21 de maio de 2011

UNIDADE DO EXÉRCITO PROTEGERÁ RESERVA BIOLÓGICA NO RJ

Reserva Biológica de Guaratiba será protegida por 200 soldados do exército
Em 28 de abril foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Inea e o Centro Tecnológico do Exército - CTEx, definindo uma série de ações integradas de proteção ambiental da Reserva Biológica de Guaratiba - RBG e seu entorno. O CTEx é vizinho da Reserva e já vem colaborando historicamente em ações para a preservação desta Unidade de Conservação.
O Inea, na ocasião, se comprometeu em capacitar anualmente militares do CTEx dentro do programa de Guarda-Parques, promover o cercamento das áreas, instalar sinalização educativa ao longo dos trechos entre a RBG e o CTEx e elaborar, em conjunto com o CTEx, uma série de planos de proteção da unidade. Conforme o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, a Reserva já está recebendo cercamento completo, com mourões de concreto e arame farpado e sinalização, com 14 grandes placas, ao longo da Estrada de Barra de Guaratiba e da Avenida das Américas.
A Reserva Biológica de Guaratiba - RBG está hoje com 3.600 hectares e vão atuar no local 200 soldados do Exército como guarda-parques, um homem para cada 18 hectares, o que segundo informação do Inea deixará essa unidade de conservação a mais bem protegida do estado. Os militares concluíram nesta quinta-feira o treinamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) conforme previsto no termo de cooperação técnica. Além de combaterem focos de incêndio e pesca irregular, eles promoverão ações de educação ambiental e farão inspeções diárias para impedir invasões.
Com a construção do Túnel da Grota Funda, espera-se um crescimento acentuado da região de Guaratiba com possíveis tentativas de invasão na unidade. O Inea, entretanto manterá sua responsabilidade sobre a reserva de Guaratiba. Mas o Exército fará o trabalho de campo. Quando houver qualquer ocorrência, o Inea será chamado e assumirá o caso.
- Vamos ter condições excepcionais de fiscalização em Guaratiba. A pesca clandestina é um grande problema na unidade. Contaremos com uma nova embarcação e instalaremos cabos de aço para impedir a navegação de pesqueiros. Além disso, há o combate a incêndios, que geralmente vêm de fora da reserva, disse o montanhista André Ilha, diretor do Inea.
Em entrevista ao Jornal Extra, o capitão Tércio Brum, responsável pela área ambiental do Ctex, diz que não é possível dizer quanto será gasto no novo trabalho do Exército, uma vez que não haverá um orçamento novo ou diferente do custo de manutenção da unidade.
- Vamos estar sempre de prontidão. O militar sabe que pode ser acionado a qualquer hora. O Exército precisa de áreas para treinamento. Nossa preocupação é manter o bem público. Temos a tarefa de preservar o meio ambiente, disse Brum.
PORTAL GUARATIBA

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics