6 de setembro de 2010

MARINHA SUBSTITUI BANDEIRA EM BRASÍLIA

Sulamita Rosa (foto: Victor Augusto)

 
A Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes foi substituída ontem pela Marinha do Brasil. A nova bandeira foi hasteada até o topo do mastro de 110 metros de altura ao som do Hino Nacional, seguido pelo Hino da Bandeira e acompanhado de salve de 21 tiros de canhão. Participaram da celebração, entre outras autoridades, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante da Marinha, Almirante de esquadra, Júlio Soares de Moura Neto. A atração faz parte da comemoração do Dia da Independência do Brasil, celebrado no dia 07 de setembro.
A cerimônia da troca da bandeira começou por volta das 9h. Perto de 9h30 a nova bandeira foi hasteada e a antiga foi arriada para ratificar a mensagem: "Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre ao alto: visão da Pátria". Além do público brasiliense, turistas, visitantes, estudantes de cerca de dez escolas do DF e três grupos de escoteiros convidados pela Marinha participaram do evento. As atrações foram os desfiles da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e da Guarda de Honra da Marinha.
De acordo com a assessoria de comunicação da Marinha, a troca da bandeira é realizada mensalmente em rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal, no entanto, a ocasião realizada no domingo foi "especial por fazer parte da Semana da Pátria, na antevéspera do Desfile de 07 de setembro, um momento cívico especial em que as pessoas estão com o coração aberto para a Pátria".
Para a criançada, a Marinha distribuiu hinários, bandeirinhas e lanches com o objetivo de promover a mentalidade cívica entre elas. Após o momento cívico, o ministro Nelson Jobim cumprimentou as crianças. A estudante da escola Centro de Ensino Fundamental 14 de Taguatinga (CEF 14), Natalia Pinheiro, 12 anos, acredita que vale a pena prestigiar o evento. "É a primeira vez que eu venho e gostei muito, principalmente do momento em que a bandeira é trocada ao som do Hino Nacional", contou. "Acho que a cerimônia é muito importante para a Pátria e nós temos poucas oportunidades para vir. Vale a pena pelo Brasil", afirmou a estudante.
Para a aluna Thaís Cunha, 12 anos, o que mais chamou atenção foram os marinheiros. "O que eu mais gostei foi o desfile da banda de fuzileiros navais", disse. Já para o escoteiro do Grupo Escoteiro do Mar, Gustavo Pereira Bruno, 14 anos, a cerimônia só teve um problema. "Achei muito legal, gostei muito, acho que é muito importante. A única coisa ruim foi o sol", reclamou o jovem..
 
Exposição
Outra atividade realizada no domingo que faz parte da Semana da Pátria foi a Exposição da Independência promovida pelas Forças Armadas. A atração realizada todos os anos ocorreu ontem no Parque da Cidade e levou para as crianças uma mostra das atividades realizadas pela Marinha, Exército e Aeronáutica. Quem passou pelo local pôde conhecer de perto alguns armamentos utilizados pelas Forças Armadas, como o simulador de vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) que reproduz um avião Tucano da Esquadrilha da Fumaça, terminais utilizados pela FAB no controle de tráfego aéreo e na previsão do tempo que mostram acontecimentos em tempo real, maquetes da missão brasileira na Antártida e do maior porta-aviões do país, no estande da Marinha, além de tanques do Exército e tanques anfíbios da Marinha que funcionam em terra e na água e oficinas infantis de montagem de caças de papel. 

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics