23 de outubro de 2011

CIGARROS CONTRABANDEADOS VINHAM DE 'TIROLESA' DO PARAGUAI

Cargas de cigarros eram contrabandeadas por tirolesa
Militares do 10º RC Mec (Bela Vista) participaram da operação


Laís Camargo 
Em sobrevoo rotineiro o helicóptero da PRF (Polícia Rodoviária Federal) flagrou uma situação surpreendente – cigarros eram contrabandeados do Paraguai para o Brasil por meio de estrutura esportiva de tirolesa pelo Rio Apa.
A princípio, casas de alvenaria e veículos estacionados na beira do rio não levantaram suspeita, mas a polícia observou a fuga de quatro pessoas para a mata. Nesse momento os policiais pediram reforço do exército e observaram as condições para que garantir que não haveria confronto armado. Segundo a assessoria da PRF, não havia investigação sobre o crime, a situação foi de total flagrante.
Os contrabandistas estavam acampados do lado brasileiro, a 60km de Caracol e ainda não foram capturados. A PRF já tem pistas da identidade dos criminosos, pois encontraram anotações na casa. O local é descrito como um entreposto para carregamento de carretas. Uma corda com equipamento de transporte era atravessada de um lado a outro do rio, a chamada tirolesa.

Providências
O flagrante ocorreu no dia 19 de outubro, às 16h. Até o momento a identidade do proprietário das terras não foi descoberta. Porém há informações de que o local seja arrendado. Se for comprovado consentimento do dono das terras quanto às atividades criminosas, ele deve ser indiciado como coautor. Além disso, já foi multado em R$ 200 mil pela Receita Federal pela carga ilegal de cigarros que estava na propriedade.
Foram encontrados no local alojamento e mantimentos para um número aproximado de 10 pessoas, além dos seguintes itens: 845 caixas de cigarro, um veículo VW Gol de cor branca, uma Silverado Preta com placa adultera, duas espingardas calibre 22 e aproximadamente 100 munições calibre 22 e 38.
Foi necessário solicitar apoio ao Exército de Bela Vista, que enviou três caminhões para a retirada da carga. Na operação de 'desmanche' do local foram envolvidos 15 policiais rodoviários federais, 25 militares exército, cinco auditores da Receita Federal e um fiscal do Iagro que apontou o local via terrestre.
CORREIO DO ESTADO

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics