2 de junho de 2013

WikiLeaks: soldado americano que vazou documentos vai a julgamento

Soldado dos EUA vai a julgamento por vazamentos ao WikiLeaks


http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2012/11/30/1354293664175/Bradley-Manning-is-escort-010.jpgUm soldado americano acusado do maior vazamento de informações da história dos Estados Unidos, que segundo promotores coloca vidas em risco, vai a julgamento na segunda-feira em um caso que levanta questões sobre os limites dos segredos na era da internet.
O soldado Bradley Manning, 25 anos, é acusado de vazar mais de 700 mil documentos para o site WikiLeaks. Ele afirmou que teve o objetivo de renovar o debate sobre as ações militares do país, mas o governo disse que os vazamentos prejudicaram a segurança nacional e colocaram em risco a vida dos cidadãos. O soldado pode ser condenado à prisão perpétua.
O julgamento militar em Fort Meade, Maryland, cerca de 50 quilômetros a nordeste de Washington, deve durar até pelo menos o fim de agosto. Promotores afirmaram esperar que mais de 100 testemunhas serão chamadas a depor.
Manning enfrenta 21 acusações, sendo a mais séria a de ajudar inimigos, além de ter sido processado sob o Ato de Espionagem, datado de 1917.
"É provavelmente o mais dramático exemplo do uso da administração do Ato de Espionagem para processar o vazamento de informações à imprensa", afirmou a codiretora do Programa de Liberdade e Segurança Nacional do Centro Brennan de Justiça, Elizabeth Goitein.
Terra/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics