21 de dezembro de 2010

FAB RECEBE HELICÓPTEROS DA FRANÇA. DECISÃO SOBRE CAÇAS SÓ ANO QUE VEM.

FAB recebe 3 helicópteros militares de pacote comprado da França
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa Nelson Jobim recebem os primeiros helicópteros do modelo Super Congar EC-725
Foto: Agência Brasil
A Força Área Brasileira (FAB) recebeu nesta segunda-feira os três primeiros helicópteros militares do modelo Super Cougar EC-725, que fazem parte de um pacote de 50 aeronaves compradas junto à França.
Os helicópteros de transporte, fabricados pela companhia Eurocopter, foram entregues em cerimônia em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Defesa, Nelson Jobim.
O restante das aeronaves será fabricado até 2016 em uma fábarica da Helibrás, subsidiária da Eurocopter, na cidade mineira de Itajubá, detalhou Jobim.
O país investirá cerca de R$ 5,1 bilhões na aquisição e fabricação dos helicópteros, que serão utilizados por Exército, Marinha e a Aeronáutica.
O Super Cougar EC-725 tem capacidade para dois tripulantes, 29 soldados totalmente equipados e uma carga de 2.268 quilos e tem uma autonomia de voo de cinco horas, segundo dados oficiais.

Compa de caças para a Força Área Brasileira
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta segunda-feira que a decisão sobre a compra de aviões caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) só será tomada no primeiro semestre do ano que vem pela presidenta Dilma Rousseff.
"Não há mais tempo útil para que se possa tomar uma decisão desse tipo. Há uma promessa de que precisamos resolver o problema no primeiro semestre", afirmou o ministro, que permanecerá como titular da Defesa no próximo governo.
A disputa está entre o modelo Gripen, da empresa sueca Saab, o F-18, fabricado pela Boeing, dos Estados Unidos, e o caça francês Rafale, da Dassault, apontado como favorito. Para Jobim, a definição precisa ocorrer em breve, pois a FAB iniciará a desativação das aeronaves antigas nos próximos anos.
Agência Brasil

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics