
Os caças franceses Rafale em breve estarão pousando numa base aérea brasileira.
Segundo o jornalista Ricardo Boechat, da revista semanal IstoÉ, o  relatório final do Comando da Aeronáutica sobre os 36 novos caças para a  Força Aérea Brasileira está pronto. O documento assinado pelo  Brigadeiro Juniti Saito escolheu o caça francês Dassault Rafale no  programa F-X2.
Ainda segundo Boechat, a Marinha também está interessada na aquisição  de 12 caças supersônicos para equipar o porta-aviões São Paulo, e que o  modelo francês deve levar esse pedido também.
Segundo o Ministro da Defesa Nelson Jobim, o Presidente Luís Inácio  Lula da Silva fará seu pronunciamento sobre a escolha do caça após as  eleições do dia 3 de outubro, provavelmente no dia 23 de outubro, Dia do  Aviador. Caso essa data não se concretize, a próxima data prevista é  durante a realização da operação militar Cruzex, onde os caças Rafale da  França estarão participando juntamente com a Força Aérea Brasileira de  um exercício conjunto.
 Nota do Editor: Essa notícia divulgada por Boechat sobre o F-X2 já é de conhecimento de todos, mas o negócio da Marinha apareceu mais uma vez, indicando que a tendência de compra dos caças Rafale para Marinha Brasileira deve mesmo ser concretizada. Aguardaremos até outubro. Vamos ver se teremos mais alguns capítulos dessa novela. Espero que não.