11 de março de 2013

POUPEx vai financiar imóveis para ministros e servidores do STF

STF firma acordo com fundação do Exército
Poupex/FHE concede crédito imobiliário a ministros e servidores do Supremo


FREDERICO VASCONCELOS
O Supremo Tribunal Federal celebrou termo de compromisso com a Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX para concessão de linha de crédito imobiliário a ministros, servidores e inativos e pensionistas, mediante consignação em folha de pagamento.

A POUPEX é gerida pela Fundação Habitacional do Exército (FHE) e opera dentro das regras do Sistema Financeiro de Habitação. O convênio foi assinado por Fernando Silveira Camargo, diretor-geral do STF, e pelo general Eron Carlos Marques, presidente da POUPEX e da FHE.
Leia também:
FHE-POUPEx ENVOLVIDA EM ESQUEMA DE EMPRÉSTIMOS FRAUDULENTOS DE ASSOCIAÇÃO DE JUÍZES FEDERAIS
POUPEX: "NUNCA VI COISA TÃO SÉRIA", DIZ CORREGEDORA SOBRE ESQUEMA DE EMPRÉSTIMOS FRAUDULENTOS
Empréstimos fraudulentos na FHE/POUPEx: TRF/DF rejeita denúncia contra juíza, por falta de provas
Sobre a FHE/Poupex
A contratação pelo STF sugere que a fraude identificada em 2010 nos contratos fictícios firmados pela Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer) com a FHE/POUPEX não abalou a imagem dessa instituição financeira junto à cúpula do Judiciário.
No site da Poupex, o Supremo está citado na lista de mais de 30 tribunais com os quais a instituição mantém convênio.
Embora não tenha havido maior transparência, na época, para informar eventuais responsabilidades de servidores ou dirigentes, a FHE/POUPEX tomou as medidas apropriadas quando uma auditoria interna constatou as irregularidades nos contratos com a associação de magistrados: moveu ação ordinária na Justiça Federal da 1ª Região, cobrando uma dívida de R$ 21 milhões.
A ação de cobrança foi ajuizada, mesmo sabendo-se que alguns dos suspeitos –ex-presidentes da entidade, hoje investigados– eram magistrados influentes na Justiça Federal daquela região.
Interesse Público/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics