26 de abril de 2016

2ª Guerra: último combatente da FAB é sepultado em Alagoas

Major da aeronáutica que lutou na 2ª Guerra é sepultado em Rio Largo, AL
Major Jhon William Buyers morreu em Pernambuco, aos 96 anos.
Aeronáutica diz que ele era o último combatente vivo.




Do G1 AL
O major Jhon William Buyers, que lutou na 2ª Guerra Mundial, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (25) com honras militares em um cemitério familiar no município de Rio Largo, localizado na Região Metropolitana de Maceió.
Segundo a Aeronáutica, ele era o último combatente brasileiro vivo a ter participado do conflito.
Buyers morreu aos 96 anos de causas naturais, no Hospital de Aeronáutica do Recife (PE). Filho de pais norte-americanos, ele nasceu na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O major casou com uma alagoana e mantinha negócios no estado.

Na solenidade de sepultamento estiveram presentes autoridades, parentes e amigos do major. Na ocasião houve salva de tiros e apresentação de manobras de caças da Força Aérea Brasileira (FAB).

"Após 70 anos da Segunda Guerra Mundial, ainda tem que ser ressaltada a contribuição do Major Buyers para a paz no mundo. Ele atuou com muita distinção", enfatizou o cônsul americano Richard Reiter.
O capitão Rafael Chevitarese Geraidine, do 1° Grupo de Aviação de Caça do Rio de Janeiro, ressaltou a importância e a contribuição do Major Buyers para as forças militares brasileiras.
"O major Buyers foi um elo de ligação entre EUA e Brasil por falar português fluentemente. Ele, que estava destacado no 350° grupo de aviação dos EUA, se dispôs a servir em 22 missões oficiais do 1° Grupo de Aviação de Caça Brasileiro, estreitando os laços e unindo forças entre os dois países. Dos brasileiros que participaram, ele era o último vivo".
O filho do major, Jhon William Buyers Jr., disse que o pai era muito prestativo às pessoas. "Se sacrificou de maneira espontânea em um tempo que o mundo vivia tempos difíceis. Ele agora faz seu último voo".
G1/montedo.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Faleceu, ontem 25 de Abril de 2016, na cidade de Novo Hamburgo/RS, o Maj Benno Armindo Schirmer. Oriundo da arma de Artilharia, este herói da Força Expedicionária Brasileira serviu como interprete na fase final da Campanha da Itália, contribuindo para que a rendição da 148º Divisão de Infantaria Alemã ocorresse com dignidade e altruísmo, valores que o soldado brasileiro sabe reconhecer quando o inimigo luta com a mesma fidalguia. Obrigado pelas histórias dos pracinhas brasileiros naquela Campanha que o senhor soube muito bem retratar.

INTEGRANTE DO 19 BIMTz - SÃO LEOPOLDO - RS

http://portal.camaranh.rs.gov.br/noticias/major-que-lutou-na-ii-guerra-e-homenageado

Anônimo disse...

Elo de ligação é de lascar !

Anônimo disse...

Obrigado Herói Internacional, conhecido pela Itália pelo seu excelente serviço prestado ao Mundo, infelizmente aqui no Brasileiro nunca foi reconhecido como deveria ser, sendo maltratado pelos governos, principalmente militares, recebendo pensão só depois da saída do militarismo do poder. Mas deixo meus sinceros agradecimentos de cidadão a este Nobre Soldado que teve a Coragem de lutar pela liberdade do povo mundial, que Deus na sua infinita bondade e misericórdia acolha nosso querido irmão na paz celestial! A família meus sentimentos e que guardem a lembrança deste Herói de Guerra!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics