23 de junho de 2014

Aviação do Exército treina no interior de São Paulo

Pilotos do Exército fazem treinamento de combate em fazenda de São Carlos
Aproximadamente 100 militares participam das atividades até a próxima sexta.
Presença das aeronaves chamou a atenção de crianças e adultos da região.
Pilotos do exército devem continuar em treinamento na região de São Carlos, até sexta-feira (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
Pilotos do Exército devem continuar em treinamento na região até sexta-feira (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
Do G1 São Carlos e Araraquara
Uma fazenda de São Carlos (SP) foi transformada em uma base militar nesta semana. Cerca de 100 soldados estão na região para um treinamento de pilotos de combate que ocorre até sexta-feira (27). A atividade é específica para atuar em missões em que é necessário o apoio do Exército. A presença das aeronaves chamou a atenção da população.
Para o autônomo Erickon Ander Batista foi muito bom poder acompanhar o treinamento. “É uma atração diferente, a gente não está acostumado com esse tipo de evento. Já tinha visto por televisão, mas assim ao vivo é a primeira vez”, contou.
O capitão do Exército Marcos Perez de Castro explicou que os pilotos colocam em prática toda a teoria aprendida em sala de aula, como operações de reconhecimento, ataque e missões em áreas urbanas. “Eles também apreendem a navegar utilizando a carta do helicóptero, que é uma dificuldade diferente para o piloto militar”, completou.
Cerca de 100 militares participam de treinamento para ações de combate em São Carlos (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
Cerca de 100 militares participam de treinamento para ações de combate (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
A operação é a etapa final de um curso para formação de pilotos. Além de treinar manobras, eles precisam localizar alvos de possíveis inimigos. As missões também serão realizadas em Itirapina e Dourado, por estarem perto da base do Exército de Pirassununga. “A operação é de garantia da lei da ordem, por exemplo, a segurança na Copa do Mundo ou do Papa quando ele visitou Brasil”, explicou Castro.
Os militares também dão apoio em terra para o exercício. Um acampamento foi montado para abrigar mecânicos e a equipe responsável pelo abastecimento das aeronaves. Para quem nunca viu o Exército em missão, o domingo foi especial.
A auxiliar de escritório Leila Batista gostou de saber como é o trabalho dos militares. “Nos piores momentos, eles sempre estão ali, então é sempre bom prestigiá-los assim, demonstrando o trabalho deles”, disse. (R. A.)
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics