21 de janeiro de 2010

ADEUS!



"A morte traz dor e lágrimas. Neste caso, nos motiva a nos prepararmos para reverenciar a memória destes nossos heróis”, disse na tarde de hoje (21) o arcebispo do Exército, dom Osvino José Borth, durante a cerimônia em homenagem aos 18 militares mortos no terremoto que devastou o Haiti no último dia 12. Quando a Banda Militar executou o Hino Nacional, na Base Aérea de Brasília, familiares e amigos das vítimas do tremor de terra foram tomados pela emoção, a exemplo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Além de Lula, o vice-presidente José Alencar e os presidentes do Congresso Nacional, José Sarney, da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, participaram da cerimônia. A maioria dos ministros também esteve na solenidade.Os 18 caixões foram cobertos por bandeiras do Brasil durante a solenidade de entrega das honrarias póstumas aos militares. Grande parte das quase 200 pessoas que foram prestar as últimas homenagens aos soldados e oficiais mortos no Haiti vestiam roupas pretas. Outras usavam camisetas com fotos das vítimas do terremoto.
Celi França Zanin, mulher de João Eliseu Zanin, promovido post mortem a general, disse se orgulhar de seu marido, que havia ido ao Haiti pela primeira vez. “Ele foi com muita alegria para lá. Nos falamos quando ele chegou no Haiti. O último e-mail que ele me enviou foi às 16h47 do dia 12 [três minutos antes do terremoto].”
Assim como Celi, o tenente Geraldo Luiz Mário lembrou do sobrinho, o militar Bruno Ribeiro Mário, 26 anos, promovido post mortem a capitão do Exército, durante a solenidade. “O Bruno será sempre lembrado com um cara extremamente alegre e muito amado por todos. Ele cumpriu a sua missão e, com certeza, sempre iremos nos orgulhar dele.”
Antes da cerimônia oficial, os familiares e amigos tiveram um momento reservado para se despedir das vítimas do terremoto. Os corpos serão traslados por cinco aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para as cidades onde serão sepultados.
Edição: João Carlos Rodrigues
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics