10 de agosto de 2011

EXÉRCITO REALIZA OPERAÇÃO DE GLO NO ENTORNO DO DF

Mais de 600 militares passam por treinamento
Comando do Planalto realiza exercícios para situações de controle de distúrbio, até o fim desta semana

RAFAEL CADENGUE
rcadengue@jornaldacomunidade.com.br 
Foto: Sandro Araújo - Militares realizam visitas, blitze e barreiras em cidade durante treinamento que será finalizado no dia 12 em cidade do Entorno
Teve início hoje um exercício militar em Santo Antônio do Descoberto (GO), promovido pelo Comando Militar do Planalto (CMP). A atividade tem o objetivo de realizar o treinamento de 650 militares em operações de Garantia da Lei e da Ordem, preparando-os para enfrentar condições de distúrbio da população. Serão trabalhados, até sexta-feira (12), exercícios de ocupação de pontos estratégicos e controle de distúrbios. Durante o exercício militar, a simulação das ações será feita com militares utilizando trajes civis.
Além disso, foi montada uma barreira na entrada da cidade. O major Humberto explicou que esse treinamento não visa apenas os próximos eventos que ocorrerão no País, como a Copa do mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, mas sim para preparar esses militares para proteger a capital de país, como em casos de manifestações civis. “A intenção desse treinamento é que os homens fiquei mais preparados para qualquer tipo de distúrbio. Serão realizadas visitas, blitze e conversas com civis para saber do que eles precisam. Esses 650 militares vão ficar espalhados pela cidade por 24 horas”, informou.
Para a população, a presença de membros do Exército Brasileiro nas ruas é bom para servir de exemplo para os jovens, mas a comunidade da cidade reclama da falta de segurança. “É importante para as crianças, que podem se espelhar nesses soldados. Mas (esse treinamento) não adianta muito, pois os verdadeiros bandidos estão soltos”, disse o comerciante Antônio Sirqueira, referindo-se às ações simuladas de conflito que vem sendo realizadas pelo CMP.

Apoio, grupamento a cavalo e viaturas
O treinamento conta com a utilização de carros blindados, viaturas mecanizadas e um grupamento a cavalo. Participam da atividade, ainda, os órgãos de segurança pública locais. Os militares que participarão do exercício são de Brasília, do Triângulo Mineiro e de Goiânia.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics