5 de abril de 2012

Novos uniformes do exército inglês poderão transmitir energia e até dados

Tecido especial permitirá que soldados recarreguem bateria e, com essa energia, eles conseguirão abastecer vários equipamentos

Uma nova tecnologia desenvolvida pela Intelligent Textiles promete revolucionar a vida de soldados ingleses. Os uniformes do exército do país serão confeccionados com um tecido especial que permitirá a transmissão de energia e até dados por meio da própria vestimenta.
Chamado de "e-textile", a novidade fornecerá uma fonte de energia única e centralizada. Assim, eles poderão recarregar apenas uma bateria ao invés das várias presentes nos uniformes atualmente, além de reduzir ao máximo a quantidade de cabos que eles usam.
Asha Thompson, diretor da Intelligent Textiles, disse para o site da BBC que a fibra foi "integrada na vestimenta, na camisa, no capacete, na mochila, nas luvas e até nas armas. Temos um anel principal que permite que a energia seja transmitida para onde quisermos. Podemos enviá-la para o capacete sem que ele esteja conectado".
Também está sendo fabricando um teclado de tecido que será integrado a um computador portátil. Assim, o novo uniforme também poderá enviar dados usando a nova tecnologia.
"Um dos problemas dos cabos convencionais é que as rupturas podem ser catastróficas", diz Thompson. "O que fizemos aqui foi construir tudo de forma redundante. Assim, se o tecido se rasgar, danificar ou cortar, ainda temos uma maneira de reencaminhar os dados".
O Centre for Defence Enterprise, empresa de investimentos em pesquisas de alto risco, ofereceu £234 mil (cerca de R$680 mil) para o desenvolvimento do projeto. A empresa visa encontrar soluções para reduzir o peso dos equipamentos carregados pelos soldados.
A Intelligent Textiles está fazendo outras parcerias para que novas tecnologias possam ser acopladas aos uniformes dos soltados. A empresa planeja lançar os uniformes no final de 2012.
Olhar Digital/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics