5 de setembro de 2012

'Severinos': Exército vai transportar milho do Centro-Oeste para o RS

Grão verde-oliva
Exército vai trazer milho do Centro-Oeste para o Rio Grande do Sul
Operação de transporte de 400 mil toneladas de grão foi acertada entre os ministérios da Agricultura e da Defesa

Nestor Tipa Júnior*
Com dificuldade de conseguir frete para levar o milho excedente do Centro-Oeste para as regiões Sul e Nordeste, onde a seca comprometeu o abastecimento de insumos para aves e suínos, o Ministério da Agricultura decidiu pedir apoio ao Exército. No total, 400 mil toneladas deverão ser transportadas.
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, confirmou o acerto com o Ministério da Defesa para a operação após reunião do Comitê Estratégico do Agronegócio nesta terça-feira em São Paulo. Mas o ministério ainda não adiantou detalhes de como será feita a operação, pois depende de ajustes com a pasta da Defesa, que recebeu à tarde o pedido para o transporte de 400 mil toneladas do grão para as regiões Sul e Nordeste e iniciou o estudo logístico para atender ao pedido.
Um memorando com a listagem das origens e dos destinos já teria sido entregue, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) faria o ensacamento da carga, pois os caminhões do Exército não têm condições de transporte do grão a granel.
O presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, vê com cautela a medida. Quando presidente da Conab, realizou operações semelhantes para levar alimentos a zonas de risco de segurança e lembra que a ação é de alto custo.
– Acredito que tem um efeito mais psicológico do que prático – salienta.
A sugestão de representantes do setor é a realização de leilões de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) do milho para abastecer as regiões com carência do grão para utilização como insumo animal.
*Com agências de notícias

A EQUAÇÃO
Por que sobra milho no Centro-Oeste?
Os Estados produtores da região fazem duas safras de milho por ano. Como não enfrentaram problemas de clima, a região produziu 5,8 milhões de toneladas na primeira safra e 24,5 milhões na segunda safra, conforme números do último levantamento da Conab.

Por que falta milho no Rio Grande do Sul?
Com a seca que atingiu o Estado na safra 2011/2012, a redução em relação ao período anterior foi de 40%. A produção, conforme levantamento da Conab divulgado em agosto, fechou em 3,4 milhões de toneladas.
ZERO HORA/montedo.com

Comento:
Pensando bem, para quem já fez faxina em lixão e limpou cemitério, essa 'missão' é nobre. 
(hehehe)
Falando sério, cada vez mais o Exército se afasta da atividade fim para cumprir tarefas que não tem nada a ver com sua destinação constitucional. Enquanto nos quartéis os milicos apelam para o 'pow-pow' nos treinamentos por falta de munição, os altos coturnos continuam fazendo média com a classe política. E os 'severinos' tomando na cabeça.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics