21 de maio de 2011

FORÇAS ARMADAS VÃO COMBATER DESMATAMENTO NO MT

As Forças Armadas participarão no combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso, na etapa do bloqueio da comercialização de madeiras exploradas ilegalmente no Estado. A informação é do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ramiro Martins Costa. Desde hoje, o órgão monta estratégia de atuação.
A região mais crítica situa-se na região médio norte próximo ao município de Sinop. Até ontem, o Deter - sistema de detecção de desmatamento em tempo real usado pelo INPE - apontou 120 polígonos de grandes desmatamentos.
Além das 16 áreas embargadas pela Secretaria de Estado do meio Ambiente (Sema), o Ibama embargou mais 50, totalizando 19.455,24 hectares. Até às 18 horas de hoje, somente na região de Sinop, o Ibama havia embargado uma serraria, apreendido um barco, sete caminhões, oito motosserras, 40 máquinas pesadas (esteiras, tratores de grande porte, colheitadeiras) e 3.020,07 metros cúbicos de madeiras em tora.
Dois helicópteros e um avião bimotor estão sobrevoando a região entre as 6 horas e 18 horas durante toda a semana. O avião é equipado com monitoramento por agentes especializados em georeferenciamento.
UOL

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics