24 de abril de 2013

Operação Águia mobiliza Exército no triângulo mineiro

Operação Águia é realizada em Uberlândia para oficiais [militares] do Exército
Objetivo é preparar efetivo para operações e desenvolver aptidão.
350 militares de Uberlândia vão trabalhar na Copa das Confederações.

Vanessa Duarte
Centenas de oficiais [militares] do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz) e do 2º Batalhão de Aviação do Exército de Taubaté participaram, nesta terça-feira (23) em Uberlândia, da Operação Águia, que simulou situações de emergência na Usina Hidrelétrica de Amador Aguiar II.
Oficiais do Exército fazem treinamento (Foto: Reprodução/TV Integração)
Imagem: Reprodução TV Integração
O objetivo foi preparar o efetivo profissional para fazer operações, além de desenvolver a aptidão de liderança e comando em todos os níveis. Principalmente porque 350 militares de Uberlândia vão ser enviados para Brasília para ajudar na segurança da Copa das Confederações.
De acordo com o capitão da Infantaria de Taubaté, Claúdio Marcos Dias Peixoto, parela à Águia, outra operação denominada Atena também acontece até sexta-feira (26). "É um treinamento de pilotagem tática, que consiste no tipo de voo realizado de 3 a 5 metros de altura do solo. É uma técnica passiva de proteção", ressaltou.
As atividades da Operação Águia foram desenvolvidas em duas fases. Na primeira, os militares do 36º BIMTz e integrantes da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cristalina, em Goiás, receberam instruções sobre as técnicas aeromóveis. Já a segunda fase foi composta por um exercício simulado de ocupação da Usina Hidrelétrica de Amador Aguiar II (Capim Branco II), com a utilização de seis helicópteros.
Em relação a segunda fase, Claúdio informou que a hidrelética foi tomada por uma força adversa, que teve a intenção de desestabilizar a ordem pública, tomando o fornecimento de energia elétrica e água da população. "Para recuperar a usina, o Exército brasileiro, através da força de helicópteros da tropa, abordou o local e inicialmente fez o isolamento da área. Posteriormente, começou a fase de negociação para recuperar a área de forma pacífica. Estavamos preparados, em último caso, para fazer o uso moderado da força para retomar o controle da usina", explicou.
Serão oferecidas instruções sobre técnicas aeromóveis (Foto: Reprodução/TV Integração)
Foram oferecidas instruções sobre técnicas aeromóveis (Foto: Reprodução/TV Integração)
O capitão Peixoto disse ainda que a Operação Águia aconteceu para manter o elevado nível de treinamento das tropas federais do Exército Brasileito para, em caso de necessidade, eles tenham condições de manter a segurança da população.
"Temos grandes eventos que ocorrerão no Brasil, como a Copa da Confederações, com a participação do Exército, que vai contribuir com a segurança pública. Helicópteros da equipe estarão presentes em todas as sedes da Copa e esse Batalhão também estará presente também na Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença do Papa", declarou.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics