17 de maio de 2012

O "Açougueiro dos Bálcãs" vai a julgamento



Começa julgamento do ex-general Mladic, o 'açougueiro dos Bálcãs'
Ele é acusado de crimes de guerra e lesa-humanidade.
O ex-comandante militar sérvio-bósnio general Ratko Mladic no início de seu julgamento no tribunal iugoslavo para crimes de guerra em Haia, Holanda. (-Foto: Kluiters Toussaint/ Pool / AP Photo)
O Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) iniciou nesta quarta-feira (16) em Haia, Holanda, o julgamento do ex-general sérvio-bósnio Ratko Mladic, acusado de crimes de guerra e lesa-humanidade, entre eles genocídio, ocorridos durante a Guerra da Bósnia (1992-95).
Conhecido como o "açougueiro dos Bálcãs", Mladic, de 70 anos, é acusado do genocídio de quase 8 mil homens muçulmanos no enclave de Srebrenica em 1995.
O tribunal manteve a data da abertura do julgamento após rejeitar a solicitação da defesa de Mladic para afastar, por suposta falta de imparcialidade, o juiz que preside o caso, o holandês Alphons Orie.
Mladic compareceu ao tribunal sem seu característico boné e com bom aspecto físico.
"Mladic assumiu a autoria da limpeza étnica da Bósnia", declarou Dermot Groome, representante da promotoria, na abertura do processo contra o ex-militar.
A promotoria, que no total conta com 200 horas para o julgamento, fará entre esta quarta e a quinta-feira (17) suas alegações iniciais, enquanto os advogados de Mladic farão o mesmo assim que os promotores acabarem de apresentar as provas e chamar as testemunhas.
O início do julgamento acontece um ano depois da detenção de Mladic e 17 anos depois de o tribunal ter publicado a primeira acusação contra o ex-general.
Os promotores apresentarão durante o julgamento as versões de 411 testemunhas, sete das quais irão dar suas declarações no próprio tribunal.
Jornal Floripa/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics