1 de julho de 2011

SEIS MILITARES DO EXÉRCITO SÃO DENUNCIADOS POR FRAUDES NO IME

Fraudes no IME: 15 pessoas são denunciadas
A Procuradoria de Justiça Militar do Rio de Janeiro apresentou denúncia contra seis militares do Exército e nove civis pelo desvio de recursos públicos em licitações realizadas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Uma força-tarefa foi criada para investigar o caso depois que uma série de reportagens do GLOBO mostrou que as empresas envolvidas nas fraudes, ocorridas entre 2004 e 2005, pertenciam a laranjas ou a pessoas ligadas a militares da própria unidade .
O grupo montou um cartel para vencer as concorrências e abocanhar cifras milionárias. Segundo o Ministério Público Militar, o esquema gerou prejuízos aos cofres públicos de R$ 11 milhões. Os 15 envolvidos foram denunciados por peculato.
Em 2009, os procuradores receberam as primeiras informações anônimas relacionadas a irregularidades em processos licitatórios e a convênios entre o IME e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O MPM analisou 88 licitações, todas consideradas ilícitas.
As licitações analisadas tinham sempre a participação das mesmas oito empresas de dois empresários, assessorados por um contabilista. Os investigadores levantaram ainda que os empresários tinham uma relação antiga com um dos oficiais acusados e que já haviam fornecido bens e serviços ao IME, quando o militar era chefe do setor de materiais.
Segundo o MPM, a denúncia é referente a apenas uma parte das fraudes no IME. Outros quatro inquéritos ainda estão em andamento apurando denúncias semelhantes.
O GLOBO
Nota do editor:
Só para lembrar, esta é a foto da suposta sede de uma das empresas envolvidas:

Leia também:

CARTEL NO IME FRAUDAVA LICITAÇÕES


IME: EMPRESAS CONTRATADAS SÃO ILEGAIS, SEGUNDO O CREA

IME: MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR CRIA FORÇA-TAREFA PARA INVESTIGAR CARTEL



IME: MAJOR NEGA AUTORIA DO "E-MAIL BOMBA" MAS MPM PEDE SUA PRISÃO PREVENTIVA



Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics