Estudantes inclusos no programa Projovem Adolescente em Rolim de Moura participaram ontem (18) de uma palestra com integrantes do exercito brasileiros. Desde o início deste mês, homens da instituição estão na região da Zona da Mata realizando a operação “Curare V”, que visa a prevenção e repressão aos crimes de fronteira. No encontro, o grupo pode conhecer um pouco do dia-a-dia dos soldados e oficiais, além de aprender sobre os equipamentos utilizados.
O palestrante foi o comandante do 6o Batalhão de Infantaria de Selva e do Comando de Fronteira de Rondônia, tenente coronel Vieira de Abreu. No bate-papo com os adolescentes, ele falou sobre noções de cidadania, de civismo, como entrar no exército brasileiro e também um pouco da missão que o grupo tem na região. Uma delas, segundo o oficial, seria a repressão ao tráfico internacional de droga, uma vez que a região de Alta Floresta e Costa Marques é fronteiriça.
“Nosso trabalho aqui é principalmente de prevenção. Ao tráfico de armas, de drogas, de animais silvestres, madeira ilegal, todo o tipo de ilícito. Nesta conversa com eles quero esclarecer algumas dúvidas, dizer o porquê da presença das forças armadas nesta região e ainda falar um pouco da nocividade das drogas no meio deles. É uma missão que atinge diretamente a eles, que são o futuro do país. Para que drogas como o crack e a cocaína não cheguem a essa geração”, argumenta.
A palestra foi realizada no CTG Sentinela da Fronteira, onde os militares estão instalados. Foi organizada em parceria com a direção do CRAS e do CREAS, entidades ligadas à Secretaria Municipal de Ação Social. Os alunos do Projovem Adolescente são membros de famílias participantes de projetos sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e diariamente tem atividades complementares como cursos profissionalizantes, com vistas à geração de renda. Com informações da Assessoria.
Correio Popular/montedo.com