26 de maio de 2011

FX-2: DASSAUL (RAFALE) PROMETE INVESTIR PESADO NO INTERIOR PAULISTA SE VENCER CONCORRÊNCIA

São Bernardo assina termo de cooperação com Consórcio Rafale
Grupo afirma investimento tecnológico na região caso a empresa francesa Dassault vença licitação do governo federal

Membros do Consórcio Rafale e da prefeitura de São Bernardo durante coletiva de imprensa. Foto: Natália Alves
LÍGIA VALEZI
Da Redação*
A Prefeitura de São Bernardo assinou, ontem (24), um termo de cooperação com o Consórcio Rafale, que prevê a desenvolver projetos tecnológicos da cidade. O Consórcio é formado pela companhia francesa Dassault, Snecma e Thales.
A assinatura do acordo ocorreu durante o seminário “As oportunidades do Consórcio Rafale para São Bernardo, ABCD e Brasil”, realizado no Teatro Senai, na cidade. A Dassault é uma das três empresas que disputa licitação do governo federal para fornecer novos caças à FAB (Força Aérea Brasileira).
Caso a empresa saia vitoriosa na licitação, o grupo diz que fará a transferência de tecnologia aeronáutica para a região, possibilitando a realização de novos negócios e o fortalecimento da produção local, além de outros planos para o desenvolvimento da cidade. “Os investimentos vão da aeronáutica até tecnologia de ponta”, declarou o cônsul da França em São Paulo, Stephane Maisset.
O prefeito Luiz Marinho afirmou que este acordo já é positivo para o município. “O compromisso do grupo Dassault de fazer investimento aqui estaria fortalecendo a cadeia produtiva local”, disse.
Durante o seminário, o grupo francês declarou a importância da cooperação entre o Consórcio e a região, para o desenvolvimento do município. Além disso, destacou que a educação será fortalecida, uma vez que serão necessários profissionais qualificados, como engenheiros, para pesquisas. “O programa de compensação trará efeitos a longo prazo”, disse o cônsul.
A empresa francesa também assinou termos de cooperação com universidades da região. O Centro Educacional Fei (Fundação Educacional Inaciana), a UFABC (Universidade Federal do ABC) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Bernardo firmaram acordos para intercâmbios e centros de pesquisas.
O seminário “As oportunidades do Consórcio Rafale para São Bernardo, ABCD e Brasil” continua nesta quarta-feira (25), a partir das 9h, na Pinacoteca Municipal de São Bernardo.

Licitação 
A multinacional Dassault disputa contrato para renovar a frota de 36 caças supersônicos da FAB com a empresa norte-americana Boeing, fabricante do caça FA-18, e a sueca Saab, fabricante do Gripen. De acordo com o prefeito Luiz Marinho, a presidente Dilma Rousseff deve declarar o vencedor do processo de licitação no início de 2012.
*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics