1 de outubro de 2011

PROJETO SOLDADO CIDADÃO QUALIFICA RECRUTAS EM MS

Projeto Soldado Cidadão realiza entrega dos certificados aos participantes
Foto: Divulgação
Nessa sexta-feira (30), o 47º Batalhão de Infantaria, Guerreiro Pantaneiro, realizou a formatura de entrega de certificados de conclusão de curso do Projeto Soldado Cidadão (PSC), na Guarnição de Coxim.
Dez militares do 47º Batalhão de Infantaria concluíram no dia 12 de julho deste ano, o Curso de Segurança Eletrônica de Instalações oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A solenidade, que foi presidida pelo Comandante do Guerreiro Pantaneiro, Tenente Coronel Vasconcelos, contou com a participação de Juliana Mendes Arruda, Supervisora pedagógica, e de Lucas Dias Golveia, Coordenador de Laboratório, ambos do Senai de Rio Verde.
O PSC é um programa que tem como objetivo proporcionar aos militares, prestes a serem licenciados do serviço ativo do Exército, cursos de capacitação profissional que possibilitam melhores perspectivas de ingresso no mercado de trabalho. Este projeto é resultado da parceria do Exército Brasileiro com instituições de ensino profissionalizante do Sistema "S" de formação profissional, Senai, Senac, Sebrae, Senar.
Além de aulas técnicas, teóricas e práticas, os militares aprendem assuntos relacionados ao empreendedorismo e conceitos sobre ética e cidadania em sua área de atuação.
O Projeto Soldado Cidadão promove transformações sociais profundas e impacta diretamente à sociedade de forma positiva, fortalecendo a estrutura socioeconômica a medida em que prepara o soldado para produzir depois da baixa. A primeira mudança ocorre nos próprios militares que, ao se desligarem do Exército, podem vislumbrar um futuro para si e para sua família, com possibilidade de emprego e geração de renda.
O PSC é uma iniciativa do Governo Federal, aplicado no Exército Brasileiro, que ocorre em todo o território nacional. Em Coxim o projeto conta com o apoio do Comandante do 47º BI, Tenente Coronel Sebastião Lopes de Vasconcelos Filho, que demonstra seu comprometimento com o projeto incentivando pesquisas que possam revelar quais as maiores necessidades da localidade, buscando oferecer cursos nas áreas onde ela mais precisa ou onde as oportunidades de sucesso são maiores. Outro fator importante sobre o projeto está no critério para a escolha dos soldados que vão receber o curso. O importante não é apenas qualificar, mas receber a oportunidade viável de produzir no mercado econômico. Para que isso aconteça ele tem que querer, tem de estar consciente sobre o valor do que lhe é oferecido. Por isso o merecimento, o nível de instrução, a disciplina e o comprometimento são fatores avaliados para decidir quais soldados realizarão o curso.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics