10 de outubro de 2010

MPF QUER IMPEDIR AERONÁUTICA DE CONTRATAR CAPELÃES MILITARES!

O Ministério Público Federal do Distrito Federal entrou com uma ação na Justiça para anular um concurso público da Aeronáutica que irá contratar de três padres e um pastor evangélico

A Procuradoria também quer que Forças Armadas não mais contratem religiosos. Segundo o Ministério Público, esse tipo de concurso fere o princípio constitucional da laicidade do Estado e gera discriminação.
Lançado em agosto deste ano, o concurso para Capelães da Aeronáutica pretende selecionar os religiosos pagando um salário de R$ 4.590 para prestação de assistência religiosa aos militares.
Uma lei de 1981 prevê o serviço de assistência religiosa. No entanto, para a procuradora Luciana Loureiro Oliveira, a contratação desses profissionais é inconstitucional.
"A laicidade, em síntese, não impede que o Estado receba a colaboração de igrejas e instituições religiosas voltadas à promoção do interesse público, mas veda, sim, qualquer tipo de favorecimento ou de discriminação no âmbito dessas relações", diz a procuradora.
A procuradora argumenta ainda que a admissão de servidores para apenas duas religiões é contrária ao princípio da isonomia e segrega os seguidores de religiões minoritárias.
A ação tramita na 9ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal.
Procurada pela reportagem, a Aeronáutica ainda não se pronunciou oficialmente.
FOLHA DE SÃO PAULO

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics