29 de maio de 2011

POLICIAIS AMAZONENSES SERÃO TREINADOS NO CIGS

Policiais do programa Ronda nos Bairros serão treinados pelo CIGS
A informação foi concedida pelo secretário de segurança pública do Amazonas, Zulmar Pimentel, em audiência pública na ALE/AM na manhã desta sexta, 27 de maio.
Os policiais militares que deverão ingressar no Programa Ronda nos Bairros, do Governo do Estado, serão submetidos a programas de treinamento por soldados do Centro de Instrução e Guerra na Selva (CIGS), sob coordenação do Comando Militar da Amazônia (CMA). A informação é do secretário de segurança pública do Amazonas, Zulmar Pimentel, que participou de audiência pública sobre violência na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) nesta sexta-feira (27).
Ainda não há, de acordo com o secretário, previsão para que os treinamentos sejam iniciados, nem o número total de policiais que serão submetidos às atividades com o Exército. Ele adiantou, porém, que uma primeira turma de 260 policiais já está pronta para o programa. “Ainda não temos as datas porque quem vai organizar as atividades é o próprio CIGS”, disse Zulmar Pimental, destacando que os policiais treinados pelo CIGS também devem atuar no interior do Estado.
O Programa Ronda nos Bairros, uma das principais promessas de campanha do atual governador Omar Aziz (PMN), deve ser implementado de forma mais concisa no segundo semestre deste ano, fato que voltou a ser lembrado pelo secretário. Além do treinamento, o secretário de segurança também disse que o Estado está em vias de fortalecer a Corregedoria das polícias.
“A depuração das instituições policiais é importante, mas como se faz? Isso se faz com Corregedoria forte. Precisamos fortalecer ainda mais a nossa Corregedoria, que já é forte, esté no nível de outras polícias no país, mas estamos na busca pelo fortalecimento e consolidação”, disse. Zulmar, que pertence aos quadros da Polícia Federal, disse ainda que a Secretaria de Segurança atua no sentido de permitir integração entre as forças.
“Temos integração com a polícia federal. Sou dos quadros da polícia federal. Sempre houve essa parecia e estamos também nos integrando agora com as Forças Armadas”, destacou, referindo-se ao treinamento anunciado com o CIGS.
D24am

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics