12 de abril de 2015

Militares do Exército: quarenta anos de perdas!

Esta postagem é de 16 de dezembro de 2013. Quinze meses e duas parcelas de reajuste carcomidas pela inflação depois, a situação salarial dos militares segue ladeira abaixo.
Já passou da hora de exigir do governo a criação de uma política remuneratória que não sujeite os integrantes da instituição com maior credibilidade do País aos bons ventos da economia e aos humores dos governantes de plantão. 
As Forças Armadas merecem respeito e valorização. Com a palavra, os Comandantes.

Roberto Alves, o incansável 'Chapa Quente', fez este levantamento detalhado das perdas de direitos, vantagens e vencimentos dos militares nos últimos quarenta anos. 

Todas as perdas dos militares do eb nos últimos 40 anos from Ricardo Montedo


Nota do editor
Só para esclarecer alguns desinformados, o Capitão Roberto Alves há muito tempo executa um trabalho incansável, de divulgação das questões da caserna. O 'Chapa Quente' só foi para a reserva em janeiro deste ano e, na ativa,  nunca fez o tipo 'Leão de Alojamento', a exemplo de alguns comentaristas do blog. 
Só para citar dois exemplos, lembro que o levantamento acima roda a internet já há alguns anos, assim como a estatística de licenciamento de oficiais do Exército.

45 comentários:

Anônimo disse...

Considera-se para as turmas da ESSA de 96 em diante o aumento do interstício;
Turmas 99, 00 e 01 a regionalização;
Pagamento de auxílios como o natalidade por exemplo baseado nos soldos.

Anônimo disse...

Todos estão satisfeitos e confiantes nos comandantes. Basta dizer que não últimas convocações para protestos, praticamente, ninguém compareceu.

Anônimo disse...

Caramba! E Ninguém colocou freio nisso.- Caros Comandantes ou qualquer auxiliar próximo e que ler este Blog, por favor, façam alguma coisa, isso não pode continuar estamos caminhando a beira do abismo, o que lemos é que em 40 anos não se pode esperar nada de ninguém a não ser dos Comandantes.E quem pensava só nos 28,6,medida provisoria do mal e observamos aqui nestas perdas que têm muito mais para ser devolvido e revisto e isso apenas uma "canetada" da Sra. Presidente basta. Falem por sua tropa Comandantes. É o clamor da tropa.
Selva Brasil !

Rogério - JF disse...

Eu particularmente não tive a honra de conhecer o Cap QAO Roberto Alves, mas pelo que vejo, esse é um daqueles camarada que dignifica e honra as calças que veste e faz a gente acreditar que há gente do bem ainda nesse pedaço de chão. É uma pena que exista só um chapa quente.
Montanha - Brasil!!!!!!

Anônimo disse...

POR QUE QUE O PESSOAL DA RESERVA NÃO ORGANIZA UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO NACIONAL? POR QUE QUE NÓS DA ATIVA NÃO AJUDAMOS EM ESPÉCIE O PESSOAL DA RESERVA PARA ORGANIZAR A TAL MANIFESTAÇÃO? DESUNIÃO! EIS A QUESTÃO, UMA CLASSE DESUNIDA COMO A NOSSA É FÁCIL DE SE DESTRUIR. È INCRÍVEL, PASSAMOS A VIDA TODA NA CASERNA BOLANDO ESTRATÉGIAS PARA NOS LIVRAR DO INIMIGO E NÃO APRENDEMOS NADA PARA O COTIDIANO.

Anônimo disse...

Sou capitão do exército e penso que realmente estamos sendo prejudicados ao longo dos anos, fora aquelas situações imorais mas previstas em legislação, como auxílio natalidade diferente, de acordo com o posto, etc.

Anônimo disse...

...Srs fiquem tranquilos, que logo logo ...VAI SER PUBLICADO NO BE...
EQUIPE DE ESTUDO PARA ACOMPANHAMENTO DAS PERDAS SALARIAIS DO MILITARES DO EXERCITO NOS ULTIMOS 40 ANOS E TAMBÉM PARA OS PRÓXIMOS 100(Cmt Exército será à época ENZO PERI (VAMPIRO) ANOS, O ESTUDO TEM EM VISTA A GRANDIOSA VALORIZAÇÃO DO MATERIAL HUMANO DA FORÇA TERRESTRE FA FORÇA TERRESTE

FRANCAMENTE

Anônimo disse...

Nós temos que ir á luta para recuperarmos algumas perdas e isso só depende da gente. Confiar nos políticos e nos comandantes não passa de uma atitude de comodismo e conformismo. Hoje pela internet podemos desencadear manifestos e podemos nos unir através dela, mas para isso precisamos de mudar o pensamento da família militar e do militar. É questão de cultura, precisamos quebrar a cultura do medo de se manifestar e de se exibir. Para que a sociedade nos perceba é preciso expormos a nossa realidade e disso temos medo.

Anônimo disse...

amigos, certa vez, durante uma ida a um QG Regional, reclamei do salario e do excesso de escalas de serviço, foi como tivesse lepra, todos se afastaram, fiquei só, um QCO se aproximou, disse que viera de praça e me disse baixinho: fui sgt por 11 anos, não espere nada, eles gostam da subserviencia, lute por voce sua familia, aqui não vai para lugar nenhum. Aceitei o conselho e repito para os abnegados. Não vale pena gastar energia com quem não a merece.

Anônimo disse...

Trabalhei e tive a honra de conhecer o chapa quente quando estava na ativa, era do mesmo jeito, esse camarada é um dos melhores militares de todo universo, esta sempre pensando no próximo, sei que foi injustiçado na OM onde trabalhamos, caro Robertão o único mal dele é ser torcer para o time do São Paulo porque o resto é nota 1000.
Grande abraço por trás. rsrsrsrs

Anônimo disse...

Faltou ainda:
- escala de sindicancia....
- diminuição do efetivo....
- escala de serviço absurda....
- imposto de renda. ....
- Fusex de mal a pior...
- CHAQAO....etc

Anônimo disse...

Vejo muitos colegas meus desanimados e desmotivados com a carreira,mas não se conscientizam politicamente sobre a nossa situação. Muitos dizem que vão votar em Dilma de novo porque o Aécio é do PSDB. Isso significa se a presidanta ganhar tudo vai continuar como está ou ainda piorar de vez ou seja ela vai consolidar de vez o seu revanchismo barato contra nós militares.

Anônimo disse...

A culpa é nossa...Quem tem medo de lutar não pode reclamar."A PALAVRA TROPA"

Corneteiro Lopes disse...

Oh e agora quem poderá nos defender ? só mesmo o Chapolim Colorado, continuemos a nos acovardarmos, e chorar na barra da saia de nossas esposas

Rogério Gomes - 1º Sgt disse...

Os Governantes impõe aos militares a síndrome de hiena, isto é, que temos que viver na lama comendo carniça e com os dentes arreganhados. Bem feito para nós, pois somos um bando de frouxos e mal organizados.

Anônimo disse...

SOMOS ORGANIZADOS DENTRO DOS QUARTÉIS ,MAS FORA DELE SOMOS INCAPAZES DE ORGANIZAR UMA PASSEATA PACÍFICA. SOMOS EXIGENTES DENTRO DOS QUARTÉIS PARA FAZER CUMPRIR OS REGULAMENTOS E AS ORDENS QUE NOS SÃO DADAS, MAS FORA DELE SOMOS INCAPAZES DE COBRAR DO GOVERNO O CUMPRIMENTO DA LEI E DA CONSTITUIÇÃO. SOMOS UNS LEÕES COM OS OS NOSSOS SUBORDINADOS DENTRO DOS CASERNA,MAS FORA DELA COM OS POLÍTICOS E OS NOSSOS COMANDANTES NÃO PASSAMOS DE UM GATINHO. SOMOS MESTRES EM DOUTRINA MILITAR, MAS NÃO SABEMOS NADA DE POLÍTICA.

Anônimo disse...

Deixem de ser iludidos. Tenho um camarada no CPEx que disse que estão prontos para pagar a diferença dos 28,86% a qualquer tempo, mas a ordem para romper a LP nunca vem. No QG alguém está preocupado com vencimentos da tropa? Os caras ganham dinheiro de várias frentes, e gastam pouco (até ônibus levando do PNR para o QG eles têm), tanto que os Cmt só saem do cargo mortos... militar só perde e fica quietinho... vai tirar um direito de outra categoria de servidor para ver o estardalhaço... e digo mais: sabe pq a Dilma não aumentou o tempo de serviço para 35 anos? Pq técnicos do MPOG verificaram que essa mudança seria mais cara do que deixar tudo como está... se dependesse da vontade dos nossos "camaradas" de Brasília a gente tava F...ou seja, preparem-se para o pior sempre nas FFAA quando se trata de vencimentos. Ficou famoso o dizer do Brigadeiro Saito (que está há quase uma década no poder na FAB) de que "militar não precisa de vencimento, precisa de medalha". Isto ilustra claramente a "preocupação" do Alto Comando com os soldos (quando é o da tropa, não o deles, lógico).

Anônimo disse...

Esqueceu o chapa de dizer que os vencimentos em missões no exterior compondo tropa foram reduzidos em relação aos vencimentos de adidos e outros burocratas. O militar que passa risco real de vida numa missão de tropa ganha menos do que um burocrata numa embaixada ou fazendo curso-prêmio ou excursão no exterior.

Anônimo disse...

Nos últimos 40 anos, entenda-se inclusive durante o governo militar, então não é só os políticos que tentam nos sacanear...

Anônimo disse...

O negócio é, em 2014 ano da reeleição da presidanta, a gente fazer uma grande caravana formada por esposas de militares, militares da reserva e pensionistas e rumar para Brasília para protestar contra os baixos soldos e reivindicar que seja votada a MP do Mal. Os militares da ativa podem ajudar doando R$ 10,00 cada um para podermos organizarmos a tal passeata. Precisamos nos unir, pois se nada fizermos nada também vai mudar.

Anônimo disse...

OS CARAS QUEREM O QUÊ TAMBÉM COM ESSES GOVERNOS DE ESQUERDA QUE AÍ ESTÃO?IDEOLOGICAMENTE NÓS SOMOS OS INIMIGOS A SEREM COMBATIDOS, PORTANTO NÓS SÓ VAMOS CONTINUAR AFUNDANDO, ATÉ NOS TORNARMOS UM EXÉRCITO TIPO DO PARAGUAI OU DA BOLÍVIA. PRECISAMOS MAIS DO QUE NUNCA DE UM GOVERNO CONSERVADOR,CHEGA DE ESQUERDA CAVIAR EM BRASÍLIA.

Anônimo disse...

Eu não me comovo mais com os nossos problemas. Durante toda a minha carreira (19 anos) vi que sempre tinha uma meia dúzia de militares do comando que ganhavam 'um por fora' através das licitações, venda de sucatas, químicas etc. Quem é da caserna sabe muito bem do que estou falando.
Hoje o meu lema é: 'se eu não meto a mão, então eu meto o pé!'. Isso mesmo, me esquivo do expediente o quanto eu puder (pago serviço, pago exame de contracheque, pago sindicância, só não simulo doença) mas sem ficar fora da escala, pois já achei uma maneira de ganhar dinheiro fora do quartel - não é com babaquices de pirâmides, é com trabalho de verdade - chego a dobrar o meu salário de militar.
Sugiro aos companheiros que façam o mesmo, pois ficar tomando cafezinho e reclamando da vida enquanto se navega na internet para ver notícias sobre futebol não vai levar a nenhuma melhoria nas condições de vida. Não dependam de terceiros (Comandantes e Políticos) para melhorarem de vida, pois estes "terceiros" estão se lixando para os que estão na base da 'pirâmide'.

Anônimo disse...

Caro Montedo, desculpe colocar um link aqui no seu blog, mas se é para um bem maior...

http://www.militar.com.br/blog27150-A-derrubada-da-MP-do-MAL#.UrBQOnNDtBs

Saiba que coloquei o link do seu blog lá também, mas vejo a necessidade de ampla explanação do assunto carreira militar, valorização e reajuste no âmbito dos nossos companheiros.

2º Sgt Hugo Leonardo da Cunha

Anônimo disse...

Nossos próprios comandantes nos ferrando desde la atras até hoje.Desculpa meus amigos mas não vejo mais futuro para as FFAA daqui em diante já pensava nisso a muito tempo mas de um tempo pra ca não tem como ver futuro para as FFAA. Porque ai fica difícil de um lado os políticos nos ferra de outro os comandantes mais bisonhos que já conheci nos ferra também hora como ver futuro deste modo não tem como pó.Tenho pena de quem ta entrando para FFAA não sabe a cagada que ta fazendo ta achando o salario e estabilidade financeira a vai negão vai se ferra até ir para a reserva ou fazer outro concurso com rendimento melhores.

Anônimo disse...

A barca só fazendo água !!!!!
É o salve-se quem puder, pois não temos representantes.

insequapavel disse...

Curiosamente, quem mais nos prejudicou foram os "nossos": em Janeiro/80, meus vencimentos, como 3º. Sgt (Cr$ 17.000,00) equivaliam a 17 Salários-Mínimos. Nos 4 anos seguintes, enquanto o SMº. era reajustado em 90%, o nosso era em 30%. Em agosto/84 eu recebia o líquido equivalente a 1,35 SM. Sarney (86-89) nos deu direito ao Auxílio-Natalino (13º.), Adicional de Férias (1/3), possibilidade de "vender" parte das férias (10 dias = 20% SA remuneração). Collor (tão malvisto por nós, por influência da REDE GROUBO) outorgou nova LRM, melhorando nossa situação. FERNANDO HITLER CACHORRO acabou com a GTEMP, com a Lei da Praia (proventos = 1 posto acima), unificou as indenizações, prejudicando os militares compulsados a pagar PJ (+/- 12% do EV), desvinculou os Of Gen do restante da tropa, sucateou as FA e ainda nos humilhou, colocando-nos sob comando de seus compinchas, e NÓS ACEITAMOS CALADOS. Por incrível que pareça, durante todo o meu tempo de caserna, só quem nos deu algum reajuste, ainda que insignificante, foram os "malditos" SARNEY, COLLOR, LULA E DILMA. NINGUÉM RECLAMOU A HORA CERTA. AGORA É TARDE!

Anônimo disse...

Pessoal, não esta mais na hora de chorar, existem coisas mais importante a resolver e este problema se chama incapacidade de governos, candidatos a governo e estado inoperante, por conseguinte forças armadas inoperantes...é necessário a reação das armas para criar condições para a escolha de um novo presidente. A atual conjuntura só levara o Brasil para o caos: http://www.youtube.com/watch?v=XM5ckvj9hm4
O Brasil esta sendo partilhado e o pessoal briga por migalhas. so sidinei

Anônimo disse...

Enquanto isso meu Cmt de OM está preocupado com a temporada hípica....

Anônimo disse...

A sacanagem está dentro do quartel. Como deixaram acontecer tudo isto.?

Anônimo disse...

O último apague a luz e feche as portas! Esperem pelos 35 anos, previdência comum, e salário mínimo! Enquanto nossos chefes estiverem submissos atrás de Boquinhas será isso que ira acontecer! Não servimos para nada mesmo!

Anônimo disse...

Mobilização é a solução, temos o exemplo dos nossos amigos portugueses, apesar de todas as perdas que vem sofrendo, existem associações representativas dos sgt e of que são chamadas a participar das decisões relativas aos interesses dos militares junto ao governo. Temos que conseguir isso aqui tbm, mas vai ser doloroso, pois temos muitos inimigos dentro das próprias forças, vejam o exemplo da apeb, mas toda luta é dolorosa, só precisamos iniciar o combate e nos manter na ação até alcançarmos os objetivos.

Anônimo disse...

Sinceramente, a nossa classe anda mais desunida do que nunca, a perspectiva é que realmente piore.
Entra governo e sai governo e as politicas tidas para as minorias que na realidade são uma cortina de fumaça para que os chefes consigam encher seus bolsos a fim de patrocinar uma "ditadura comunista", me fazem crer que o futuro das forças armadas será o de guardinhas de praças e prédios públicos, convém lembrar que o maior inimigo do milico é o "IVO", BOM DOMINGO PARA REFLEXÃO A TODOS.

Anônimo disse...

Da onde que vocês acham que foi tirado dinheiro para comprar os novos caças da FAB, Viaturas novas para o exército e construção de novas Organizações Militares? De todos os direitos trabalhistas suprimidos e das legislações elencadas na matéria. Portanto vejo não só culpa dos governantes, mas literalmente do Comando da Forças Armadas.

Anônimo disse...

Toda vez que vejo um pneu novo para uma viatura militar comprado pela minha OM, vejo os meus direitos trabalhistas suprimidos rodando no asfalto. Acham que me enganam!

Anônimo disse...

=> Reajuste e votação da MP do Mal ( A nefasta LRM ) já !!!!!

A meta agora é falarmos sobre o reajuste, senão nos mobilizarmos por e-mails, face, redes sociais, comentarmos, reclamarmos nos Blogs, os nossos chefes com a mania de dar exemplo, vão se mexer lá pelo fim do ano e o reajuste como sempre será concedido 6 meses depois, pois nunca é retroativo para nós. Para outras categorias sim e em uma única parcela. Se mexa mermão !!!! Quem quebrou o país foram eles, os políticos. E eu com isso !!!!

Anônimo disse...

Acesse e fale com os Deputados ...

http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco/fale-com-o-deputado/

Peça a votação da MP do Mal ( LRM ) e outros assuntos de interesse da caserna.

=> Sugira que ele convoque os Cmt militares para explicarem a situação salarial da tropa, moradia, etc ...

Mande para os seus contatos essa sugestão.

Vamos nos mexer !!!!!

Anônimo disse...

Servi com o e tive a honra de conhecer o Cap RA (chapa quente), em Natal,quando estava na ativa, era do mesmo jeito, esse amigo é um dos melhores militares que já conheci, esta sempre pensando no próximo.
Grande abraço.
saudações flamenguistas.

Anônimo disse...

VAMOS PARAR DE BABAQUICE E ENCARAR A REALIDADE, O GOVERNO NÃO É NOSSO INIMIGO, O INIMIGO É INTERNO. A CULPA PELOS VENCIMENTOS BAIXOS, TABELA DE TRANSF QUE NÃO É ATUALIZADA DESDE 1993, FALTA DE AUXILIO MORADIA ETC ETC ETC, É DOS NOSSOS "CHEFES", SIM CHEFES O EB ESTÁ CHEIO DELES, NÃO TEMOS LIDERES E SIM UM BANDO DE ALIENADOS QUE VIVEM VIAJANDO DENTRO DE QUARTÉIS RODEADOS DE UM BANDO DE PUXA-SACOS CARREIRISTAS QUE ACHAM QUE TUDO ESTA MUITO BOM.

Anônimo disse...

Boa noite a todos!
Em geral tudo que foi e está sendo dito é verdade, a atual situação do Exército Brasileiro é caótica, com todo o respeito, não temos nenhuma condição de conquistar e manter uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU.
A situação do material nada melhorou, teve uma pequena melhora nas ilhas de excelência da Força, continuamos sem munição para exercícios de tiros, sem combustível, com FAL velho, instalações arcaica, sem alimentação decente, etc.
Com relação ao material humano, a situação só piorou e piora a cada dia, salário altamente defasado e com tendência de piora dada a situação econômica do país, vislumbra-se grandes dificuldades na negociação de futuras reposições.
Ainda falando do elemento humano, hoje quase não se vê 3º Sargento nas OM e quando se vê é aquele que está na caserna somente como trampolim para outros cargos públicos ou até se formar e partir para a iniciativa privada, recebendo antes da Força 9 anos de compensação pecuniária, bem mais que um militar ao se aposentar após 30 anos de desgastante serviço.
Situação esdrúxulas é a do Prestador de Tarefa por Tempo Certo, o famigerado PTTC, uma vergonha patrocinada pelo Exército, o PTTC tornou-se um cabide para principalmente ou Comandos de Área e Regiões Militares apadrinharem eu colegas e amigos, tem QG que tem um Ch Seç e um Coronel PTTC de Assessor Técnico, coloca-se uma mesa ao lado da chefe e esse militar não faz absolutamente nada, quase sempre é um oficial de alta patente que estava com o contracheque cheio de empréstimos. Tem PTTC com quase 20 anos na função, se fosse no serviço público civil os militares estariam metendo o malho.
Esperar algo de nossos chefes é utopia, eles já abandonaram o barco a muito tempo, pelo menos de 2000 (MP do mal) para cá. Quando falo chefe me refiro aos oficiais generais principalmente, tendo em que esses NÃO SÃO REPRESENTANTES DOS MILITARES e sim PREPOSTOS DO EXECUTIVO para oprimir e controlar os demais. Porém para fazerem isso eles são recompensados com comissionamentos constantes e pagamento de polpudas diárias e quem sabe galgando cargos comissionados após a reserva ex-ofício.
Eu não sou pessimista, sou realista só temos um caminho que pode ou não dar os resultados esperados que é a COMPOSIÇÃO DE UMA BANCADA no legislativo federal como fizeram os colegas QE, não espero nada de dentro da Força para fora, uma mudança só ocorrerá de fora para dentro.

Abraço a todos.

1º Sgt Infa Brasil

Anônimo disse...

Eu só sei que a coisa chegou a um ponto em que no quartel em que trabalho - e não é pequeno - até caneta e lápis eu tenho que levar, pagando do meu bolso, porque nem isso mais tem.

Anônimo disse...

Quanta trairagem com os militares......
Conseguiram acabar com os melhores atrativos da carreira.
Com tanta defasagem salarial, vai chegar a hora que só semi analfabeto vai querer seguir carreira...
A propaganda boca a boca é a melhor propaganda.
Podem ter certeza que um militar passa pros parentes , amigos, conhecidos a realidade da carreira e ninguém melhor esclarecido vai querer entrar nas FFAA.

Anônimo disse...

Hoje eu penso que no futuro não muito distante, o efetivo da tropa será em sua grande maioria somente de temporários( mão de obra tercerizada), porque o pessoal de carreira (concursados) será a minoria e se exixtir ainda este pessoal serão de perfil de relapsos , desorganizados e não se importam com nada !!!

Cap Com / 2002

Anônimo disse...

Cap Com falou tudo. A realidade do EB é ter somente temporários, não digo pelos oficiais, esses ainda tem uma melhora já os 3º sargentos da EsSA tentam o mais rápido possível antes de completar os 10 anos para estabilidade de passar em algo melhor e meter o pé fora do EB ganhando uma GORDÍSSIMA compensação pecuniária. EB para praça é só trampolim, qual emprego paga pra vc cuidar de você e do seu futuro. Só o EB!

Anônimo disse...

Para os incautos, segue mais uma das grandes verdades a serem propaladas.Àqueles que ainda tem dúvidas sobre o procedimento de nossas autoridades para com o público interno vide link aposto e tire suas conclusões. http://www.militar.com.br/blog15351-Representa%C3%A7%C3%A3o-contra-CHQAO#.VSyM5ZOqm1k

Anônimo disse...

Todos estão insatisfeitos, revoltados e, os comandantes, que deveriam liderar a tropa para melhorar as condições salariais, estão acuados e com medo de verem os seus anseios de carreira barrados com um impedimento de promoção ou indicação. Alguns parecem que se venderam, se entregaram ao inimigo, viraram estátuas robotizadas que só falam e fazem ações para agradar àqueles que sempre desejaram desmoralizar os militares.Não entendo esse medo, pois já está comprovado, quase diariamente, que o governo somente atende as classes que se movimentam de forma contundente,com ameaças de greves, etc.Se forem esperar boas notícias do governo e sua equipe atual e posterior, é melhor deitar-se e dormir, pois sentado vai cansar. Um futuro desesperador se aproxima e esperamos que algum, do topo dessa pirâmide de papel, enxergue isso antes que ela desabe de vez.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics