10 de setembro de 2016

RJ: após disparos contra a tropa, Exército ocupa a Linha Vermelha

Exército decide ocupar com tanques a Linha Vermelha
Medida foi adotada neste sábado depois de militares serem atacados a tiros
ANTÔNIO WERNECK 
RIO - Atacados a tiros e pedradas por traficantes de drogas nos últimos dias, o Exército decidiu pela primeira vez ocupar com blindados um trecho da Linha Vermelha, na altura do Complexo da Maré, e não descarta até a possibilidade de ocupar favelas na região se os ataques prosseguirem. A decisão foi tomada na noite de sexta-feira depois de os militares relatarem disparos de bandidos contra a tropa que controla o local. Desde a madrugada deste sábado, quatro tanques estão patrulhando a via expressa: três ficam parados com soldados armados em pontos estratégicos e um circula com militares..
O coronel Mario Medina, porta-voz da Coordenação Geral de Defesa de Área (CGDA) — responsável pela segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos — confirmou as novas medidas. Ele explicou que o uso de blindados na região já estava previsto, mas ainda não tinham sido usados.
— Os blindados estavam previstos naquela região e em outras da cidade. É uma ação preventiva para garantir segurança dos militares e principalmente da população — explicou o coronel Medina.
O GLOBO conversou com militares envolvidos na operação. Eles explicaram que nos últimos dias houve registro de tiros contra as tropas que estão na Linha Vermelha, próximo ao acesso à Linha Amarela. Nenhum militar foi ferido.
— Não queremos, não é nosso desejo, mas se os ataques continuarem não descartamos até a possibilidade de ocupar algumas comunidades da Maré. Ali sempre foi considerada uma área sensível no planejamento — afirmou um militar ao GLOBO.
No planejamento inicial da segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, as Forças Armadas não iriam ser empregadas no reforço do policiamento ostensivo da cidade. A presença das Forças Armadas nos chamados corredores olímpicos foi para atender um pedido formal do governo do estado ao presidente Michel Temer, que autorizou. Desde então militares do Exército, da Marinha e Aeronáutica passaram a patrulhar a orla da zona Sul (de São Conrado até o Caju), as vias expressas (Linha Vermelha, Linha Amarela e Avenida Brasil), além do Aterro do Flamengo, os dois aeroportos (o Internacional Tom Jobim e Santos Dumont), além do Cristo Redentor e o Morro do Pão de Açúcar.
Ao todo, 23 mil homens das Forças Armadas estão no Rio na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Todo o trabalho é coordenado pelo CGDA que reúne oficiais das três forças.
A região na Linha Vermelha onde os militares relataram ataques de traficantes fica próxima à Favela Vila do João, uma das comunidades do Complexo da Maré. No dia 10 de agosto, dois integrantes da Força Nacional foram baleados quando entraram, por engano, na favela. Eles estavam usando um aplicativo de celular durante o deslocamento, erraram o caminho e, ao tentar retornar para a Avenida Brasil, ficaram próximos da comunidade e foram atacados com um disparo, segundo informações da Polícia Civil. Um deles, soldado Hélio Vieira, de Roraima, levou um tiro na cabeça e acabou morrendo.
O Globo/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics