13 de julho de 2013

Força Aérea Angolana recebe Super Tucanos

Força aérea recebe primeiras aeronaves Super Tucano

General Nunda inspecionando Super Tucano (ANGOP)
Luanda – A Força Aérea Nacional (FAN) recebeu as três primeiras aeronaves EMB-314 Super Tucano, de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviónicos e em armamentos, fabricadas pela empresa brasileira Embraer, no âmbito da reestruturação das Forças Armadas Angolanas (FAA).
O acto oficial de recepção que decorreu hoje, sexta-feira, na capital do país, foi presidido pelo chefe de Estado Maior General das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda, na presença do ministro conselheiro da embaixada do Brasil em Angola, Luís Ivaldo, bem como de generais, oficiais, sargentos e praças dos ramos.
Na ocasião, Geraldo Sachipengo Nunda referiu que o tipo de aeronaves têm capacidade de apoio táctico e de treino inicial para pilotos de caça, preenchendo o espaço onde as FAA precisam de um avião de ataque, com autonomia e raio de acção capaz de operar em qualquer condição meteorológica a partir de pistas curtas e desprovidas de grandes infra-estruturas.
“Depois da recepção dos CESSNA, no princípio do presente ano, no Lobito, este acto é mais um passo do processo ambicioso para equipar a Força Aérea, de capacidade de formação e de versalidade operacional, em cumprimento da directiva do Comandante-em Chefe, José Eduardo dos Santos, para a reedificação das FAA”, sublinhou.
Referiu neste contexto, que a aquisição das aeronaves Super Tucano mobilizou muitos recursos financeiros e, neste sentido, exortou à chefia da Força Aérea Nacional a cuidar das referidas aeronaves com tolerância zero.
“Mobilizaremos os recursos financeiros para que o ramo faça a manutenção oportuna das aeronaves e a proficiência dos pilotos e do pessoal de apoio.
Por outro lado, agradeceu ao governo do Brasil e a empresa Embraer, por ter proporcionado essa valiosa oportunidade às FAA de tomarem contacto com uma tecnologia de ponta, no quadro da cooperação militar existente.
ANGOP (Agência Angola Press)/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics