20 de junho de 2015

A Esquadra cansada: Wagner orienta Marinha a contratar navio civil para levar tropa ao Haiti

Jaques Wagner
Ministro da Defesa, Jaques Wagner

Roberto Lopes
Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa
O atual quadro de esgotamento dos meios da Marinha forçou o ministro da Defesa, Jaques Wagner, a, nesta quarta-feira (17.06), tomar uma decisão incomum: ordenar à Marinha a contratação de um navio de carga civil para transportar até o Caribe a tropa de 970 militares que tomará parte na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
Como a Organização das Nações Unidas (ONU) só financia um transporte anual de tropas brasileiras para o Haiti, e o Brasil faz dois envios por ano, os custos desta viagem terão que ser bancados pelo Ministério da Defesa.
Segue abaixo a portaria assinada pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner:

MINISTÉRIO DA DEFESA

PORTARIA N 1.350, DE 17 DE JUNHO DE 2015
Designa a Marinha do Brasil para conduzir a contratação do transporte de tropas para a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso I, do parágrafo único, do art. 87, da Constituição, de acordo com o disposto na Lei Complementar n.º 97/1999 e,
considerando que o Brasil, desde 2004 vem participando da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH), mediante o envio de tropas das três Forças Singulares, com o quantitativo atual aprovado em 970 militares;
considerando que a ONU será responsável por custear as despesas de transporte de tropa de apenas um rodízio anual;
Considerando que o Brasil manteve a realização de dois rodízios anuais de suas tropas, ficando assim encarregado de custear o transporte do 22º e 23º contingentes, com período de execução estimado entre 12 de novembro e 4 de dezembro;
considerando a indisponibilidade de meios orgânicos das Forças Singulares em quantitativos e capacidades suficientes para o transporte integral dos militares e do material necessário, no período supramencionado, bem como o elevado custo de suas manutenções, justificando a necessidade de contratação de aeronaves para a rotação da tropa brasileira, com esteio no inciso XXIX, do artigo 24, da Lei nº 8.666/93, uma vez que a contratação em questão não se encontra inserida no objeto da Lei nº 12.598/12;
considerando a experiência já adquirida pela estrutura de abastecimento da Marinha do Brasil na realização do transporte de material para a Missão de Paz no Líbano (UNIFIL), resolve:
Art. 1º Determinar que Marinha do Brasil realize todos os trâmites necessários para a contratação do transporte de 972 militares para e do Haiti, na forma do inciso XXIX, do artigo 24, da Lei nº 8.666/93.
Art. 2º Estabelecer que os recursos orçamentários necessários para efetivação da contratação mencionada no artigo anterior serão descentralizados por este Ministério, do programa 2057 – Política Externa (Defesa Nacional), ação 20X1 – Participação Brasileira em Missões de Paz.
Art. 3º Estabelecer que os requisitos, os dados e as demais informações para a correta definição do objeto a ser contratado, serão definidos e encaminhados como anexo desta Portaria.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
JAQUES WAGNER

NOTA DO EDITOR: o grifo no texto da portaria é de responsabilidade do Poder Naval.
Operação 'Amazônia Azul'2015 Rio de janeiro 06 de março de 2015 A Marinha do Brasil está realizando, desde o dia 1° até 6 de maio, a Operação Amazônia Azul 2015, desenvolvendo atividades de fiscalização nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. O Grupo Tarefa Sudeste, que coordena as ações nas áreas de responsabilidade do Comando do 1º Distrito Naval – área marítima do Rio de Janeiro e Espírito Santo – realizará atividades de Patrulha e Inspeção Naval, bem como ações de proteção aos navios mercantes, plataformas fixas e suas instalações. Durante a Operação, serão empregados dois Navios-Patrulha, um Rebocador de Alto Mar, um Aviso de Patrulha, além dos meios da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou exercício de retomada de plataforma na Bacia de Campos. Tal iniciativa visa manter e aprimorar a capacidade de pronta resposta no caso de tentativa ou efetiva invasão das plataformas de petróleo. Em paralelo, manteve as ações de Patrulha Naval e Inspeção Naval na região. Ricardo Pereira / FututraPress
Navio de desembarque-doca “Ceará”: em reparos desde o mês passado, quando sofreu uma pane a caminho do Haiti
PODER NAVAL/montedo.com

25 comentários:

Anônimo disse...

Kkkk...
que ponto o PT deixou as FFAA...
infelizmente eles conseguiram. ..
que venha o meio expediente!
2° Sgt /2002

Anônimo disse...

gostei do sorriso. mas quem será que esta na plateia? alugar um navio é um presente magnifico. quanta alegria.

Anônimo disse...

Abacaxi é doce e saboroso, mas tem uns espinhos na casca. Missão dada...

Anônimo disse...

Não sei por que este elemento está sorrindo. Teria algum motivo plausível para isso?

Anônimo disse...

Este é o melhor retrato do quanto as Forças Armadas do Brasil estão longe,muito ,mas muito longe mesmo de , sequer,imaginarem em uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.A Esquerda latino americana já está transformando nossa região no quintal dos chineses. Não bastou 1935 e 1964.Vai ser muito, mas muito mais difícil desta vez, pois os mesmos estão bilionários com dinheiro roubado do nosso país. Contudo,as pessoas que nunca acreditam no papo furado dos falsos comunistas estão esperando.Podem vir.

Fardado Indignado disse...

kkkkkkkkkkkk Eles irão contratar o Allures of the seas para levar os pés pretos ou vão alugar a Vital Brasil (barca antiga que fazia a travessia Rio x Niterói?) Que saudade dos batateiros que ficavam apinhados de navais vomitando mareados!! Uma Esquadra sem navio transporte de tropas! chegou a hora de apagar a luz! quem será o último a sair??? A música apropriada pra missão é: se a canoa não virar olê, olê olê eu chego lá!! Na II guerra mundial a Operação Dínamo resgatou de Dunquerque, norte da França, mais de 338 mil soldados aliados com todo e qualquer tipo de embarcação que pudesse atravessar o Canal da Mancha, Mais de 800 embarcações de todos os tipos e tonelagens foram usadas para retirar o exército britânico. Tudo que navegava era usado: grandes navios mercantes, cruzadores, caça-minas, lanchas torpedeiras, barcos-hospitais, rebocadores, lanchas pesqueiras, “ferry-boats”, iates e até veleiros. o que incluiu até barcos comerciais e pesqueiros, convocadas por ordem de Churchill as embarcações salvaram o exército britânico da aniquilação!
Quem sabe não seria a hora de convocarmos todas as nossas jangadas, canoas, voadeiras, chalanas, catraias e pedalinhos de lagoa para transportar a nossa tropa?

Anônimo disse...

Que tal terceirizar as escalas de SV TB?

Anônimo disse...

Sairia muito mais barato se alugassem as jangadas dos pescadores. As praias do Nordeste encontram centenas dessas embarcações, acredito que cada jangada pode levar 3 ou 4 pessoas, poderia até levar uns a mais, desde que revezem os acentos.
"Meu Deus, onde os petralhas deixaram nossa nação???
Pobre Brasil!!! Pobre Marinha, Exército e Aeronáutica.
(Pobre saude, escolas, segurança, povo (...). E a cada dia o desastre aumenta cada vez mais).
MALDITOS PETRALHAS, CAIAM FORA!!!

Anônimo disse...

18 Jun 15 => STF reconhece ampliação de reajuste de 28,86%

http://blogs.odia.ig.com.br/coluna-do-servidor/author/ahorto/

Anônimo disse...

Atualização 20/06/15 => Deputados Federais da PM, BM, PF ... ( Nas votações de nosso interesse ....)

* Cadê a Bancada das FFAA ???

- Alberto Fraga (DEM-DF) - Cel PM-DF
- Capitão Augusto (PR-SP) - PM-SP
- Cabo Daciolo ( Sem partido ) - BM-RJ
- Izalci (PSDB-DF) - Ex ten R2 do EB
- Tenente Lúcio (PSB-MG) Ex Ten R2 do 36º BIMtz
- Jair Bolsonaro (PP-RJ) Cap R1 EB
- Capitão Fábio Abreu (PTB-PI) Cap PM-PI
- Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) - PF
- Cabo Sabino (PR-CE) Cb PM-CE
- Subtenente Gonzaga (PDT-MG) PM-MG
- Major Olimpio (PDT-SP) - PM-SP

( Divulgue. Abra mentes atrofiadas. )

Anônimo disse...

Essa risada que ele deu foi quando ele viu quanto ganha um praça nas forças armadas !! É de dar risada mesmo !!! KKK

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, aonde isto vai parar. O Brasil está afundando, será que ninguém ver isto? Temos que fazer alguma coisa.Nosso país é muito querido lá fora, não podemos perder este prestígio. Vamos acordar pessoal , pois se não fizermos nada agora , refletirá na vida de nossos filhos, netos, etc. Brasil acima de tudo!!!!

Anônimo disse...

Imaginem um pais desse envolvido em um conflito!

Anônimo disse...

estamos de olho! qual será a empresa contratada?????

Ten Reis disse...

Anônimo de 20 de junho de 2015 15:45, militar das FAs é sem-vergonha, quando a Kelma aparece todo mundo dá o maior IBOPE para ela, defendem esbravejam e por ai vai, mas na hora do voto...

Anônimo disse...

KKKKKK, uma das maiores piadas que já ouvi por aqui, isso não pode ser sério! pode terceirizar tudo, inclusive os demagogos comandantes das FA.Classe desunida é isso aí!!!

Anônimo disse...

Oba beleza que aluguem um transatlantico ou qualquer canoa que com certeza é mais confortável que qualquer navio da MB, sem falar que a tropa vai de boa, como diz na giria vai de camarote.

Anônimo disse...

Vamos para a guerra de táxi. ( Sei que isso não é uma novidade, mas não é uma tática e sim uma necessidade) Só rindo para não chorar. Viva o Brasil do PT.

Anônimo disse...

Militar, atenção as matérias dos dias 18 e 19 de Jun 15, acesse ...

http://blogs.odia.ig.com.br/coluna-do-servidor/author/ahorto/

Anônimo disse...

Ele tá rindo da cara dos militares e pensando: eu odeio vcs e sou seu chefe e sabe o que vcs podem fazer? NADA! E sabe porque? Porque seus comandantes são subservientes e estão na nossa mão. Vcs vão ter que me engolir e a seco....kkk

Anônimo disse...

A seco não! Com uisque e água de coco e alguns canapés. Por favor apaguem a luz, se já não foi apagada por falta de pagamento. E vida que segue.

Anônimo disse...

Boa tarde

Isso ta me cheirando mais uma fraude ..kkkkk vão alugar navios por algum trocados e o restante...fica na cueca.... tenho pena do povo brasileiro que vota nestes imcompetentes.

Anônimo disse...

Tem ar de corrupção,

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Parece armação para dar algum troco ao Paulo Roberto Costa - para que pare de delatar a cumpanherada - alugando algum dos seus petroleiros que devem estar parados devido ao foguetório do Petrolão!

Anônimo disse...

What ??????

hohoho !!!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics