24 de junho de 2015

Comandante do Exército argentino renuncia após ser vinculado à ditadura

Resultado de imagem para césar milani
César Milani foi designado para o cargo em 2013, mas acusações de crimes contra a humanidade só surgiram depois

O chefe do Exército argentino, general César Milani, pediu nesta terça-feira sua passagem à reserva, após denúncias de seu envolvimento em crimes durante a última ditadura no país (1976-83). O pedido de forma irrevogável foi motivado por "razões estritamente pessoais", revela um comunicado do Exército divulgado no site do governo.
A presidente Cristina Kirchner já nomeou o general Ricardo Cundom para o lugar de Milani, de acordo com o Ministério da Defesa. Milani ocupava a chefia do Exército desde 3 de julho de 2013, quando foi designado após a análise de sua folha de serviço não revelar qualquer vínculo com a ditadura. Após sua designação, porém, o general Milani foi acusado de envolvimento em crimes contra a humanidade cometidos depois de sua saída do Colégio Militar, em dezembro de 1975.
A promotoria de Tucumán pediu que Milani fosse ouvido no caso do desaparecimento do soldado Alfredo Ledo, em 17 de junho de 1976, baseado em denúncias de seus familiares. Na ocasião, Milani era um jovem oficial e estava encarregado do translado de Ledo da província de La Rioja para a vizinha Tucumán, onde o soldado teria desertado e desaparecido. Milani também está vinculado à privação ilegítima de liberdade em La Rioja do ex-preso político Ramón Alfredo Olivera.
A política de direitos humanos e o julgamento de acusados de crimes contra a humanidade foi um dos pilares das administrações do finado presidente Néstor Kirchner (2003/2007) e de sua mulher e sucessora, Cristina Kirchner, cujo mandato termina em dezembro.
CORREIO do POVO/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics