31 de outubro de 2012

Zumwalt: o maior assassino militar do oceano

Conheça o destroyer norte-americano que ficará pronto em 2016 e deve se tornar o navio de guerra mais potente já concebido pelo homem.

Wikerson Landim
Zumwalt: o maior assassino militar do oceano
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Quando o destroyer norte-americano Zumwalt ficar pronto, em 2013, ele poderá ser considerado a embarcação marítima mais moderna e com maior potencial bélico já construído pelo homem. O destroyer será 31 metros maior do que qualquer outro existente hoje no planeta e, até 2016, será equipado com o que existe de mais moderno em termos de tecnologia marítima.

O projeto Zumwalt
Zumwalt: o maior assassino militar do oceano
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Parte de um programa militar iniciado em 1991, o Programa de Combatentes de Superfícei do Século XXI (SC-21), conduzido pela marinha dos EUA, prevê a construção de navios que possam funcionar de forma plena tanto em operações realizadas em alto mar quanto e missões mais próximas à costa.
O projeto inclui uma classe de navios destroyer e uma classe de cruzadores. No Brasil, os destroyers também são conhecidos como contratorpedeiros. Essa denominação, até à Segunda Guerra Mundial, se aplicava a navios rápidos, mas sem autonomia para operações oceânicas.
Contudo, na atualidade a classe destroyer designa os maiores navios de combate de superfície das principais marinhas do mundo. A subclasse DD, conhecida como Zumwalt, homenageia o almirante Elmo R. Zumwalt Jr., o mais jovem almirante de quatro estrelas da história naval dos EUA. Ele faleceu em 2000 e recebeu a homenagem do então presidente Bill Clinton

Por que o Zumwalt impressiona?
O projeto do Zumwalt prevê que a embarcação deve pesar mais de 15 mil toneladas, quando os cruzadores mais pesados da atualidade chegam a 12,5 mil toneladas. Embora a embarcação tenha sua conclusão prevista para 2013, somente em 2016 ela entrará em operação. Até lá, a “máquina de guerra” deverá receber o que há de mais moderno em termos de tecnologia.
Entretanto, há dois grandes trunfos da embarcação que merecem ser destacados. O primeiro deles é o poder de fogo. Equipado com um Sistema Avançado de Armas, o contratorpedeiro possui uma par de armas 155 mm, capaz de disparar projéteis LRAP (Projéteis de Ataque em Terra de Longo Alcance).
Esses disparos são guiados por GPS e um projétil LRAP pode atingir alvos localizados a até 160 km de distância – o que permite que as embarcações fiquem longe da costa, se tornando alvos difíceis de serem atingidos. Cerca de 600 LRAPs podem ser disparados a cada 30 minutos.
Além disso, o Zumwalt contará com 80 lançadores de mísseis verticais, todos blindados para garantir que não sofram danos no campo de batalha. Na proa, outras duas armas de 57 mm, capazes de disparar 220 projéteis por minuto, completam o potencial bélico.
Por fim, outro diferencial do projeto é o radar de banda dupla DDG 1000. Ele opera nas bandas S e X a partir de um mesmo sistema, o que resulta em um dois comprimentos de onda distintos monitorados pela embarcação. Essa amplitude deve aumentar a habilidade do destroyer de rastrear aeronaves e mísseis localizados em terra ou mesmo no ar.
Zumwalt: o maior assassino militar do oceano
(Fonte da imagem: reprodução/WorldWar42)
Fonte: Revista Pop Science
Techmundo/montedo.com

Dois militares do Exército morrem afogados em reconhecimento de ponte na fronteira gaúcha

Atualização: 7h

Militares morrem afogados durante treinamento em Livramento
Homens foram levados pela correnteza no reconhecimento da estrutura de uma ponte
Militares morrem afogados durante treinamento em Livramento
Crédito: Daniel Badra / Especial CP
Dois militares morreram afogados em Santana do Livramento durante treinamento no início da tarde desta terça-feira. Eles desapareceram no Rio Ibicuí, na região da Florentina. Os dois homens do 7º Regimento de Exército Brasileiro participavam há dois dias de um exercício de travessia de blindados sobre pontes.
No momento de fazer o reconhecimento do local, o sargento temporário Eberton Soares dos Santos, de aproximadamente 24 anos, caiu num buraco próximo a um dos pilares da ponte. O soldado Luciano da Silva Borges, de 21 anos, entrou na água para resgatar o colega e também foi levado pela correnteza. O corpo do soldado foi localizado e o Corpo de Bombeiros segue as buscas pelo sargento.
O tenente coronel Queiroz ressaltou que o nível do rio era raso: “O incidente ocorreu num exercício de reconhecimento. Antes de passar cinco blindados pela ponte, é necessário verificar se a estrutura resiste ao transporte. No ato de reconhecimento, a água estava rasa e acredito que ele tenha pisado num buraco que não é visto por quem está no lado de fora”.
Correio do Povo/montedo.com


Vídeo do Jornal A Plateia

Nota do editor:
O corpo do soldado Luciano da Silva Borges foi encontrado no início da noite de ontem. Já o corpo do sargento Eberson Soares dos Santos foi localizado na madrugada de hoje(31).

Programa do Gugu no Haiti

Gugu Liberato foi ao Haiti gravar matérias especiais do seu programa. A data de exibição ainda não foi anunciada.
jornaldamanhã/montedo.com

Provas do ENEM estão sob guarda do Exército

Na Paraíba, provas do Enem estão guardadas sob vigilância do Exército
Na Paraíba, 141.519 candidatos se inscreveram para o exame.
Provas estão no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cruz das Armas.

Exército Brasileiro vigia provas do Enem na Paraíba (Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba)
Exército Brasileiro vigia provas do Enem na Paraíba
(Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba)
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas no sábado (3) e domingo (4). Na Paraíba, 141.519 candidatos se inscreveram para o exame que acontece às 13h horário de Brasília. As provas já estão no estado e sob a vigilância do Exército Brasileiro.
A Paraíba tem o quinto maior número de inscritos do Nordeste, segundo dados do Ministério da Educação. As mulheres serão maioria dos participantes do Enem e corresponderão a 59% do total de inscritos do Brasil. Serão 3.416.435 concorrentes contra 2.374.855 homens (41%).
No sábado serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, e no domingo, matemática, linguagens e redação. Vinte e seis caixas contendo os exemplares dos testes chegaram à Paraíba na sexta-feira (26) e se encontram guardadas em uma sala do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), instalado no bairro Cruz das Armas.
O local é gradeado, fechado com cadeados e ainda está sendo monitorado por circuito interno de câmeras, que funciona durante as 24 horas diárias. As imagens são gravadas e armazenadas em um banco de dados. Só existem duas cópias das chaves que dão acesso ao local e apenas as equipes do Ministério da Educação e do comando da unidade militar podem entrar na sala.
Segundo o comandante do 15º BIMtz, coronel Reinaldo Salgado, os exames vieram de Pernambuco e foram escoltados por um comboio da Polícia Rodoviária Federal até chegarem a João Pessoa. Do batalhão, só sairão no dia que antecede o início do Enem e seguirão direto para os locais de prova.
A iniciativa de entregar ao Exército a responsabilidade de guardar os exemplares do Enem foi adotada pelo Governo Federal desde o ano passado, com o objetivo de evitar o vazamento das questões, como ocorreu em anos anteriores. Além da Paraíba, outros que aplicarão o teste já receberam as provas desde a semana passada. O material também está sendo guardado nas unidades militares.
Os exames estão sendo enviados pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, responsável pela realização dos testes. Segundo a entidade, a distribuição dos cadernos de questões começou no dia 26 deste mês. Cerca de 11,5 milhões de exemplares da prova percorreram 9.728 rotas para chegar a 1.612 municípios diferentes, em que serão aplicados os testes.
O material foi dividido em 45 mil malotes. Quase 450 mil fiscais do Enem e 72 unidades do Exército Brasileiro foram mobilizados para atuar nos trabalhos. Além deles, equipes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária e Polícia Militar também auxiliaram nas atividades. Ao todo, 5.791.290 pessoas participarão do exame, no país.
G1 PB/montedo.com

Escândalo das fragatas cita mais um brasileiro

O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, que nega envolvimento, agora tem companhia no escândalo de corrupção na venda ao Brasil de 11 fragatas italianas: o ex-deputado tucano Mauro Campos (MG), que no governo FHC presidiu a estatal Transpetro, à qual hoje presta serviços com seu estaleiro Rio Nave. Ele foi citado no depoimento ao Ministério Público de Giuseppe Bono, ex-diretor da estatal Finmeccanica, que vendeu as fragatas. Mauro Campos seria “mediador” do negócio.

Mão lavando outra
As reuniões citadas por Giuseppe Bono ocorreram em plena crise diplomática com a Itália pela extradição do terrorista Cesare Battisti.
‘Presença’
Deputados ligados a Silvio Berlusconi sugeriram comprar 50% do estaleiro de Mauro Campos, para “garantir presença estável no Brasil”.

Muito caro
Giuseppe Bono contou que o valor do estaleiro de Mauro Campos era “desproporcional”, sugerindo que poderia ser parte da transação.

Nas páginas
A referência ao ex-deputado tucano Mauro Campos nas investigações, foi revelada primeiro pelo jornal italiano Il Messaggero.
Cláudio Humberto/montedo.com

30 de outubro de 2012

Forças Armadas: o Portugal de hoje é o Brasil de amanhã?

Ministério da Defesa pede apreciação da ERC sobre notícia da Lusa
Ministério da Defesa pede apreciação da ERC sobre notícia da Lusa
foto ORLANDO ALMEIDA/GLOBAL IMAGENS
O Ministério da Defesa Nacional anunciou, no domingo à noite, que vai solicitar à Entidade Reguladora para a Comunicação Social a apreciação de uma notícia da Lusa sobre o discurso de José Pedro Aguiar-Branco no Dia do Exército.
Em causa está o título "Ministro da Defesa acusa comentadores de serem tão perigosos como qualquer ameaça externa" de uma notícia distribuída pela Lusa no domingo à tarde, depois do discurso de Aguiar-Branco nas comemorações do Dia do Exército, nas Caldas da Rainha.
"O nosso maior adversário é o sentimento, inegavelmente crescente, de que as Forças Armadas, num contexto de carência geral, não são necessárias".
Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional (MDN) considerou que o título da notícia resulta de uma "interpretação totalmente abusiva e descabida" do discurso do ministro.
Ao falar às tropas, o ministro da Defesa afirmou: "O nosso maior adversário é o sentimento, inegavelmente crescente, de que as Forças Armadas, num contexto de carência geral, não são necessárias".
E acrescentou que a "visão simplista de que as despesas com a Defesa Nacional são um custo e não um investimento" tem sido defendida "por comentadores de fato cinzento e gravata azul".
"Comentadores de fato cinzento e gravata azul, que têm do Estado e da soberania uma visão contabilística. Que enchem as páginas dos jornais e os noticiários da televisão repetindo: para que servem as Forças Armadas?", insistiu Aguiar-Branco, considerando "perigosamente demagógico" o discurso destes comentadores.
Jornal de Notícias (Portugal)/montedo.con

Bomba da Segunda Guerra causa fechamento de aeroporto no Japão

Suposta bomba da 2ª Guerra fecha aeroporto no norte do Japão
Bomba é de fabricação norte americana (EPA)
O aeroporto de Sendai, no norte do Japão, foi fechado após uma bomba, supostamente da 2ª Guerra Mundial, ser encontrada próxima a uma obra em construção. Diversos voos com destino ou partida do local foram cancelados, e uma unidade antibombas foi acionada, segundo informações da BBC.
A bomba, de 250 kg, foi identificada como de origem americana. O aeroporto era uma escola de aviação das Forças Armadas japonesas durante o conflito mundial. Parte do local, importante eixo para viagens ao norte do país, ainda está sendo reconstruído, após os danos causados pelo terremoto e posterior tsunami que atingiu a região em 2011.
Hiroshi Ouchi, oficial da polícia de Sendai, disse que evacuações de residências das proximidades podem ser consideradas. A unidade antibomba ainda está avaliado se o material será removido ou detonado.

Aluna de Colégio Militar é destaque entre 16.000 candidatos e será Jovem Embaixadora nos EUA

Aluna do CMSM será jovem Embaixadora nos Estados Unidos da América
Santa Maria (RS) – No dia 23 de outubro, foi divulgada a lista dos 37 brasileiros que farão parte do Programa Jovens Embaixadores – 2013, nos Estados Unidos da América (EUA). Dos 16.500 inscritos em todo o país, 37 candidatos foram selecionados e, dentre eles, a aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), Luize Bolzan Daniel. Ela integrará o grupo que parte em janeiro de 2013, para três semanas de intercâmbio nos EUA.
Na primeira semana, os estudantes cumprirão agenda em Washington (DC) e, após, seguirão em subgrupos, para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casa de famílias locais, frequentarão aulas em colégios de Ensino Médio e participarão de atividades de voluntariado.
EB/montedo.com

Ministro pedirá a Dilma MP para "Soldados da Borracha"

Ministro promete esforço para conseguir MP do Soldado da Borracha

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, se comprometeu a fazer um esforço junto à presidenta Dilma Rousseff para que ela envie ao congresso uma Medida Provisória para equiparar o salário dos Soldados da Borracha aos dos subtenentes do exército brasileiro.
“Fico aliviada e muito esperançosa com a declaração do ministro. Parece que finalmente essas pessoas vão ter seu direito garantido. A justiça tarda mas não falha!”, disse a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que participou da reunião com o ministro.
Leia também:
"SOLDADOS DA BORRACHA": OS HERÓIS ESQUECIDOS!
'SOLDADOS DA BORRACHA": UMA GUERRA SEM FIM!
“Estou convencido que o meio de resolver esta situação é convencer a presidenta Dilma a enviar uma Medida Provisória, porque se depender do congresso, não vamos conseguir a tempo de aprovar enquanto eles estiverem vivos. Preciso fazer isso também porque a Perpétua e a Vanessa (Grazziotin, senadora PCdoB-AM), não me deixam em paz. Não podem me ver que já cobram a PEC dos Soldados da Borracha”, disse o ministro.
A Proposta de Emenda Constitucional que equipara os salários dos Soldados da Borracha aos do exército brasileiro tramita no congresso há uma década. Se uma MP for enviada, o prazo para a votação é de 90 dias.
O anúncio do ministro foi feito na reunião com os soldados da borracha, ocorrida na semana passada. A reunião conseguida pela deputada Perpétua Almeida, contou com a presença do governador Tião Viana e do secretário estadual de Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão.
Vermelho/montedo.com

29 de outubro de 2012

Enquanto isso, em São Paulo...

Sponholz
Cláudio Humberto (Sponholz)/montedo.com

STM condena capitão de fragata a cinco anos por peculato e estelionato

Condenado oficial de Marinha por diárias indevidas e custeio de despesas pessoais

Um capitão de corveta foi condenado, pelo Superior Tribunal Militar (STM), a mais de cinco anos de reclusão pelos crimes de peculato e estelionato. O oficial foi diretor do serviço de sinalização náutica no Comando do 4º Distrito Naval, em Belém (PA). O STM também condenou seis sargentos e um civil à pena de oito meses de detenção, por estarem envolvidos no estelionato.
O Ministério Público Militar denunciou o ex-diretor pelo crime de peculato por ele ter pagado despesas pessoais com dinheiro público. De acordo com a denúncia, contas de luz, água e telefone da residência do capitão, no valor de R$ 2.300, foram pagas com recursos da administração militar. Na primeira instância da Justiça Militar da União em Belém, o militar foi condenado a três anos e seis meses de reclusão.
O Plenário do STM decidiu manter a condenação do capitão por considerar depoimentos de testemunhas que negaram a versão da defesa de que o oficial não sabia que as contas eram pagas com verbas públicas. O relator do caso, ministro Luis Carlos Mattos, destacou que o valor desviado pode até ser considerado pequeno, mas que punir o crime de peculato significa, em primeiro lugar, proteger a moralidade da administração pública.

Crime de estelionato
Quanto ao crime de estelionato, a denúncia do Ministério Público Militar conta que o capitão ordenava o pagamento de diárias a militares, referentes a missões na Amazônia, que não aconteciam de fato. Neste esquema, mais de R$ 45 mil reais em diárias indevidas foram pagas aos sete sargentos e ao civil que participaram da fraude e também foram condenados no julgamento desta quarta-feira (24).
O Superior Tribunal Militar condenou, por maioria, os denunciados por estelionato, reformando a sentença da Auditoria de Belém que os absolvia. O Tribunal fixou a pena do capitão de corveta em dois anos e quatro meses de reclusão para esse crime, totalizando a pena do oficial, por peculato e estelionato, em cinco anos, dez meses e 24 dias. Já os demais denunciados receberam penas de oito meses de detenção por terem participado do esquema orquestrado pelo capitão.
STM/montedo.com

Subtenente do Exército condenado por desacato e injúria deverá fazer tratamento contra drogas

Militar condenado por desacato e injúria deve fazer tratamento contra drogas

O Superior Tribunal Militar decidiu condenar um militar do Exército a 20 dias de detenção pelos crimes de desacato a superior e de injúria. A primeira instância da Justiça Militar da União em Bagé (RS) havia absolvido o militar e imposto uma sentença, como medida de segurança, de um ano de tratamento por alcoolismo, dependência de cocaína, maconha e remédios controlados.
Os crimes ocorreram em março de 2011 quando o Centro Integrado de Operações de Segurança informou ao Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada que o subtenente agredia a companheira em sua casa. O Chefe de Estado Maior da 2ª Brigada determinou a um capitão que ele fosse, acompanhado de uma patrulha, até a residência do denunciado para conduzi-lo à delegacia.
O subtenente se recusou a ir à delegacia e agrediu verbalmente e fisicamente os militares da patrulha quando eles foram autorizados a usar da força para obrigar o oficial a entrar na viatura. Já na delegacia, o subtenente agrediu novamente os militares ali presentes com chutes, socos e palavras de baixo calão.
O subtenente passou por exames de sanidade mental que concluiu que o militar era capaz de entender totalmente que praticava os crimes no momento dos fatos. Porém, o laudo também diagnosticou que o subtenente possuía um transtorno psiquiátrico sem tratamento que prejudica a sua capacidade de autodeterminação e julgamento. Por fim, os exames determinaram a presença de álcool e de drogas prescritas no organismo do militar. Em depoimento, o réu disse que era dependente de álcool, cocaína, maconha e remédios contra a ansiedade e depressão.
Em março de 2012, a Auditoria de Bagé levou em conta os laudos médicos e o depoimento do réu para declará-lo inimputável. Com isso, o subtenente foi absolvido, mas o órgão de primeira instância decidiu impor uma medida de segurança que sentenciava o militar a passar um ano internado em uma unidade psiquiátrica.
O Ministério Público Militar entrou com recurso no Superior Tribunal Militar pedindo a condenação do militar. O relator do caso, ministro Carlos Alberto Marques Soares, acatou o pedido e o STM condenou o subtenente a 20 dias de detenção pelos crimes de desacato e injúria. A sentença também recomendou à unidade militar o fornecimento de tratamento ambulatorial ao réu.
Segundo o relator, neste caso, a condenação é mais benéfica ao subtenente. Isso porque a absolvição foi baseada na inimputabilidade do militar, o que impediria o retorno do réu ao serviço militar após o tratamento e também causaria dificuldades para ele arrumar emprego na esfera civil. O ministro Carlos Alberto baseou a decisão nos depoimentos de diversas testemunhas que declararam que durante vinte anos o subtenente foi um militar exemplar, competente e assíduo em suas atividades.
STM/montedo.com

Exército vai atuar em retirade de posseiros de área indígena no Mato Grosso

Exército conclui construção de base para operação em terra indígena da etnia Xavante

As tropas do Batalhão de Engenharia do Exército concluíram neste domingo (28) a construção da estrutura que estava sendo montada, desde a última sexta-feira (26), na Terra Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso. Os galpões serão ocupados a partir desta segunda pelas equipes da Força Nacional de Segurança que já estão atuando, de forma precária, desde agosto, na região indígena, ocupada ilegalmente por produtores que desenvolvem atividades agropecuárias no local.
A área de quase 167 mil hectares no norte do estado pertence aos índios da etnia Xavante e vem sendo alvo de disputas entre fazendeiros e indígenas há 20 anos. Há pouco mais de uma semana, depois de várias decisões judiciais divergentes em tribunais de primeira instância, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizaram a desintrusão (retirada) de quase 7 mil não índios do local.
O centro de acompanhamento e controle da retirada também servirá de base para as equipes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal (PF), que darão apoio aos oficiais do Ministério Público Federal em Mato Grosso.
Os trabalhos conduzidos por cerca de 100 agentes do Exército e outros 100 agentes da PF, Funai e Incra devem durar entre 30 e 60 dias, segundo o coordenador-geral da Divisão de Movimentos de Campo e Territórios, Newton Luiz Tubino, em conversa com a equipe de reportagem da Agência Brasil.
“As equipes vão se instalar e aguardar a expedição dos mandados para notificar os posseiros. Esperamos que sejam expedidos, a partir da semana que vem, para que possamos montar a estratégia e fazer a notificação porque é uma área muito grande”, disse.
A expectativa das equipes é que a fase inicial de notificação seja tranquila e que os posseiros não apresentem qualquer resistência. Desde agosto, o governo tem adotado ações preventivas para evitar conflitos na região, como o acompanhamento, pelas tropas da Força Nacional, da área da aldeia e o monitoramento diário da BR-158, pela Polícia Rodoviária Federal. A rodovia que cruza a aldeia foi alvo de dois bloqueios apenas este ano.
“Vamos fazer tudo com calma, porque quanto mais calma melhor para todos. O Incra já está identificando áreas para reassentar os posseiros que têm perfil para o programa de reforma agrária. Ainda não temos dados concretos sobre quem está lá. Quando tentávamos fazer esse trabalho havia resistência, mas agora, com a decisão da Justiça, vamos conseguir”, disse Tubino.
Agência Brasil/montedo.com

28 de outubro de 2012

Em cartaz!

Ainda o Soletrando...


Colaborou: Sìlvio Jaskulski

Amorim vê Santa Maria como potencial pólo da indústria de Defesa

AÇO - Projetos de modernização e capacidade instalada fazem de Santa Maria importante pólo de defesa
O ministro Celso Amorim visitou as instalações da Base Aérea de Santa Maria e as unidades de ensino e operacionais do Exército em Santa Maria (RS)
Chegada do Ministro Amorim ao polígono de tiro do Barro Vermelhor, em Saicã. Dispostos os equipamentos orgânicos da 3 Divisão de Exército - FOTO - Renato Moraes / Gazeta de Santiago
Única cidade do país a abrigar Vants (aviões não tripulados) em sua base aérea militar e um centro que prepara instrutores de veículos blindados, Santa Maria recebeu, nos últimos dois dias, a visita do ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanhado de autoridades do alto escalão das Forças Armadas.
O objetivo da viagem foi conhecer in loco alguns dos projetos destinados a modernizar equipamentos e sistemas em uso no Exército e na Aeronáutica, além de dimensionar, presencialmente, o notável aparato militar disponível na região.
Na guarnição de Santa Maria estão localizados o comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), a Base Aérea local (BASM) e um número expressivo de organizações militares do Exército, que compõem um dos maiores efetivos militares do país. Cerca de 17.500 homens da força terrestre integram a 3ª DE, além dos 1.600 efetivos da Força Aérea Brasileira (FAB) que atuam na BASM.
“Santa Maria é um pólo importantíssimo para a defesa brasileira. E sendo um pólo de defesa importante, é natural que se torne também um pólo da indústria dessa defesa”, disse Amorim, referindo-se à vinda de empresas do setor para a região.
No início do mês, a alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW), que produz os carros de combate Leopard lançou na cidade a pedra fundamental do centro de desenvolvimento, manutenção e fabricação da KMW no Brasil. Ali, será feita a manutenção dos 220 Leopard 1 A5 comprados há dois anos pelo Exército Brasileiro. Segundo especialistas, os blindados alemães estão entre os melhores do mundo.
Para o ministro da Defesa, que acompanhou no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã) um exercício de tiro com os novos Leopard, o esforço da indústria na área de manutenção dos blindados poderá criar outras possibilidades de desenvolvimento na região
“Essas coisas não acontecem de uma só vez, mas nada impede que futuros projetos venham a ser desenvolvidos aqui, dentro da nossa ideia do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED)”, afirmou. “O importante é aprendermos agora aquilo que é de interesse estratégico para desenvolver depois projetos que incorporem, ao menos em parte, tecnologia nacional”, completou.

3ª Divisão de Exército
Na companhia do comandante do Exército, general Enzo Peri, Celso Amorim explorou o vasto complexo sob responsabilidade da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), uma das unidades de maior poder de fogo da força terrestre brasileira. Subordinada ao Comando Militar do Sul (CMS), a Divisão abrange a 1ª e a 2ª Brigadas de Cavalaria Mecanizada, a 6ª Brigada de Infantaria Blindada e a Artilharia Divisionária/3.
Ao longo da visita, Amorim conheceu o local das futuras instalações do Simulador de Apoio de Fogo (SAFO), no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), uma arena com software e maquinário voltada para a simulação de combates, a ser concluída até o final de 2013. E percorreu o Centro de Instrução de Blindados, responsável pela especialização de militares brasileiros no emprego técnico e tático dessas viaturas – tanto as que operam sobre lagartas, quanto aquelas sobre rodas –, além do desenvolvimento da doutrina militar aplicada a esses veículos. Ali, conheceu também os simuladores utilizados na instrução dos oficiais e sargentos para o emprego dos carros de combate Leopard 1 A5.

Base Aérea
Um dia antes, o ministro visitou a Base Aérea de Santa Maria (BASM), na companhia do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. E inteirou-se sobre o histórico, a missão, o efetivo e a estrutura da unidade, bem como as perspectivas de chegada de novos equipamentos.
Fica em Santa Maria parte importante dos esquadrões de jatos do tipo caça da FAB, bem como um esquadrão de aeronaves de asas rotativas. É para lá, inclusive, que irão os primeiros caças subsônicos A-1 (AMX) que estão sendo revitalizados na planta industrial da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior paulista.
Desenvolvidos na década de 80, numa parceria entre o Brasil e a Itália, os AMX ganharão sobrevida de 20 anos após a modernização. Ao todo, 43 unidades serão revitalizadas, tornando-se os principais caças a operarem no país. A entrega do primeiro lote, de oito unidades, está prevista para o início do ano que vem.
Outra novidade para o começo de 2013 é a chegada de dois novos Vants para o Esquadrão Hórus. Criado em 2011, o Hórus tem a missão de desenvolver a doutrina que permitirá à FAB se familiarizar com o uso desses equipamentos. A Base Aérea de Santa Maria é a única do país a abrigar Vants prontos para uso militar.
Atualmente, duas aeronaves Hermes 450, de fabricação israelense, têm sido utilizadas pelo esquadrão. Além de missões locais, esses Vants já foram empregados em quatro edições da Operação Ágata, de proteção das fronteiras, e na conferência Rio+20.
Em 2013 o Esquadrão Hórus receberá mais dois VANTS.FOTO - MD
Segundo o tenente-coronel Gramkow, comandante do Hórus, os Vants que vão chegar em 2013 são versões mais modernas da aeronave hoje disponível, e permitirão um ganho ainda maior de dados, por conta dos novos radares de abertura sintética (SAR) incorporados ao sistema. “Temos aprendido muito com esses equipamentos, que abrem um novo mundo de possibilidades em tarefas de vigilância de longa duração”, afirmou.

Comitiva
Além dos comandantes do Exército e da Aeronáutica, Celso Amorim visitou a guarnição militar de Santa Maria acompanhado do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi. O general Adriano Pereira Júnior, chefe de Logística do EMCFA, e o brigadeiro Ricardo Machado Vieira, chefe de Operações Conjuntas, também participaram da programação, bem como outros assessores militares e civis.
DefesaNet/montedo.com

Efeito porta-aviões? China eleva o tom em disputa com Japão por ilhas

A introdução na frota da China do primeiro porta-aviões chinês Liaoning é um evento simbólico para o país, obviamente dedicado ao feriado nacional em novembro e ao próximo importante congresso do Partido Comunista.

Terril Yue Jones
Um vice-chanceler da China disse nesta sexta-feira que seu país se reserva o direito de impor uma forte retaliação caso o Japão "crie incidentes" nas águas ao redor de ilhas disputadas no mar do Leste da China.
"Estamos observando muito atentamente qual ação o Japão poderia tomar a respeito das ilhas Diaoyu e suas águas adjacentes", disse Zhang Zhijun, numa rara entrevista coletiva noturna. "A ação que o Japão adotar irá moldar as contramedidas da China."
As relações sino-japonesas entraram em crise em setembro, depois que o governo japonês comprou as ilhas, chamadas de Senkaku pelo Japão e de Diaoyu pela China. As ilhas, desabitadas, pertenciam a um proprietário particular japonês.
A nacionalização motivou protestos violentos e propostas de boicote a produtos japoneses em toda a China.
Leia também:
Tensão na Ásia: navios chineses entram em águas territoriais do Japão
Em meio a tensão com japoneses, China põe em operação seu primeiro porta-aviões
China realiza manobras militares em zona de litígio com Japão
"Se o Japão continuar no seu atual caminho errado, adotar mais ações errôneas, criar incidentes relativos às ilhas Diaoyu e desafiar a China, a China irá definitivamente tomar fortes medidas para reagir a isso", afirmou Zhang.
"Não faltam contramedidas que a China poderia tomar em resposta", acrescentou. "Temos confiança e capacidade para manter a soberania e a integridade territorial do país. Não há ameaças ou pressões estrangeiras que abalem a resolução do governo e do povo chineses."
Depois da nacionalização das ilhas, a China enviou uma patrulha pesqueira e embarcações de vigilância naval para águas próximas às ilhas, gerando temores de que um confronto contra navios japoneses de patrulha desencadeiem um conflito mais amplo entre as duas maiores economias da Ásia.
DefesaNet/montedo.com

Ágata VI: Marinha testa equipamentos para detecção de material radioativo

Equipamentos para detectar material radioativo são testados nas fronteiras do Brasil

Militares do 1º Pelotão de Defesa Química, Biológica e Nuclear do Exército
embarcaram no Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengí”, para testar
os novos equipamentos de detecção de material radioativo.
(Fotos: Marinha do Brasil/Felipe Barra)
Uma operação das Forças Armadas brasileiras nas fronteiras com o Peru e a Bolívia nas últimas duas semanas serviu para testar novos equipamentos de detecção de material radioativo, além dos novos aviões não tripulados, informou em 24 de outubro o Ministério da Defesa.
A Operação Ágata 6 foi encerrada no início desta semana com a apreensão de 3,7 toneladas de drogas, além de 67 veículos e 201 embarcações, segundo uma nota divulgada pelo ministério.
Participou da operação o Pelotão de Defesa Química, Biológica e Nuclear do Exército, que patrulhou os rios do Pantanal, uma gigantesca área inundável com valiosa biodiversidade, no estado de Mato Grosso do Sul (centro-oeste do Brasil).
“O objetivo da operação foi testar os novos equipamentos de detecção de material radioativo nas embarcações que navegam nessa região”, informou o ministério.
“O controle destes tipos de ilícitos é fundamental para a segurança pública e da natureza. Caso haja contaminação, a biodiversidade pode ser prejudicada e a população contaminada”, declarou o Tenente Mauricio Ribeiro de Paiva Júnior.
Os militares informaram que nenhum componente prejudicial foi detectado.
Foram também usadas pela primeira vez na operação as novíssimas aeronaves não tripuladas, informou o ministério à AFP. Os dois veículos aéreos não tripulados de fabricação israelense serão utilizados para supervisionar as fronteiras do Brasil.
A Operação Ágata faz parte do plano estratégico lançado pela presidente Dilma Rousseff em junho de 2011, para a mobilização periódica nas fronteiras de contingentes militares apoiados por blindados, aviões e lanchas para surpreender os traficantes.
Em agosto encerrou-se a Operação Ágata 5, nos limites com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, uma área de 3.900 quilômetros quadrados, envolvendo 17 mil militares. Em 15 dias as tropas detiveram 31 pessoas e apreenderam seis toneladas de drogas, segundo o Ministério da Defesa.
O Brasil compartilha 16 mil quilômetros de fronteiras, sendo 9 mil quilômetros fluviais, com Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela e Guiana Francesa.
DefesaNet/montedo.com

Presidente da FIESP agradece às Forças Armadas "por tudo que fizeram e fazem pelo Brasil’

Paulo Skaf em homenagem às Forças Armadas: ‘Agradecemos por tudo que fizeram e fazem pelo Brasil’
Na Fiesp, comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica foram homenageados pela importância na manutenção da soberania do País

Edgar Marcel, Agência Indusnet Fiesp
Paulo Skaf, presidente da Fiesp, discursa durante homenagem aos Comandantes das Forças Armadas do Brasil. Foto: Ayrton Vignola
Em solenidade na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta sexta-feira (26/10), autoridades militares do governo foram reconhecidas pelo trabalho de manutenção da soberania nacional.
Receberam as homenagens os Comandantes das Forças Armadas: General de Exército Enzo Martins Peri; Almirante de Esquadra, Fernando Studart Wiener; e o Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Juniti Saito. Em jantar oferecido pela entidade, Paulo Skaf, presidente da Fiesp, destacou a consideração pelas Forças Armadas pela soberania brasileira.
“Eu, como 2º Tenente de Infantaria do Exército, tenho de uma forma natural a importância das Forças Armadas. Um país de extensão continental – e com tantos desafios como o Brasil – não pode deixar de valorizá-las. Para nós, é uma honra promover este encontro”, discursou Skaf.
Ao ressaltar a importância da indústria de defesa nacional, o presidente da Fiesp lembrou que a casa da indústria está à disposição das Forças Armadas. “A indústria de defesa brasileira está se recuperando depois de algumas décadas esquecida. E hoje temos empresas que deram a volta por cima, com potencial muito grande. E, sendo assim, oferecemos nossa ajuda da melhor forma possível”, acrescentou.

‘Missão precípua’
Em retribuição, o General de Exército Enzo Martins Peri disse que as Forças Armadas brasileiras, como instituições permanentes, têm plena noção de sua responsabilidade e não podem descuidar da defesa do país.
“Felizmente estamos em um continente que não tem conflito entre suas nações, mas temos que nos preocupar com nossa defesa, é nossa missão precípua. Estamos felizes por ver nos últimos tempos um despertar da indústria de defesa, o que alavanca o desenvolvimento tecnológico da indústria em geral”, sublinhou Enzo Martins Peri.
O General de Exército comentou que é “significativa e tranquilizadora” a participação de empresas nacionais na indústria de defesa. “O Brasil tem o privilégio de também ter outras ações subsidiárias de apoio ao desenvolvimento nacional, e isso as confere um alto grau de credibilidade. Sempre contamos com a Fiesp como um poderoso apoio para nossas necessidades e no atingimento de nossas metas”, finalizou.
Estiveram presentes à homenagem autoridades militares e civis do governo; Oficiais-Generais da Secretaria de Produtos de Defesa; Comandantes Militares de Área; o diretor do Departamento da Indústria de Defesa (Comdefesa) da Fiesp, Jairo Cândido; e outros diretores de departamentos da federação.
FIESP/montedo.com

27 de outubro de 2012

Eleições 2012: tropas do Exército atuarão no Maranhão e Paraíba

PB e MA tem únicas cidades do país com Tropas Federais no 2º turno
Tropas Federais estarão em Campina Grande e em São Luís, no Maranhão.
Decisão do TSE autorizou envio de Tropas Federais.neste sábado (27).

Campina Grande, será uma das duas cidades do país, junto com São Luís, no Maranhão, a receber auxílio de Tropas Federais para a realização do segundo turno nas Eleições 2012, neste domingo (28). De acordo com o 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, cerca de 450 homens atuarão no município paraibano.
O envio do reforço federal foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral na sexta-feira (26), após solicitação do Tribunal Regional Eleitoral. Aproximadamente 350 militares do 31º BIMtz e um efetivo extra de 100 homens do 15º BIMtz de João Pessoa deverão atuar em Campina Grande.
Segundo o oficial de comunicação social do Batalhão, Tenente Roberto, as tropas já estão nas ruas. “O Exército empregará os recursos operacionais militares necessários para garantir a realização da eleição e de sua apuração, dentro da normalidade constitucional. As tropas federais do Exército sediada em Campina Grande já iniciaram a preparação para o efetivo cumprimento da missão”, afirmou.
Conforme o Exército, os militares irão atuar em ações de Garantia da Votação e Apuração (GVA), patrulhamento ostensivo nas principais vias da cidade e locais de apuração, bem como atividades de apoio logístico, na segurança e na manutenção da ordem pública.
G1 PB/montedo.com

Missa do Papa: alívio na Base Aérea de Santa Cruz

Força Militar: Pedras no meio do caminho do Papa em Santa Cruz

MARCO AURELIO REIS

Rio - Militares da Base Aérea de Santa Cruz respiram aliviados após a desistência de a unidade ser sede da Jornada Mundial da Juventude Católica. O evento, dos dias 23 a 28 de julho de 2013, trará o papa Bento XVI ao Brasil e, com ele, dois milhões de jovens católicos de todo o mundo. Pessoal da base listou problemas evidentes que agora foram percebidos pelos organizadores do jornada.
O piso sobre areia onde ficariam os jovens não suporta o peso de um Boeing que é bem inferior ao de 2 milhões de pessoas. Seriam necessárias obras caríssimas de concretagem. Dinheiro não havia. A área dos fundos do Hangar Seis, o chamado ‘hangarete’ em função de seu pequeno tamanho, é habitada por pacas, cotias e outros animais. Eles teriam que ser removidos ou fugiram para área da CSA e certamente não sobreviveriam. Dinheiro também não havia para evitar a mortandade.
Leia também:
Governo federal veta missa do Papa na Base Aérea de Santa Cruz
TRÂNSITO CAÓTICO
Além do piso sobre areia e os animais, as vias de acesso à base não suportariam o trânsito das caravanas de jovens. O acesso teria que passar por obras. Não havia dinheiro.

PROBLEMAS HOJE
Quanto ao trânsito, o pessoal da base chama a atenção para o caos atual. Para escapar do engarrafamento tem gente comprando moto para não chegar atrasado à base.

MORTE NA PROXIMIDADE
“As obras no BRT jogaram o trânsito para base”, conta uma fonte. “Mãe de um colega morreu num acidente numa rua com mão invertida pela obras”, completa.
O Dia Online/montedo.com

Soldado da FAB é morto com tiro na cabeça em MG

Polícia Civil investiga morte de soldado da Epcar em Barbacena
Ele foi encontrado morto nesta quinta-feira (25)

A Polícia Civil de Barbacena investiga a morte de um soldado da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar). Ele foi encontrado morto com um tiro na cabeça nesta quinta-feira (25). Segundo os investigadores, já há um suspeito para o crime.
Os policiais afirmam ainda que o soldado de 19 anos não estava fardado, mas que estava indo para a Epcar no momento do crime. As investigações continuam.
MegaMinas/montedo.com

26 de outubro de 2012

Psy: Ganguri Style

Não me pergunte onde fica o Alegretchê

Tenente-coronel capelão que humilhou cabo na cerimônia de casamento é condenado a pagar indenização

Justiça de Taubaté condena capelão a pagar indenização a noivos
Tenente-coronel teria se irritado com atraso da noiva e deixou a igreja.
Cerimônia ocorreu na capela dentro do Comando de Aviação do Exército.
Capela  (Foto: Carlos Santos/G1)
Capela Nossa Sehora do Loreto, localizada dentro do Comando de Aviação do Exército em Taubaté.
(Foto: Carlos Santos/G1)
Luara Leimig da TV Vanguarda
A Justiça de Taubaté determinou que o tenente-coronel Antônio Carlos Gonçalves, da Força Aérea Brasileira, pague R$ 5 mil de indenização a um casal que ficou esperando mais de uma hora para ter o casamento celebrado na Capela Nossa Senhora do Loreto, que fica dentro da área do Comando de Aviação do Exército (Cavex). O caso ocorreu em abril de 2010 após o tenente, que atuava como capelão, ter se irritado com o atraso da noiva e deixado a igreja, voltando após uma hora para realizar a celebração.
A indenização por danos morais, assinada no dia 10 de setembro pela juíza substituta da 2ª Vara Cível de Taubaté, Rita de Cássia Spasini de Souza Lemos, atende o pedido do casal Amadeu Benedito Lercan Ragazzini, de 27 anos, e Marcia Aparecida Matos Ragazzini, de 26 anos. Na época do casamento, Ragazzini era cabo do Exército Brasileiro.
Em entrevista a TV Vanguarda, Ragazzini disse que agendou o casamento para o dia 25 de abril de 2010, e que não houve algum empecilho com a data. “Quando fomos marcar o casamento o responsável pela capela disse que não poderia fazer o casamento na data escolhida por nós, mas que um outro capelão faria e ai ficamos tranquilos”, conta o noivo, que atualmente não faz mais parte do Cavex.
Ainda de acordo com Ragazzini, no dia do casamento, o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, Antônio Carlos Gonçalves, foi escolhido para ser o capelão responsável pela realização da cerimônia, marcada para as 11h. O noivo conta que chegou ao local com 10 minutos de antecedência e percebeu a irritação do capelão. O religioso teria pedido para que ele ligasse para a noiva para evitar atrasos. Ele avisou a companheira, mas ela só conseguiu chegar na capela ao meio-dia.
Segundo Ragazzini, antes da chegada da noiva, porém, o celebrante pegou o microfone e comunicou a todos os cerca de 300 convidados que não iria celebrar o matrimônio. “Passou a enfatizar a superioridade de sua patente, gritando que era coronel da Força Aérea Brasileira e que o requerente (Amadeu Ragazzini) era mero cabo, humilhando-o na frente dos presentes. Disse que já avisara o capelão responsável que não celebraria o casamento após o horário agendado, ou seja, 11 horas”, disse a juíza em um dos trechos da sentença.

Casamento
A sentença assinada pela juíza Rita de Cássia Spasini de Souza Lemos ainda menciona novos pontos do casamento de Rigazzini. De acordo com os dados publicados, a juíza relata que o acusado tentou realizar o casamento sem a presença da noiva.
"No entanto, o requerido iniciou a cerimônia sem a presença da noiva e ordenou a um casal de padrinhos que assinassem o livro de registro do cartório. Os padrinhos não quiseram assinar e teriam esclarecido que outros padrinhos seriam testemunhas no registro civil. O réu teria gritado com os padrinhos e ordenado que assinassem, tendo eles obedecido. O réu disse no microfone que, diante do atraso da noiva, iria embora e que era inadmissível um coronel aguardar o casamento de um cabo e que teria outro compromisso. Um dos padrinhos interveio, o réu passou a gritar com ele e ameaçou prendê-lo”, relata o trecho.
Quando a noiva chegou, não havia sacerdote para conduzir a celebração. Depois de uma hora, por volta das 13h, o capelão retornou e realizou a cerimônia. "Hoje eu e minha esposa queremos esquecer esta história, não gostamos nem de lembrar deste dia”, disse Amadeu.

Caso
Para o advogado das vítimas, Luiz Felipe da Silva, o caso que parece história de novela, foi bastante traumatizante para os noivos. “Eles ficaram extremamente abalados por tudo que passaram em um dia que deveria ser um dos mais importantes da vida do casal, mas que foi abalado justamente pela pessoa que deveria proporcionar a felicidade”, disse o advogado.
Ainda segundo o advogado, o representante do capelão procurou as vítimas para propor um acordo, cujo valor não foi revelado para a reportagem. Este acordo está sendo analisado pelas vítimas, que também analisam a hipótese de recorrer do resultado, pedindo que o valor da indenização seja aumentado. O valor inicial solicitado pelas vítimas foi de R$ 300 mil.

Outro lado
O advogado Paul Anderson de Lima, responsável pela defesa do tenente-coronel Antônio Carlos Gonçalves, informou ao G1 nesta quarta-feira (24) que na ocasião foi marcado um horário para o casamento e o capelão já havia informado aos noivos que 'não poderia tolerar atrasos, porque já tinha outros compromissos marcados'. A noiva se atrasou em uma hora.
Ainda de acordo com o advogado, a defesa e o capelão ainda analisam se irão recorrer da decisão em primeira instância ao Tribunal de Justiça de São Paulo, ou se vão fazer um acordo com os noivos para encerrar a questão, já que o capelão estaria passando por um problema de saúde.
“O fato de oferecer acordo não quer dizer que ele está assumindo erro, não está, ele realizou o casamento, mas ele está debilitado de saúde e quer encerrar este assunto, por isso estamos propondo a conciliação”, encerrou.

Cachorro recebe medalha póstuma como herói de guerra no Afeganistão

Em foto sem data, Liam e o cachorro Theo trabalham juntos no Afeganistão. Foto: AP
Em foto sem data, Liam e o cachorro Theo trabalham juntos no Afeganistão
Foto: AP
Um cachorro rastreador de explosivos recebeu nesta quinta-feira uma medalha póstuma como herói de guerra após morrer no ano passado junto com um soldado britânico em uma operação no Afeganistão.
Theo, como se chamava o cão, recebeu hoje no quartel de Wellington de Londres a medalha PDSA Dickin, o máximo reconhecimento no Reino Unido à "dedicação" de qualquer animal na tarefa de salvar vidas humanas durante conflitos bélicos.
O cachorro morreu horas depois que o militar junto com quem patrulhava, Liam Tasker, de 26 anos, falecesse por disparos de insurgentes no dia 1º de março do ano passado na província de Helmand (Afeganistão). A dupla, considerada "inseparável", conseguiu localizar o número recorde de 14 bombas dos talibãs em um período de cinco meses.
O reconhecimento a Theo chega depois que Tasker, que servia como cabo no regimento veterinário da Marinha britânica, recebesse de maneira póstuma a Ordem do Império Britânico em setembro de 2011.
A mãe do militar falecido, Jane Duffy, descreveu o cachorro como o melhor amigo de seu filho e disse que trabalhavam juntos 24 horas por dia no Afeganistão.
"Liam já tinha sido reconhecido, por isso é muito lindo que Theo receba sua medalha e que seu valor também seja reconhecido", disse Jane.
Por sua parte, o coronel Neal Smith declarou que era "uma honra para o corpo veterinário do Exercito britânico" e que este prêmio "não só reconhece um cachorro muito especial, mas também a contribuição de todos os animais que trabalham em nossa equipe na localização de bombas e explosivos".
Theo é o 28º cachorro que recebe a medalha Dickin, entregue desde 1943 pela Associação Beneficente de Veterinários, fundada por Maria Dickin.
Terra (EFE)/montedo.com

Exército recebe em dezembro primeiro helicóptero modernizado em contrato de R$ 375 milhões

Exército receberá primeiro helicóptero modernizado neste ano
Foto do 1º voo do Protótipo do Pantera 2K Foto - Helibras/Renato Olivas (Defesa Net)
O Exército receberá, em dezembro, o primeiro helicóptero Pantera K2, modernizado, dos 34 encomendados ao fabricante Helibras, informou nesta quarta-feira a empresa subsidiária do grupo Eurocopter no Brasil. O moderno equipamento já está em fase de testes de voo e deve ser entregue ainda este ano.
O contrato entre Helibras e o Exército, assinado em 2009 por um valor original de R$ 375 milhões, prevê a modernização de 34 helicópteros, que atualmente estão em operação e ganharão mais tempo de vida útil. Os helicópteros Pantera serão dotados com "o que existe de mais avançado e ganhará uma vida útil adicional de 25 anos", segundo o comunicado.
Os helicópteros contarão com uma tela VEMD já preparada para a utilização de equipamentos de visão noturna no lugar do antigo painel, novos radares meteorológicos e altímetros, modernos rádios de comunicação, avançados sistemas de detecção de fogo a bordo e um novo rotor de causa que eleva o desempenho e a segurança.
Terra (EFE)/montedo.com

Tenente da FAB é acusado de agredir PM em casa noturna no RJ

Militares se envolvem em briga em casa noturna de Cabo Frio, RJ
Um soldado da PM foi agredido por um oficial da Aeronáutica na boate.
O soldado teve dois dentes quebrados e o maxilar fraturado.

Tenente da FAB é acusado de agredir PM (Reprodução G1)
Um soldado da Polícia Militar foi agredido por um oficial da Aeronáutica durante uma briga em uma casa noturna, no Boulevard Canal, área de bares e restaurantes de Cabo Frio, interior do Rio de Janeiro. O soldado da PM e o segundo-tenente da Aeronáutica estavam de folga. A confusão foi de madrugada quase no fim da festa.
O oficial da Aeronáutica estava com a namorada e um amigo que estava acompanhado de uma mulher. Segundo os depoimento, esta mulher já se relacionou com o policial. A discussão entre eles começou na parte externa e só terminou dentro da boate.
Policiais militares que estavam de plantão foram chamados por frequentadores da casa noturna. O soldado Leonardo Garcia Viana, de 28 anos foi para o IML fazer exame de corpo de delito. Ele teve dois dentes quebrados e o maxilar fraturado em duas partes. O segundo tenente Thalisson Carvalho do Carmo, de 25 anos, foi levado para a delegacia.
Segundo a Polícia Civil, o tenente da Aeronáutica deve responder por crime de lesão corporal.
O soldado da PM vai precisar passar por uma cirurgia. A produção do RJ Inter TV 1ª edição tentou falar com a direção da casa noturna Etílico, mas ninguém atendeu as ligações.
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informaou que o militar foi preso pela autoridade policial por lesão corporal grave e, em seguida, encaminhado à Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, onde se encontra até o momento. O militar será transferido ao III Comando Aéreo Regional, com sede no Rio de Janeiro, onde ficará a disposição da justiça.
O comandante da Polícia Militar na Região dos Lagos, coronel Gilmar Barros, disse que vai comunicar o caso a corregedoria da PM no estado e que a repartição vai decidir o que vai ser feito.
G1/montedo.com

Ágata VI: Amorim elogia integração entre as Forças Armadas

Avião hipersônico americano vai voar a seis vezes a velocidade do som

EUA preparam novo teste de avião militar hipersônico para 2013

Mary Slosson
Photo
O último de quatro protótipos de um avião militar não tripulado dos EUA projetado para voar a até seis vezes a velocidade do som deve ser testado no ano que vem, disse o gerente do programa na quarta-feira, meses depois da destruição de um dos modelos durante um teste.
O terceiro protótipo do Waverider, ou X-51A, se desmanchou sobre o Pacífico segundos depois do início do teste, em agosto. Oficiais da Força Aérea dos EUA disseram na época não saber se e quando o quarto avião iria decolar.
Resultados preliminares de uma investigação indicam que "uma questão aleatória de vibração" causou o acionamento precoce de um dos lemes do avião, provocando o acidente, disse a jornalistas numa teleconferência o gerente do programa X-51 no Laboratório de Pesquisas da Força Aérea, Charlie Brink.
"Não posso dizer conclusivamente que seja isso, mas está parecendo cada vez mais ser a causa", disse Brink, acrescentando que os investigadores rapidamente descartaram um defeito de software ou elétrico.
O Waverider foi projetado para voar a pelo menos seis vezes a velocidade do som, o que permitiria, por exemplo, fazer a viagem entre Nova York e Londres em menos de uma hora. Analistas dizem que os militares pretendem direcionar esse programa para o desenvolvimento de mísseis com ogivas não-nucleares, para poder alcançar qualquer lugar do mundo no prazo de uma hora.
Brink disse que a investigação sobre o terceiro protótipo deve estar concluída até meados de dezembro. "Já estamos preparando o quarto veículo para o voo. Estamos fazendo essas coisas paralelamente."
Ele afirmou que os engenheiros já estão modificando o último protótipo do X-51A, para que possa voar no primeiro semestre de 2013.
O avião se chama Waverider ("cavaleiro da onda") porque se sustenta no ar em parte por causa do impulso gerado pelas ondas de choque do seu próprio voo.
A divisão Phantom Works, da Boeing, projeta e monta os aparelhos, segundo os militares.Um dos quatro aviões fabricados voou por mais de três minutos a quase cinco vezes a velocidade do som, em 2010, segundo a Força Aérea. Os protótipos são feitos para caírem no final dos testes, e não são considerados recuperáveis.
O avião começa seu voo a bordo de um bombardeiro B-52, e depois usa uma turbina especial com ar comprimido, feita pela Pratt & Whitney Rocketdyne.
O custo da aeronave experimental não foi revelado, porque muitos detalhes do programa são sigilosos.
Reuters/montedo.com

25 de outubro de 2012

Italianos recuam na denúncia de corrupção contra Jobim



BRASIL ECONÔMICO/montedo.com

Na Itália, suspeitos falam em 'acerto' para Nelson Jobim favorecer venda de fragatas ao Brasil

Ex-ministro Jobim citado em escândalo na Itália
É o principal assunto na Itália o escândalo da venda de armamento ao Brasil e Panamá com uma “taxa de sucesso” paga a Claudio Scajola, ex-ministro de Desenvolvimento do governo Silvio Berlusconi, e a parlamentares. Paolo Pozzessereal, ex-diretor do grupo Finmeccanica, que vendeu 11 fragatas à Marinha do Brasil, está preso. Suspeitos citaram o nome de Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa de Lula.

Caça ao tesouro
Dois intermediários teriam sido “ponte” no Brasil e Itália com Jobim, mas a Procuradoria não acusa Nelson Jobim de receber a comissão.
Leia também:
Acerto
À Procuradoria da Itália, os tais suspeitos falaram em “acerto” para o ex-ministro Nelson Jobim favorecer a estatal na venda de 11 fragatas.

‘Privilegiado’
A Procuradoria de Nápoles cita 11% de comissão no negócio de € 550 milhões e que Claudio Scajola tinha “canal privilegiado” com Jobim.
Cláudio Humberto/montedo.com

Tenente da Marinha Brasileira ficou 22 dias em fragata argentina retida na África

Militar brasileiro em fragata argentina detida em Gana retorna a Buenos Aires
Segundo-tenente da Marinha ficou 22 dias em embarcação devido a reclamação de suposta dívida argentina na justiça internacional

Fragata Libertad
O segundo-tenente da Marinha, Lailton Souza Jorge, de 26 anos, desembarcou, na madrugada desta quinta-feira, na capital da Argentina, Buenos Aires, junto a outros 280 militares, em sua maioria argentinos, após passar 22 dias em uma embarcação da Marinha do país no porto de Tema, em Gana, na África. A fragata Libertad, de nacionalidade argentina, foi impedida, no último dia 2 de outubro, de deixar o porto africano porque a justiça local acatou o pedido de um fundo de investimentos que reclama uma suposta dívida da Argentina na justiça internacional.
Souza, o único brasileiro na tripulação, participava da 43ª Viagem de Instrução do navio, usado para a instrução de futuros oficiais e marinheiros. Segundo fontes do governo brasileiro, ainda não há confirmação se o militar, que é da Bahia, mas mora no Rio de Janeiro, permanecerá na capital argentina para a conclusão do curso naval que faria no navio do país vizinho. "É o que estamos analisando", disseram autoridades brasileiras à BBC Brasil.
Segundo o cronograma oficial, ele retornaria ao Brasil em janeiro do ano que vem. Como a questão envolve a Marinha e o governo vizinho, autoridades brasileiras estão tomando cuidado para não "afetar" a relação bilateral. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, os militares chegarão em um voo da Air France fretado pelo governo da presidente Cristina Kirchner.

Apreensão
Fragata Libetad retida em Gana (AFP)
No dia 2 de outubro, a fragata Libertad não pôde deixar o porto de Tema, em Gana, no oeste da África, depois de o governo local ter acatado o pedido do fundo de investimentos NML que exige o pagamento de títulos de dívida da Argentina na justiça internacional. O barco só poderia ser liberado a partir do pagamento de fiança de US$ 20 milhões (R$ 40 milhões), segundo informou a imprensa argentina.
A presidente Cristina Kirchner determinou que a embarcação fosse evacuada e que os militares voltassem para Buenos Aires. "Enquanto eu for presidente, podem ficar com a fragata, mas com a liberdade, a soberania e a dignidade deste país não vai ficar nenhum fundo de especuladores", disse a presidente na última segunda-feira, durante pronunciamento veiculado nas redes nacional de rádio e de televisão.
A declaração da presidente gerou polêmica no país. A fragata é considerada um "símbolo" da Argentina e opera há mais de 50 anos. Nas últimas horas, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Hector Timerman, participou de reuniões nas Nações Unidas, em Nova Iorque, para tentar a liberação da embarcação.
No entanto, a fragata continuava impedida de sair do porto, nesta quarta-feira, de acordo com a imprensa local. O governo argentino levaria a questão ao G20, a Unasul e ao Mercosul, segundo diplomatas do país vizinho. O analista de política do jornal Clarín, Eduardo van der Kooy, escreveu que a Argentina teria pedido ajuda ao Brasil para tentar costurar um acordo com Gana.
"Dois países, discretamente, mostraram disposição para colaborar. Chile quis emprestar um avião (para viagem de retorno dos militares) e o Brasil fez uma oferta similar. A via do Itamaraty ficou aberta para se tentar destravar o conflito com Gana, através de vias diplomáticas", publicou o jornalista.
No período em que a fragata Libertad esteve retida, uma comitiva com autoridades argentinas contou com apoio da diplomacia brasileira em Acra, capital de Gana, segundo fontes do governo brasileiro. A Argentina não possui representação diplomática no país. "Mas Cristina não deve esperar milagres da representação brasileira em Gana", escreveu o jornalista argentino.
De acordo com a imprensa local, enquanto esperavam a liberação da fragata, os militares "jogaram futebol" e "passearam pela região". Quando o governo argentino decidiu pela evacuação da fragata, eles saíram para comprar malas para voltar para Buenos Aires.
Além de argentinos e do brasileiro, integraram a viagem de estudo na embarcação militares chilenos, uruguaios, entre outros da América do Sul. Cerca de 40 oficiais e sub-oficiais permanecerão a bordo "cuidando" da fragata em Tema.
iG (BBC)/montedo.com

Operação Ágata VI encerra com 3,5 t de droga apreendidas

Militares apreendem 3,5t de drogas durante Operação Ágata VI
Além de suas próprias funções, os militares também prestaram ajuda à população fronteiriça com médicos

Os militares brasileiros que participaram de uma vasta operação realizada nas fronteiras do país com o Peru e a Bolívia, apreenderam um total de 3,5 toneladas de drogas, segundo um balanço final divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Defesa.
A "Operação Ágata VI", na qual participaram 7,5 soldados das três Forças Armadas do país - Exército, Marinha e Força Aérea - apreendeu 201 embarcações, 67 automóveis e mercadorias de contrabando no valor de R$ 2,1 milhões, afirmou o escritório em comunicado.
Nesta operação, emoldurada nos planos de defesa de fronteiras do governo brasileiro, foram utilizadas pela primeira vez duas unidades do Veículo Aéreo não-tripulado (VANT), desenvolvido pela empresa Aeroeletrônica, subsidiária da empresa israelense Elbit.
Além disso, estas operações de vigilância realizadas ao longo dos 4.126 km de fronteiras amazônicas com o Peru e Bolívia, contaram o apoio de caças-bombardeiros, helicópteros de combate, lanchas de patrulha e blindados.
Além de suas próprias funções, os militares também prestaram ajuda à população fronteiriça com médicos, que atenderam durante duas semanas 13.230 pessoas, das quais 2.630 receberam atendimento odontológico.
As autoridades do Peru e Bolívia foram informadas, previamente, sobre esta operação e convidadas a enviar observadores no marco dos planos de cooperação na fronteira que o Brasil mantém com ambos os países.
A operação foi parecida com uma realizada em agosto, no limites do país com o Uruguai, Argentina e Paraguai, na qual foram apreendidos 880kg de drogas, assim como 11.730kg de explosivos.
Segundo o Ministério da Defesa, a "Operação Ágata VI" foi a última deste ano e será seguida, em 2013, por "pelo menos outras três" da mesma competência, com o "objetivo de levar a presença do Estado brasileiro às fronteiras".
EXAME/montedo.com

Trote: STM condena soldados do Exército por 'chá de manta' em quartel de SP

Trote em quartel é condenado por maioria do Plenário

Três ex-militares do Exército foram condenados pelo Plenário do Superior Tribunal Militar a três meses de detenção por lesão corporal leve cometida durante um trote contra um soldado. O julgamento iniciado em agosto deste ano foi interrompido após o pedido de vista do ministro José Coêlho Ferreira e concluído na sessão dessa segunda-feira (22).
Segundo a denúncia do Ministério Público Militar (MPM), a vítima foi abordada por diversos militares que decidiram fazer um trote conhecido como “chá de manta” por ocasião do aniversário do soldado. O militar foi atingido com chutes e socos e chegou a desmaiar três vezes durante a agressão. De acordo com os depoimentos das testemunhas, o soldado gritava durante o trote que não iria suportar a violência.
Na primeira instância da Justiça Militar da União, a Auditoria de São Paulo absolveu os três soldados denunciados pela lesão corporal. O MPM entrou com o recurso no Superior Tribunal Militar pedindo a condenação dos envolvidos.

Retorno de vista
No retorno de vista, o ministro José Coêlho Ferreira defendeu que a absolvição deveria ser mantida, pois a denúncia não individualizou as ações de cada denunciado, o que impossibilitou a certeza sobre como cada um deles teria contribuído para o crime.
O ministro Coêlho também afirmou que não foi realizado o exame de corpo de delito, necessário para comprovar a natureza das agressões. Segundo o ministro, um dos peritos que atendeu a vítima concluiu que os desmaios poderiam ter sido provocados por uma condição neurológica e não havia como garantir com certeza que o trote os teria provocado.
No entanto, o relator do processo, ministro José Américo dos Santos, destacou que as provas testemunhais evidenciaram a violência da agressão e que um exame físico realizado três dias após o trote concluiu que as sequelas sofridas pela vítima não foram superficiais. Para o relator, ficou claro que o trote poderia ter resultado na morte do soldado.
A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator e os três ex-soldados do Exército foram condenados a três meses de detenção pelo crime de lesão corporal leve.
STM/montedo.com

Empresa israelense vence contrato de R$25 milhões com o Exército Brasileiro

Israelense Elbit vence contrato com Exército brasileiro
Empresa recebeu uma encomenda inicial de produção no valor de R$ 25 milhões do Exército para o fornecimento de estações de armamentos controladas remotamente
Soldados das Tropas Especiais do Exército Brasileiro
Divulgação/Exército Brasileiro
Tel Aviv - A empresa israelense de sistemas eletrônicos de defesa Elbit Systems informou que sua subsidiária brasileira, a Ares Aeroespacial, recebeu uma encomenda inicial de produção no valor de 25 milhões de reais do Exército para o fornecimento de estações de armamentos controladas remotamente.
As estações remotas serão fornecidas dentro de dois anos, disse a Elbit nesta quarta-feira.
Essas estações serão utilizadas em veículos blindados para transporte de tropas e em plataformas reforçadas que incluem veículos utilizados em combate, patrulhamento de fronteiras e missões de manutenção de paz.
Este é o segundo contrato vencido pela Elbit no Brasil em um mês, após uma encomenda de 15 milhões de dólares conquistada pela subsidiária para fornecer outros armamentos não tripulados.
Exame/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics