31 de maio de 2011

OPERAÇÃO DO EXÉRCITO TREINA DEFESA DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO MARANHÃO

SÃO LUÍS - A Reserva Batatã, onde ficam localizados 15 dos 800 poços da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Estação de Tratamento de Água do Sacavém, teve a segurança reforçada nos dias 25 e 26 de maio, em razão da realização da Operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO), do Exército Brasileiro.
O treinamento envolveu cerca de 300 militares do Exército, que permaneceram em forma de acantonamento, quartel militar temporário ou semi permanente. Nessa modalidade de acampamento eles utilizam as estruturas físicas como apoio e abrigo para a tropa, que participa de exercícios de adestramento em operações de GLO, dentre as quais, defesa de ponto sensível, patrulhamento motorizado e a pé, posto de bloqueio, controle de estrada, patrulhamento ostensivo de ruas e logradouros, abordagem de elementos suspeitos, controle de entrada e saída de veículos, busca e apreensão, além de desfile das tropas com armamento e veículos militares.
Os acantonamentos geralmente utilizam construções provisórias, especialmente adaptadas para esse fim, ou construções permanentes, públicas ou privadas, devendo ser devidamente adquiridas ou requisitadas previamente.
De acordo com o Encarregado da Segurança da Companhia, Raimundo Aires dos Santos, os militares utilizam frequentemente a área do setor de Tratamento de Água para esse tipo de treinamento. “É uma operação de rotina do Exército e que contribui para reforçar a segurança da reserva. A entrada de pessoas estranhas na área já é uma proibição e com a presença da corporação o local fica mais protegido ainda”, disse.
O capitão Ricardo Fabiano Lucion, do 24º Batalhão de Caçadores disse que o exercício é uma forma de adestrar a tropa em operação ‘tipo polícia’, missão que foge da rotina. “A Caema é um ponto estratégico para esse tipo de treinamento, assim como Usinas Hidrelétricas, Pontes, Hospitais, dentre outros”, afirmou.
O exercício previsto para as Operações está contido no Programa de Instrução Militar do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro e faz parte do Período de Adestramento Básico de Garantia da Lei e da Ordem, sendo executado na área da Reserva do Batatã sob a coordenação do Comando do 24º Batalhão de Caçadores.
O REPORTER

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics