14 de setembro de 2012

HAKA!

HAKA: homenagem militar dos companheiros no funeral de um soldado neo-zelandês morto em combate no Afeganistão.
A cerimonia é num quartel do Regimento de Infantaria da Nova Zelandia.

Haka é usado em toda a Nova Zelândia por muitos grupos sociais, não só os Maori (povo nativo de grandes tradições guerreiras), para demonstrar seus pensamentos coletivos. Há um haka para cada uma das ocasiões solenes ou populares, como este na Força de Defesa neozelandesa. O vídeo mostra os soldados de 2/1º Batalhão RNZIR realizando seu haka na própria Unidade, reconhecendo poderosamente a vida e os feitos de seus companheiros mortos. É também uma despedida emotiva pois sairão lentamente através do waharoa (o caminho de entrada esculpida) pela última vez. 

A solene lentidão do féretro, ao sair do quartel para o cemitério externo (no início e no fim do vídeo em anexo) é interrompida e contrastada pelo HAKA realizado vigorosamente por todos seus companheiros de farda. Não tem o aspecto de uma formatura simétrica, segue o gestual coletivo másculo, tipicamente da cultura guerreira dos Maori, e perpetuado nas Forças Armadas da Nova Zelândia( respeitadas no mundo inteiro pelo seu valor combatente, notadamente na II GM – África do Norte e Normandia –) como a homenagem maior a um militar morto com honra .
O Haka - às vezes chamado de dança-postura, também pode ser descrito como um canto com ações. Existem várias formas de haka, alguns com armas alguns sem, outras formas podem ser em 'estilo livre'. 
Haka é usado há séculos pelos Maoris (povo indígena da Nova Zelândia) para uma miríade de razões, para contestar ou expressar desafio ou desprezo, para demonstrar aprovação ou apreciação, para encorajar ou desencorajar, reconhecer talentos e conquistas, de acolher, de despedida, como uma expressão de felicidade, orgulho ou tristeza. Não há quase nenhuma ocasião inadequada para Haka, que é um gestual coletivo, e de gritos, externando fortes emoções e simbolismos de pensamentos e emoções. 
Dentro do contexto de uma ocasião, é claro que a emoção principal está sendo mais expressa. O Haka foi incorporado às tradições populares e oficiais da NZ. É algo culturalmente único e muito expressivo, como nessa ocasião de solenidade fúnebre militar.
Tradução: LSM.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics