4 de outubro de 2011

LIVRO CONTA HISTÓRIA DO PRIMEIRO BLINDADO DO EXÉRCITO

Taller Comunicação e UFJF/Defesa lançam livro sobre o primeiro carro de combate do exército brasileiro
Carro de combate Renault FT-17 existente no acervo do MMCL (imagem: blog História Militar)
DOUGLAS CAVALLARI
Após editarem, no mês de abril, a primeira obra a retratar toda a trajetória do emprego e desenvolvimento de veículos blindados militares no Brasil, a Taller Comunicação e o pesquisador mineiro Expedito Carlos Stephani Bastos (coordenador do portal UFJF/Defesa - www.ecsbdefesa.com.br) reforçam a parceria e lançam seu segundo livro. O novo título resgata a história do carro de combate Renault FT-17, um pioneiro que marcou o Exército Brasileiro.
Em 56 páginas, estão reunidos os principais acontecimentos que envolveram a operação da viatura em território nacional, desde sua importação em 1921 até a desativação em 1942. A pesquisa é amparada por muitos documentos da época e dezenas de imagens históricas. Engloba desde o início do projeto, na França envolta pela Primeira Guerra Mundial, até as unidades preservadas atualmente em espaços militares e coleções civis do Brasil.
O livro Renault FT-17 - O Primeiro Carro de Combate do Exército Brasileiro também é o título que inicia a nova coleção Blindados no Brasil, criada para reunir uma série de estudos mais aprofundados sobre a história da tecnologia militar nacional. Em cada número, Expedito Bastos realizará a análise de um modelo de blindado que marcou época nas forças armadas brasileiras. A programação inicial prevê um lançamento por semestre.

Três Décadas de Pesquisas
Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros em sua área, principalmente sobre a evolução da tecnologia aplicada na defesa. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades, escolas e institutos militares. Também publica regularmente artigos sobre a evolução dos blindados nacionais, inclusive no estrangeiro.
A partir do seu vasto acervo pessoal, além das experiências e informações adquiridas no contato com integrantes das forças armadas, empresários, técnicos e engenheiros da indústria de material de defesa, em todo o mundo, o autor lançou em 2003 o portal UFJF/Defesa. Sob a sua coordenação até hoje, a página é uma referência em toda a América Latina. Reúne mais de 1.700 artigos e registra uma média mensal de 60 mil usuários.
Imagem: blogger-index.com

Taller Comunicação e UFJF/Defesa
O livro Renault FT-17 - O Primeiro Carro de Combate do Exército Brasileiro é a terceira publicação com o selo da Taller e a segunda produzida em parceria com o UFJF/Defesa. Em abril de 2011, foi lançado primeiro volume da obra Blindados no Brasil - Um Longo e Árduo Aprendizado, cuja sequência estará nas livrarias no início do próximo ano. Em 2009, a editora lançou a coleção Santos-Dumont, de próprio punho, reunindo as autobiografias do inventor.
A nova publicação, em formato 15x21cm, conta com capa colorida e dezenas de fotos e ilustrações, em cores e originais em preto e branco. Será vendida a R$ 33,00, com frete grátis nas compras diretas pelos e-mails liv...@taller-comunicacao.com ou liv...@ecsbdefesa.com.br. O título é encontrado ainda nas Livrarias Saraiva e Agência Look (Tel.: (11) 3256-0435 ). Os interessados podem “folhear” virtualmente páginas das duas obras no portal UFJF/Defesa.
O lançamento oficial do livro sobre o Renault FT-17 acontecerá no dia 11 de outubro, nas comemorações do 15º aniversário do Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires”, instalado na cidade de Santa Maria (RS). Na ocasião, a unidade militar apresentará o seu exemplar do pioneiro carro de combate francês, recém-restaurado. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail coms...@cibld.ensino.eb.br.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics