7 de outubro de 2010

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER CONDENAR SARGENTOS QUE ABUSARAM DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA RECRUTAS


O Ministério Público Militar apresentou duas alegações escritas requerendo a condenação de militares do Exército denunciados por aplicar exercícios físicos exagerados durante treinamento de tropas. A Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro denunciou um sargento como incurso no art. 206 do Código Penal Militar, homicídio culposo, em virtude da morte de um soldado submetido a atividades exaustivas. Por sua vez, a PJM Campo Grande ofereceu denúncia em desfavor de dois sargentos por também extrapolarem limites de trato com os alunos.
O primeiro denunciado servia no 31º Grupo de Artilharia de Campanha, localizado na capital fluminense, no dia 9 de março de 2007, data na qual recrutas recebiam instruções militares. O curso consistia em três etapas, denominadas Higiene e Primeiros Socorros em Combate, Lutas, e Técnicas Especiais, atividades que se baseavam em orientações teóricas complementadas por exercícios práticos.
Durante o curso, os recrutas foram obrigados a permanecer nosol durante exercícios de agachamento, realizar séries de aproximadamente 200 polichinelos, tesouras, exercícios com os braços e 20 a 25 flexões utilizadas como penalidades, sem pausas para descanso e consumo de água. Ressalte-se que em um Treinamento Físico Militar só podem ser ministrados 30 a 40 polichinelos, por exemplo. Os procedimentos, considerados abusivos, não estavam descritos no Quadro de Trabalho Semanal – QST. Acrescenta-se às irregularidades, o fato de os instrutores terem recebido orientações de oficiais superiores para não realizarem castigos físicos.
As atividades, em quantidade excessiva, contribuíram para complicar o estado de saúde de um soldado, que se sentiu mal durante os exercícios e veio a falecer. O Exame de Corpo de Delito apontou edema cerebral, hemorragia, derrame e broncopneumonia como causas da morte.
Já na 9ª Circunscrição Judiciária Militar, em Campo Grande, tramita o processo que apura as infrações cometidas por dois sargentos instrutores do Curso Expedito de Operações no Pantanal, realizado entre os dias 16 e 24 de junho de 2008, em Ladário/MS. Após uma corrida realizada fora do aquartelamento, um dos sargentos pisou na mão ferida de um aluno, enquanto este fazia flexões em posição diferente dos demais. Soma-se às agressões, um soco desferido no estômago de um aspirante que não estava cantando durante as atividades, sob o argumento de incentivo.
O outro sargento submeteu a turma a 50 cangurus (exercícios que trabalham os músculos das pernas) com mochilas nas costas, adicionando mais 20 repetições a um militar que apresentava problemas no joelho. Devido às lesões provocadas, o aluno pediu desligamento do curso. Em situação posterior, o denunciado obrigou os integrantes da turma de treinamento a segurarem planta espinhosa durante subida da escadaria de um mirante, causando irritações e inchaço na pele.
Os dois sargentos do Exército serão julgados pela prática do delito de maus tratos, descrito no art. 213 do Código Penal Militar.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics