11 de maio de 2015

A Guerra na Europa

1939: exército nazista desfila na Paris ocupada

Bildergalerie Zweiter Weltkrieg Karte Europa 1939 Portugiesisch

1939

No dia 1° de setembro de 1939, as forças armadas alemãs atacaram a Polônia sob ordens de Adolf Hitler – supostamente em represália a atentados poloneses, embora isso tenha sido uma mentira de guerra. No dia 3 de setembro, França e Grã-Bretanha, que eram aliadas da Polônia, declararam guerra à Alemanha, mas não intervieram no conflito.
Bildergalerie Zweiter Weltkrieg Karte Europa 1940 Portugiesisch

1940

Em abril de 1940, A Alemanha invadiu a Dinamarca e usou o país como base até a Noruega. De lá vinham as matérias-primas vitais para a indústria bélica alemã. No intuito de interromper o fornecimento desses produtos, a Grã-Bretanha enviou soldados ao território norueguês. Porém, em junho, os aliados capitularam na Noruega. Nesse meio tempo, a Campanha Ocidental já havia começado.

Bildergalerie Zweiter Weltkrieg Karte Europa 1941 Portugiesisch

1941

Após a derrota na "Batalha aérea pela Inglaterra", Hitler se voltou para o sul e posteriormente para o leste. Ele mandou invadir o norte da África, os Bálcãs e a União Soviética. Enquanto isso, outros estados entravam na liga das potências do Eixo, formada por Alemanha, Itália e Japão.

Bildergalerie Zweiter Weltkrieg Karte Europa 1942 Portugiesisch

1942

No começo, o Exército Vermelho apresentou pouca resistência. Aos poucos, no entanto, o avanço das tropas alemãs chegou a um impasse na Rússia. Fortes perdas e rotas inseguras de abastecimento enfraqueceram o ataque alemão. Hitler dominava quase toda a Europa, parte do norte da África e da -União Soviética. Mas foi no ano de 1942 que houve uma virada.
Bildergalerie Zweiter Weltkrieg Karte Europa 1943 Portugiesisch

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

1943

Já em seu quarto ano, a guerra sofreu uma virada. No leste, o Exército Vermelho partiu para o contra-ataque. Vindos dos sul, os aliados desembarcaram na Itália. A Alemanha e seus parceiros começaram a perder terreno.
Bildergalerie Zweiter Weltkrieg Karte Europa 1944 Portugiesisch

1944

No leste, o Exército Vermelho expulsou os invasores cada vez mais para longe da Alemanha. Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Polônia... uma nação após a outra caía nas mãos dos soviéticos. Os Aliados ocidentais intensificaram a ofensiva e desembarcaram na França, primeiramente no norte e logo em seguida no sul.

1945

No dia 8 de maio de 1945, os nazistas se renderam incondicionalmente. Para escapar da captura, Hitler se suicidou com um tiro no dia 30 de abril. Após seis anos de guerra, grande parte da Europa estava sob entulhos. Quase 50 milhões de pessoas morreram no continente durante a Segunda Guerra Mundial. Em maio de 1945, o marechal de campo Wilhelm Keitel assinava a ratificação da rendição em Berlim.
DW/montedo.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Independente do ocorrido, o Brasil perdeu muito ao optar pela França para reestruturar o Exército, nos anos 1920, em detrimento do exército Alemão. Venceu a França, unicamente devido ao lobby dos "barões" brasileiros que tinham negócios e amigos na França, porém o exército Alemão era quem detinha, nessa época, a doutrina mais moderna.

Anônimo disse...

a guerra dos leões de alojamento... pede pram sair porra!

Anônimo disse...

"Pede pra sair". Esse é um comentário típico de militar iludido que acha que e instituição EB é perfeita e que nada deve ser mudado nunca. Tudo tem que evoluir e essa mentalidade arcaica é que faz do EB uma instituição atrasada e com um pé no século passado. O mais importante dentro de qualquer instituição são seus recursos humanos, toda pessoa com o mínimo de inteligência sabe disso. Esse tipo de pessoa é que faz com que a instituição EB peça pelo amor de deus para que façam cuncurso para a EsSA, por exemplo. Descartar esses recursos humanos, vitais para o EB, como se fossem lixo, é destruir a peça mais importante deste conjunto. O material, as instalação
e a própria história do EB não são nada sem as pessoas que fazem essa roda girar. Por favor evoluam e acabem esse pensamento retrógrado que só leva à evasão dos já escassos recursos humanos dentro do EB.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics