16 de abril de 2016

‘Estamos preparados para dar segurança ao País’, diz Comandante do Exército

Declaração sobre a segurança do Brasil após possível impeachment da presidente Dilma foi dada durante cerimônia de passagem do Comando Militar da Amazônia
Vinicius Leal
O Exército Brasileiro está preparado para dar segurança ao País caso seja necessário – após possível impeachment da presidente Dilma Rousseff. A declaração foi dada pelo comandante-geral do Exército, general Villas Bôas, na noite desta sexta-feira (15) em Manaus, durante cerimônia de passagem do novo comandante Militar da Amazônia (CMA).
“Estamos preparados, mas antes existe toda uma ritualística a ser seguida, que envolve a segurança pública de todos os estados. Temos a expectativa de até chegarmos a esse desenlaço as coisas andarão tranquilamente”, declarou. “Podemos ser empregados por iniciativa do presidente, do Poder Judiciário ou do Legislativo”, explicou Villas Bôas.
Para o general Villas Bôas, o Exército Brasileiro está empenhado em contribuir para a manutenção da estabilidade do País. “Entendemos que é uma condição importante para que as instituições funcionem e encontrem os caminhos para superarmos essa crise”, ressaltou o comandante-geral.

Agradecimento e desabafo
O Comando Militar da Amazônia (CMA) foi assumido por um novo comandante. O general Geraldo Antonio Miotto tomou o cargo, substituindo o general Guilherme Cals Theophilo, que passa ao Comando Logístico, em Brasília. A cerimônia de passagem, em Manaus, teve tom de despedida, agradecimento e também de desabafo.
Theophilo, que deixa o CMA após dois anos de trabalho, agradeceu a oportunidade, mas também fez um desabafo “por não ter feito mais pela Amazônia”, nas palavras dele, “por não ter conseguido firmar compromisso e comprometimento do resto do País com esta região tão rica e paradoxalmente tão carente”, disse.
“Infelizmente não obtive êxito em mostrar que o pré-sal está aqui em nossas mãos e nossos pés. Saio com uma dívida, que é fazer com que o restante do País olhe para nós de outra forma, que prestigiem a gente como fazem com o Sul do País, dando recursos para todos os órgãos que trabalham para a grandeza da Amazônia”, explicou.
O general Miotto, que retorna ao CMA após 20 anos, viu com satisfação e orgulho tomar o posto. “Estamos na última fronteira do País, e aqui o Exército tem uma missão importante, que é proteger essas fronteiras, proibir o narcotráfico, o contrabando de armas e proteger o meio ambiente. Vamos procurar dar continuidade a todo trabalho que nossos antecessores implantaram aqui”, ressaltou.



acrítica/montedo.com

39 comentários:

Anônimo disse...

Sei que não é um assunto muito relevante: mas que camuflagenzinha mequetrefe é essa? Parece camuflagem de criança no desfile de 7 de Setembro... será que ninguém poderia ter dado um toque nos generais? Querem posar fazendo pompa com mochila GC, fuzil novo... mas pela camuflagem botam tudo a perder...

Anônimo disse...

"Estamos preparados para dar segurança ao País". Sejamos honestos. Não. Não estamos.

Anônimo disse...

Querem pagar embuste com essa camuflagem "a la Rambo"? kkkkkk...

Anônimo disse...

Camaradas! Um esclarecimento acerca da camuflagem.
As tropas utilizaram quatro tipos de camuflagens de etnias indígenas da Amazônia Ocidental. Por isso, o aspecto estranho. Inclusive, os tipos estavam previstos na Ordem de Serviço do CMA.
São coisas que só quem serve aqui conhece.
É claro que não é a que utilizamos.
Selva!

1 sgt inf disse...

O soldado eh obrigado a comprar um monte de inutilidades para compor os kits. Aih me vem um general com uma mochila cheia de espuma, camuflagem mulambenta, achando q tah abafando e convencendo alguém. VIVEMOS NUM TEATRO DE FANTOCHES!!!!. Tenho ateh vergonha!!!

Anônimo disse...

Camuflagem ou Caras pintadas contra o PT?! Mensagem subliminar? Rs Será???

Anônimo disse...

Vai se fu... para de reclamar... saía do EB...

Anônimo disse...

Em evidência, os 3 pilares do Exército: Hierarquia, Disciplina e Embuste.

Osvaldo Ribas disse...

Deixaram centenas de ônibus com bolivianos, venezuelanos e todos os tipos de escoria comunistas entrar no Brasil debaixo dos narizes deles, como é que vão defender o Brasil? Entram metralhadoras ponto 50 que o novo cangaço usa em seus crimes e outros armamentos, tudo passa pela fronteira, e cadê a segurança do Brasil? Isto aqui virou piada, um país sem executivo, sem legislativo e sem judiciário e sem forças armadas, o que sobra aqui é comunista e traficantes e outros bandidos,

Anônimo disse...

Isso é uma piada a fala do comandante do EB em dizer que estamos preparados para defender.
Na minha OM não se sabe nem como ira ser paga a conta de agua e luz, pois o dinheiro que chegou é menor, acho que nossos generais vivem em uma redoma que é um mundo de fantasias e embuste somente onde não sabem o que acontece na outra ponta da linha...

Nivaldo Alves disse...

Fui soldado do Ten. Miotto e garanto que na mochila não tinha espuma. Ele é General de frente.

Anônimo disse...

Enquanto for adotada a triste cultura de ter somente o plano A (Quando se tem um plano),sempre estaremos literalmente despreparados para qualquer situação. Somos o país do improviso! Estou mentindo?

Anônimo disse...

Mas que fantasia mais embusteira essa dos generais kkkkk . Até parece que estão acostumados com o peso da mochila e do fuzil. E a camuflagem então kkkkk...sem comentários.

JEFF ON LINE disse...

O Brasil é o país do faz de conta. Cada morto nesta contenda a culpa é do Comandante do Exército e dos ministros do STF. Além dos autores e mandantes. Ah, e aquela cerquinha que separa dois grupos antagônicos e inimigos de morte, de um lado cidadãos de bem e patriotas e do outro bandidos comunistas apátridas e mercenários profissionais, serve pra que? É algum TEATRO de banho de sangue armado pela "estratégia" destas forças do Estado inútil? Querem o banho de sangue pra quê afinal? Te cuida, general, vai ter CORTE MARCIAL e não será a tua.

Anônimo disse...

Boa noite amigos. Eu pensei que esse recalque de praça com oficiais era somente nas forcas auxiliares, mas pelo visto essa merda esta entranhada na acescência do homem mau caráter e invejoso.
As criticas sempre são bem vindas qd possuem um cunho de melhoras, mas qd se tem um tom de frustração isso realmente é uma merda.
O sgt que falou isso deveria ter orgulho de seus generais, assim como vc espera de que seus Sd e Cb tenha de vc. Pelo visto não deve ser isso que acontece na sua vida, não é sargento?
Sgt vc sabem o quanto esse velhinho estudou para chegar onde está? Vc vc estivesse na iniciativa privada falaria a mesma coisa de seu gerente ou presidente da empresa que te alimenta, pois isso é seu....inveja, arrogância e critica por critica.
Sou Coronel do Corpo de Bombeiro, filho de praça (Cap QOA) e irmão de praça e não vejo isso neles.
Deus te abençoe e tire de seu coração essa falha gravíssima de caráter.

Luis Carlos Pacheco disse...

Aqui na minha OM em São Gabriel-RS, se tiver prontidão vamos comer mortadela com café preto, porque a comida acabou faz quinze dias, não tem mais folha de ofício, cartucho de impressora e muito menos combustível.

Anônimo disse...

Estranho. O fato é que depois do vídeo e das fotos, a mochila e todo aparato vai ficar em um canto da sala.
A missão do General não é estar na frente de combate, ele deve ficar na retaguarda passando orientações para os subordinados e conversando com autoridades.
Independentemente do que ele vista ou carregue, a tranquilidade da nação depende dele.
Melhor assim, do que se tornar uma filial do estado islâmico.
Que Deus proteja todos nós.

Anônimo disse...

Tenho visão de raio-x, vejo travesseiros e cantis vazios nos bolsos externos das mochilas...so embuste...e esse fuzil que pesa a metade do velho fal, ai fica fácil ne...kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Eita... tá infestado de barata vermelha comentando.

Anônimo disse...

O comentarista de 16 de abril de 2016 19:31 ( 1 sgt inf)disse:
"O soldado eh obrigado a comprar um monte de inutilidades para compor os kits. Aih me vem um general com uma mochila cheia de espuma, camuflagem mulambenta, achando q tah abafando e convencendo alguém. VIVEMOS NUM TEATRO DE FANTOCHES!!!!. Tenho ateh vergonha!!!"

Responde uma coisa: Você é o cordinha de um dos generais pra saber o que havia nas mochilas? Você costuma fazer isso?
Crie vergonha na cara e pare de nos envergonhar moleque! Ah, e nós não vivemos num teatro, vivemos em um circo. Adivinhe quem é o palhaço.
Está com vergonha? Vai embora!!!

1º SGT Inf Sl)
A SELVA NOS UNE...

Anônimo disse...

Sr. Cel, comentarista de 16 de abril de 2016 23:34. Esqueça o que esse infeliz escreveu. Sou SGT e lhe garanto que esse tipo de militar, embora presente em todos os segmentos das FA, faz parte de um efetivo reduzido e sem expressão. Os verdadeiros Graduados não são pequenos e sórdidos como esse do infeliz comentário.
SGT Com

Anônimo disse...

Pode não ser um travesseiro, mas dá pra ver que era branco kkk

Marconi Olguins disse...

Concordo plenamente, o respeito aos superiores é sinal de caráter, ou se tem ou não .

Marconi Olguins disse...

Vejo aqui críticas fúteis à aparência da camuflagem ou aos acessórios doas nossos comandantes militares, feitas por civis ( até relevo pelo desconhecimento e ignorância dos mesmos à prática militar) , mas críticas de militares... O RESPEITO À HIERARQUIA PODE SER COMPARADO AO CARATER, OU SE TEM OU NÃO!

Valdir_Vani disse...

Servi sob o comando do GENERAL GERALDO ANTONIO MIOTTO aqui em Passo Fundo/RS em 1991. Cumpri apenas o período obrigatório, mas posso dizer com todas as letras: Esse homem é muito mais do que a cerimônia mostrou. Todas as ofensas proferidas contra ele, com certeza, vêm de pessoas e infelizmente de alguns militares que DESHONRAM A FARDA QUE VESTEM! Tenham vergonha e comportem-se como MILITARES ou como no filme "peçam para sair"!

DEL REY disse...

Pura Verdade. hoje, os Recrutas através de seus familiares é que soprem a necessidade dos Soldados. A Família é que patrocina os Recrutas incorporados a Tropa. Isto ocorrem, inclusive na ESA, em Três Corações - Mg, com os novos Recrutas incorporados a tropa. Tudo tem que ser comprado; desde a escova de dentes ao coturno.

Anônimo disse...

Concurso publico, meu peixe! Aqui ninguém trabalha pra ninguém, trabalhamos para a nação. Se precisar,taca-lhe pau, pra cima ou pra baixo, pois a fonte pagadora do soldado EV é a mesma do Gen 4 estrelas. Subordinado não deve nada, além das regras funcionais previstas, para ninguém. Me diz aí, bombeiro, você já tirou dinheiro do seu bolso pra pagar salário de subordinado? Lógico que não. Então você (ou qualquer outro oficial) são tão donos da instituiçao, onde são empregados, quanto qualquer graduado. E para de mimimi.

Anônimo disse...

Paisano, vaza! Deve tá faltando serviço pra esse figura. Tem cara de quem fugiu do serviço militar, agora vem aqui dar palpite.

Anônimo disse...

Sobre o caráter, também estou de acordo... Agora pedir pra ter orgulho, aí já é demais, pois estes generais só pensam em sua redoma, suas regalias, suas mordomias... Não pensam na tropa, não lutam pela tropa...
Vivemos longo período de Paz, e isto fez de nossos generais, meros burocratas que perderam a muito tempo a essência da liderança...

É falo com propriedade coronel, pois estou no EB a 14 anos e vim da Gloriosa PM, e lhe afirmo com propriedade que aqui no EB, nem de longe, tem a lealdade que existe nas forças auxiliares do superior para com o subordinado...
Então meu caro coronel, não fale aquilo que não conhece, pois quando há uma crítica aos generais, na verdade, é sempre com o sonho de que eles possam também MANTER O CARÁTER que esperamos deles e lutem por uma tropa mais justa e menos sofrida....

Mas no mundo de regalias que eles vivem, isto é uma mera utopia..

2° Sgt/2002

Anônimo disse...

Queiram ou não senhores, nosso Exército É DE FESTIM...

Anônimo disse...

Aposto que so tinha travesseiros do Sub dentro das mochilas... kkkkkk

Anônimo disse...

Não sei porque vários PMs aqui do RJ gostam de criticar as FFAA, como se a PM fosse uma Força, não Força Auxiliar. Antigamente era por causa do salário, agora, não se sabe bem o motivo. Mas uma verdade eu sei, é difícil uma instituição mais corrupta que a PM do ERJ. Mais ainda, o BOPE, o grupo melhor preparado da PM, teve suas origens no Batalhão PQD, do EB. Será por quê? Não sou PQD!!!

Anônimo disse...

Puxa saco detected! Sr cel mimimi....crie vergonha Sgt de com.

Anônimo disse...

Senhores, tenho amigos na polícia civil, PM e outros órgãos de segurança e avaliando a rotina deles, sinto vergonha de falar sobre a nossa instituição que serve a oficiais e não à nação. Somos empregados para coletar lixo parques, matar mosquitos, nossa inteligência militar é medíocre, serve para vasculhar facebook, as vaidades e burocracia dos cmts são mil, nossas atividades de instrução e operções são inúteis ineficazes, burocráticas e improdutivas. Antes que me mandem pedir 150, não sou frustrado, tenho um excepcional conceito e cumpro minhas obrigações, mas estou trabalhando na possibilidade de sair, passar para um setor que produza algo, ao invés de papel.

Anônimo disse...

Senhores, desculpem o comentário, mas uma imagem diz tudo. Me digam: para que um general se "fantasiar" de soldado? Ainda se fosse, realmente, militares num sentido de combatente mesmo, mas não, são apenas administradores de gabinetes. Então para que esse teatro? A quem eles pensam que estão enganando? E que teatro mal feito. Pois olhem a camuflagem!! Melhor que não fizessem.

Uma comparação é inegável: que general combatente, de exército profissional que se envolve em guerras de verdade todos os anos, vai se prestar a esse papel?

A cada dia que passa me decepciono mais com o EB. Parece que por estarmos nos distanciando da última guerra efetivamente realizada (já são 71 anos), os militares cada vez mais brincam de ser soldados.

Que Deus nos livre de uma guerra.

P.S.: há alguns anos atrás, um general de "quatro estrelas" declarou na imprensa que o EB tinha munição apenas para duas horas de combate. Estamos mesmo preparados?

Anônimo disse...

se depender de dos Batalhões de Infantaria Leve do Estado de São Paulo, das nossas forças Especiais, e brigada de infataria paraquedista, dos Fuzileiros Navais, terei que ser obrigado a concordar que estamos preparados, porem se depender dos demais batalhões convencionais ai ja temos comentários demais neste blog para dizer se estão ou não preparados.

1 sgt inf disse...

Jah tomou seu gardenal hj sgt alienado?
Vc vive no mundo da lua e não me representa, potanto, volte pra sua caverna e soh saia qdo for chamado!!!!

Sgt EsMB/ 2003 disse...

pessoalmente estamos sim, pelo menos na parte pessoal, preparados. Não posso dizer quanto a material porque desconheço o assunto em todo o exército e das OM operacionais. Digo de cunho pessoal, pois eu me preparo fazendo cursos e estágios que julgo importantes para a carreira.

Hoje vivemos muito de CONCEITO (fator principal para a promoção) e isso atrapalha a INSTITUIÇÃO, e em função disso muitos não buscam O APERFEIÇOAMENTO PESSOAL e vivem a reclamar.

A FVM deveria ter um peso muito maior que o conceito para promoções

E digo, EU estou preparado! Fiz por onde durante a carreira.

Sgt INF disse...

Só vejo militares reclamando na matéria.

Se depender de mim e de muitos outros militares estamos sim preparados.
Fiz os cursos e estagios preparados para a vida militar

sei que VIVÊNCIA e EXPERIÊNCIA pesam menos que conceito E QUE OS 10 PRIMEIROS DA TURMA SEMPRE SERÃO PROMOVIDOS POR PRIMEIRO
E QUEM TEM MAIOR CONCEITO VAI FICAR À FRENTE DE QUEM TEM MAIOR PONTUACAO DE MOVIMENTAÇOES E CURSOS ETC.




Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics