualizar os sinais emitidos pela vizinha.
Passarelas militaresAs torres eram ligadas por passarelas de 6 metros de largura, grandes o suficiente para permitir a rápida movimentação das tropas em caso de ataques dos inimigos. A defesa contra os invasores também era feita a partir desse local privilegiado.
Vitórias e derrotasA Grande Muralha foi posta à prova diversas vezes. Ela salvou a China em 1482, quando os mongóis ficaram presos contra as fortificações. Mas, em 1211, Gêngis Khan (1162-1227) venceu os chineses que se defendiam na área leste da construção.
AVENTURAS NA HISTÓRIA/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics