24 de abril de 2016

Ameaça terrorista põe segurança para os Jogos em alerta

Rio 2016
Agentes de segurança se preparam para operações durante Olimpíada
Na maior operação integrada de segurança já organizada no país, 85 mil agentes serão mobilizados para atuar no Rio durante os Jogos. Do total, cerca de 9,6 mil homens serão cedidos pela Força Nacional, que atuará dentro das instalações esportivas. Nos últimos dias, cresceu a preocupação com atentados terroristas, depois da divulgação de uma ameaça feita por um integrante do Estado Islâmico em novembro, após os ataques que deixaram 137 mortos em Paris.
Há duas semanas, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou que o francês Maxime Houchard postou em sua conta no Twitter a seguinte mensagem: "Brasil, vocês são nosso próximo alvo". A conta já foi suspensa.
De acordo com Cristiano Barbosa Sampaio, diretor de Operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) – órgão do Ministério da Justiça criado para planejar e coordenar ações de segurança públicas –, a ameaça não alterou a rotina de todas as instituições envolvidas na operação integrada:
– Os riscos de ameaças terroristas nos Jogos Olímpicos são conhecidos desde a candidatura do Rio, sempre existiram. Já havíamos feito um mapeamento e colocado em prática ações para mitigar todos os riscos.
A operação de segurança para os Jogos começa em 3 de maio, com o início em território brasileiro do revezamento da tocha. Foi montando um plano para cada uma das 54 instalações olímpicas, incluindo áreas de treinamento e Vila dos Atletas. Na quarta-feira, no evento-teste do tiro esportivo, 800 militares do Exército participaram da Operação Cardeal IV nas imediações do Centro Olímpico de Tiro, no Complexo Esportivo de Deodoro. Foram montados postos de controle e bloqueio de trânsito na região.
– Em termos de segurança pública, posso dizer que estamos prontos. Os grandes eventos que abrigamos deixou o grande legado da integração entre instituições federais, estaduais e municipais – diz José Mariano Beltrame, secretário estadual de Segurança do Rio.
ZHESPORTES/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics