12 de abril de 2013

Oficiais do Exército de seis países fazem treinamento em Uberlândia

Treinamento faz parte do curso de aperfeiçoamento de oficiais.
Tropa simulou a defesa do território nacional.

Exército Uberlândia (Foto: reprodução/TV Integração)
(Foto: reprodução/TV Integração)
Oficiais do Exército Brasileiro participaram de um exercício simulado de operações defensivas em Uberlândia. O curso foi realizado pelo 36º Batalhão de Infantaria Motorizado e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Rio de Janeiro (EsAO).
O local escolhido foi uma fazenda próximo à BR-365. A tropa simulou a defesa de um território, como se o país estivesse em guerra. Na simulação, de um lado da margem está o país e, com cartas topográficas nas mãos, eles planejaram operações de defesa. “Basicamente, os capitães aprendem tática para planejar e comandar uma tropa de 800 homens, que é um batalhão em situação de combate”, explicou o general Ajax Porto Pinheiro, comandante da EsAO.
Durante o ano de treinamento, os oficiais fazem 28 visitas como esta. Depois de formados, eles estão aptos a comandar um batalhão de infantaria.
Participaram do treinamento 122 oficiais de várias regiões do Brasil e militares dos exércitos da Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador e Paraguai. O capitão paraguaio, Venâncio Sanchez disse que o curso foi uma troca de experiências. “Para nós é muito importante, principalmente para trocarmos ideias e acrescentar em nosso conhecimento”, disse o oficial paraguaio.
Já o capitão Manhães, que faz parte da Marinha do Brasil, foi premiado com o curso. “O Exército Brasileiro está fazendo uma cooperação com a formação dos oficiais da Marinha do Brasil”, pontuou o capitão Davi Manhães.
De acordo com o comandante Ajax, o treinamento serviu para que os militares colocassem em prática o que foi aprendido em sala de aula e também conhecessem melhor o Brasil. “Nós buscamos levá-los a regiões do Brasil para que eles conheçam lugares que deram certo historicamente e continuam dando certo. Por isso, eles estão em Uberlândia, uma região próspera, um celeiro”, concluiu o oficial.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics