7 de maio de 2011

PRESOS OS MILITARES QUE ROUBARAM MUNIÇÃO DE QUARTEL NO PARÁ

Exército deve reavaliar sistema de segurança
O general Humberto Francisco Madeira Mascarenhas, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, prestou, na manhã de ontem, esclarecimentos sobre o furto de munição, ocorrido há uma semana, no Quartel do 52° BIS (Brigada de Infantaria de Selva). Entre as principais considerações do general, além da punição dos soldados envolvidos no caso, está a reavaliação do sistema de segurança do paiol de munições do 52º BIS.
O general diz que experiências bem sucedidas de outras organizações militares da brigada serão avaliadas para serem aplicadas no referido paiol.
“Consideramos o paiol seguro como está hoje, mas sempre há possibilidades de contornar situações. Por isso estamos sempre aprendendo e vamos aproveitar o que funciona melhor em outras unidades para aplicarmos aqui”, promete, ventilando até a possibilidade de aparato eletrônico.
Ele confessou ainda que foi pego de surpresa com a notícia, pelo fato de considerar a segurança efetiva e também por envolver a participação de soldados da organização militar. Diante disso, o comandante avalia que o Exército é um espelho da sociedade e não tem como evitar que pessoas de má índole adentrem a instituição, como os cúmplices que facilitaram a ação.
“Apesar deste mau exemplo, não se pode usar o erro de um para associá-lo à imagem dos demais soldados da brigada, que são exemplares”, elogia.
Avaliando a investigação que foi feita na brigada, o general diz que está orgulhoso pelo comando ter dado uma resposta imediata e demonstrado obstinação na investigação, o que, na opinião dele, deve inibir outras ações do tipo.
“Agradecemos a colaboração do superintendente da Polícia Civil, delegado Alberto Teixeira, e do chefe da Polícia Federal, delegado Antônio Carlos Beaubrun, na investigação, que foi feita de forma rápida e efetiva. Agora, além de expulsos do Exército, os envolvidos deverão responder criminalmente pelo fato”, conclui.

O CASO
Na última segunda-feira (dia 02), inspeção de rotina no paiol constatou furto de munições, ocorrido no dia 29 de abril. De imediato, foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) e alguns militares que estavam de serviço nos dias 29, 30 de abril e 1º de maio, considerados essenciais para a apuração do ocorrido, foram mantidos na brigada para colaborar com a investigação.
Com isto, chegou-se à conclusão de que os soldados Khiriney Cabral Alccaihuaman e Antônio Nascimento Barros foram cooptados por um ex-militar do 24º Batalhão de Caçadores para facilitar a entrada do ex-soldado Fernando Marinho Sousa e do soldado Francisco da Silva Mendes no paiol, para furtar munição.
Os ex-militares foram localizados e, na manhã da última quarta-feira, a munição foi recuperada, já se encontrando em poder da Polícia Civil.
Diário do Pará


Leia também:

NO PARÁ, MUNIÇÃO DE FUZIL SOME DO PAIOL DE BATALHÃO DE INFANTARIA

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics