18 de janeiro de 2010

HAITI: COMANDANTE DO EXÉRCITO DIZ QUE HÁ CONDIÇÕES DE DOBRAR O EFETIVO

General Enzo Martins Peri fez um balanço da situação das tropas brasileiras no Haiti

General Enzo Martins Peri fez um balanço da situação das tropas brasileiras no Haiti- Crédito: Wilson Dias / ABr / CP
General Enzo Martins Peri fez um balanço da situação das tropas brasileiras no Haiti
Crédito: Wilson Dias / ABr / CP
O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, fez um balanço da situação das tropas brasileiras no Haiti e garantiu que seria possível “dobrar o efetivo” no país, que hoje conta com 1266 militares brasileiros. A decisão, no entanto, cabe ao governo, e o pedido deve ser formalizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o general, mais de 10 mil militares já passaram pelo país caribenho. As tropas que seriam enviadas, portanto, já teriam conhecimento do território. Os que não tivessem, seriam treinados. O rodízio dos militares que atuavam no país já havia iniciado antes da tragédia e deve continuar ao longo desta semana. Os oficiais que estão lá atualmente não devem permanecer, a não ser que haja uma demanda especial.
 “O país precisa ser reconstruído”, afirmou Peri. Serão necessários efetivos com foco em saúde, engenharia e segurança. “Existem milhares de mortos que precisam ser sepultados”, disse. Outra questão relevante é a desobstrução das ruas. Houve um esforço para liberação das principais avenidas, mais ainda existem outras vias trancadas. Além disso, é preciso pensar onde os desabrigados voltarão a morar. “As demandas são em todas as áreas de infraestrutura”, completou.
Na tragédia, 16 militares morreram e dois estão desaparecidos. Os corpos devem chegar a Brasília nesta quarta-feira.
Fonte: Correio do Povo

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics