26 de abril de 2016

2ª Guerra: último combatente da FAB é sepultado em Alagoas

Major da aeronáutica que lutou na 2ª Guerra é sepultado em Rio Largo, AL
Major Jhon William Buyers morreu em Pernambuco, aos 96 anos.
Aeronáutica diz que ele era o último combatente vivo.




Do G1 AL
O major Jhon William Buyers, que lutou na 2ª Guerra Mundial, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (25) com honras militares em um cemitério familiar no município de Rio Largo, localizado na Região Metropolitana de Maceió.
Segundo a Aeronáutica, ele era o último combatente brasileiro vivo a ter participado do conflito.
Buyers morreu aos 96 anos de causas naturais, no Hospital de Aeronáutica do Recife (PE). Filho de pais norte-americanos, ele nasceu na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O major casou com uma alagoana e mantinha negócios no estado.

Na solenidade de sepultamento estiveram presentes autoridades, parentes e amigos do major. Na ocasião houve salva de tiros e apresentação de manobras de caças da Força Aérea Brasileira (FAB).

"Após 70 anos da Segunda Guerra Mundial, ainda tem que ser ressaltada a contribuição do Major Buyers para a paz no mundo. Ele atuou com muita distinção", enfatizou o cônsul americano Richard Reiter.
O capitão Rafael Chevitarese Geraidine, do 1° Grupo de Aviação de Caça do Rio de Janeiro, ressaltou a importância e a contribuição do Major Buyers para as forças militares brasileiras.
"O major Buyers foi um elo de ligação entre EUA e Brasil por falar português fluentemente. Ele, que estava destacado no 350° grupo de aviação dos EUA, se dispôs a servir em 22 missões oficiais do 1° Grupo de Aviação de Caça Brasileiro, estreitando os laços e unindo forças entre os dois países. Dos brasileiros que participaram, ele era o último vivo".
O filho do major, Jhon William Buyers Jr., disse que o pai era muito prestativo às pessoas. "Se sacrificou de maneira espontânea em um tempo que o mundo vivia tempos difíceis. Ele agora faz seu último voo".
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics