17 de dezembro de 2010

HAITI: MULHERES NA MINUSTAH

Minoria na missão brasileira, mulheres atuam na retaguarda da crise no Haiti

Foto Leandro Prazeres
Foto Leandro Prazeres
Há cinco meses, a professora de francês Maria Cristina Santiago da Silveira, 43, tem um encontro marcado com seu marido todos os dias. Ela liga o computador, coloca os fones de ouvido e se prepara. O encontro é via internet. Maria Cristina, major do Exército, é uma das militares brasileiras na Missão das Nações Unidas de Estabilização do Haiti (Minustah). Entre blindados e fuzis, ela conta apenas com a tecnologia para matar a saudade de casa. Apesar de serem minoria, para elas, a missão longe de casa é a oportunidade de uma vida.
O Brasil tem em torno de dois mil militares no Haiti. Desse total, 14 são mulheres vindas de diferentes regiões do Brasil. Ao contrário dos homens, elas não atuam na “linha de frente”. São médicas, enfermeiras, tradutoras e engenheiras, mas com treinamento para manejar armamento pesado. “Nós tivemos um treinamento bem intenso. Se precisar, vamos saber o que fazer”, diz Maria Cristina, integrante da primeira turma de mulheres da história do Exército Brasileiro. “Antes da minha turma, de 1991, as mulheres só haviam participado do Exército durante a 2ª Guerra”, conta.
O comandante do 1º Batalhão Brasileiro (Brabatt 1), coronel Ronaldo Lundgren, explica que no Exército as mulheres fazem parte do quadro complementar de oficiais, responsáveis por atividades como a docência, engenharia e a área de saúde e que por isso elas dificilmente participam de missões mais arriscadas. “Isso é resultado da nossa própria estrutura. Elas vêm para cá como voluntárias para desempenhar funções semelhantes às que elas desempenham no Brasil”, afirma.
O coronel Lundgren reforça, contudo, que quando vão para missões externas as mulheres utilizam os mesmos equipamentos que os homens. “Elas vão armadas com fuzis, pistolas e todo o aparato dos homens. Elas são treinadas para se defender e defender a tropa”, diz o militar.
Maria Cristina era professora de francês do colégio militar de Juiz de Fora quando recebeu o convite para ir ao Haiti. “Fiquei muito feliz com o convite. Meu marido, que também é militar, me apoiou e eu vim. Essa é a oportunidade de uma vida”, diz. Hoje, ela trabalha como intérprete em missões de reconhecimento ou patrulha. Diz que, felizmente, não enfrentou nenhuma situação de perigo, mas ficou impressionada com a pobreza do país. “É uma coisa assustadora. A gente já havia sido preparada, mas não tem como não se sensibilizar com o que a gente vê. É triste ver tantas crianças brincando no meio do lixo”, desabafa Maria Cristina.
A capitão Rosiméri da Costa Aguiar, 41, também era professora, mas de inglês. Foi selecionada para a missão no Haiti e hoje trabalha em uma função chave. Ela é intérprete durante as reuniões do alto comando da Minustah, que envolve militares de diferentes continentes. Boa parte das informações mais sigilosas da missão passam por ela. “Nunca pensei que como professora eu poderia participar de um trabalho como esse. Minha família está com muito orgulho de mim”, conta Rosiméri.
E por falar em família, Maria Cristina conta que, apesar de sua ausência, não deixou de ter responsabilidades domésticas em sua casa, que ficou a mais de cinco mil quilômetros. “Como falo com meu marido todos os dias, eu acabo avisando para pagar o condomínio, ver como está a reforma do edifício em que moramos. Um dia desses, pedi para ele tirar foto da obra e me mandar via internet para eu ver. Isso não me incomoda”, afirma a major.
Rosiméri, por sua vez, usa a internet para matar a saudade da filha, de sete anos de idade, que ficou com o pai no Brasil. “A gente se fala sempre. Não fosse o Skype (programa de vídeo-conferência), seria muito difícil”, afirma.
UOL NOTÍCIAS, via MULHERES NO PODER

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics