8 de novembro de 2015

Exército vai criar 'batalhão hidroviário' para salvar o rio São Francisco, diz vice-governador baiano

Exército entra na briga para salvar Velho Chico
Levi Vasconelos, com Luiz Fernando Lima
A 6ª Região Militar já está autorizada a iniciar os estudos para instalar nas bordas do Velho Chico o 1º Batalhão Hidroviário do São Francisco, que vai cuidar da revitalização do rio, hoje agonizante, e da nvegabilidade, o que inclui, além da fiscalização do tráfego, a drenagem dos trechos aterrados pela areia.
O secretário João Leão (Planejamento), também vice-governador, diz que só não está definido o local:
— Vai ficar num ponto central, entre a nascente e a foz, ali por Xique-Xique, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa ou Barra. O ideal é Barra, porque fica exatamente no meio do caminho da parte navegável. Mas, como dizem que tudo eu quero levar para Barra, é bom deixar claro que quem vai decidir é o Exército. (R. A.)
Tempo Presente (A Tarde)/montedo.com

34 comentários:

Anônimo disse...

Não teria que ser a MARINHA ?

Anônimo disse...

Gastaram-se milhões na obra da Transposição e de que adiantou??? Um Batalhão Hidroviário é jogar dinheiro fora, quem tem de cuidar disso é o Ministério do Meio Ambiente, junto com o Min da Integração e das Cidades... Em suma, é jogar mais dinheiro pelo ralo...

Anônimo disse...

Isto não seria missão do IBAMA (reflorestamento de margens) e da Marinha (navegabilidade)?

Anônimo disse...

Cade a marinha do Brasil para fazer isso?
Até onde sei a Marinha ganha taxas para fazer estas fiscalizações de embarcações e de area de marinha que são areas de encosta de aguas...
Porque a criação de um batalhão hidroviario se temos a marinha para isso? Só para ter mais coroneis, oficiais e praças fazendo funções que deveriam ser da marinha?
Uma inversão de valores total...
Vergonha total...

Anônimo disse...

Isso não seria o serviço da Marinha? Criar mais um batalhão? Ha quantos anos o velho chico vem avisando e nenhuma autoridade, como IBAMA, não tomou nenhuma medida preventiva. No Brasil só ha providências quando as coisas se transformam em tragédia. esses mesmos problemas estão espalhados pelo Brasil e, quando houver problema de falta d'água generalizado, é que vão pensar em alguma solução. Querem combater a seca sem água? O oceano está na porta,os exemplos de como transformar água salgada em potável já existem.O que falta é vontade e investimentos. Bolsa família não resolve.

Anônimo disse...

E a Marinha? Onde fica nessa história?

Anônimo disse...

mão de obra barata...sem horas extras, sem adicional de periculosidade, sem adicional noturno, sem insalubridade, sem garantia de intervalo intra ou interjornada, sem sindicalização, sem direito a greve, sem fgts, etc, etc, etc.

Eduardo disse...

O PT quer criar Batalhão hidroviário? Nunca ouvi falar neste tipo de Btl no mundo. É coisa do PT mesmo. Daqui a pouco vão criar também, 1º Btl da Dengue, 1º Btl cata lixo, 1º Btl fornecedor de água, 1º Btl de Faxina presidencial, 1º Btl de pintura de escolas e o 1º Btl dos Severinos da Silva. Quem te viu nas décadas de 70, 80 e 90 não te enxerga mais, meu velho EB. Eduardo Art 83

Anônimo disse...

A marinha já possui uma capitania na cidade de pirapora.....às margens do velho chico...

Anônimo disse...

A marinha enchendo a barriga de Camarões e whisky. Normal.

Amauri disse...

Esse vice-governador tá querendo passar a "BOMBA" falando besteira!!!! Misturou responsabilidades das Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente da Bahia; dos Ministérios do Meio Ambiente, Integração e das Cidades; e, talvez, da Marinha!!!!

Unknown disse...

A união está sem caixa , o ministério não pode abrir licitação leva tempo e custa caro o exército tem a divisão de engenharia precisando de treinamento e o caso é urgente ...na hora que o bicho pega chamam nós músicos amigo.

Douglas Motta disse...

A marinha não tem divisão de engenharia o exército tem e muito boa , precisa de treinamento.

Marco Balbi disse...

Desculpe, mas isto é uma maluquice sem par! Qual será a missão? Qual pessoal o mobiliará? Com que formação, adestramento e treinamento?

Anônimo disse...

Sou voluntário. 1 sgt eng. Curso Eqp Eng. Tudo pelo Nordeste!

Anônimo disse...

Entendi, O Brasil gastou uma fortuna para fazer a transposição do rio São Francisco, que nunca termina, e agora o Exército?? terá um batalhão hidroviário para salvá-lo!?? Não houve estudo para a realização da transposição? Não havia indícios de que isso poderia acontecer? Belo projeto!
http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2015/10/um-ano-apos-seca-situacao-ainda-e-de-alerta-no-rio-sao-francisco.htm
Como escreveu Shakespeare em Hamlet: "Há algo de podre no reino da Dinamarca." Ato I, Cena IV

Anônimo disse...

E o pessoal que explora o potencial elétrico e navegável do velho chico, não entra com nada?

Giacomin disse...

Vão gastar milhões em uma obra que nada resolverá. Retira-se areia e a areia volta porque as margens degradadas e afluentes secos não farão a recuperação do São Francisco. Ou seria uma cala boca ao exército?

Anônimo disse...

É sério isso?

Anônimo disse...

Isso mesmo já estava na hora!
Depois temos que criar um Batalhão Pluviário para que se acabem com essas absurdas enchentes.
A seguir um Batalhão Planetário...

Anônimo disse...

Concluindo a confusão de alguns, não se "criarão" vagas para oficiais e praças, a Região Militar obviamente não terá qualquer alteração no efetivo, de fato militares serão transferidos (à contra-gosto) para criar esse eventual Batalhão, como sempre é feito. Por isso a Marinha não quer essa pi**, sempre sobra para o EB!

E realmente isso ai deveria ser função de MEIO AMBIENTE com IBAMA e eventual ajuda da Polícia Ambiental Militar.

WILLIAN MACHADO disse...

Mais uma vez o Exército atenderá aos anseios políticos...de uma famigerada politicagem de uso das FFAA.

Anônimo disse...

Exército se onde não deve só f...seus soldados.

Anônimo disse...

Aprendam uma coisa: a cada aumento desnecessário de efetivo, a tendência é de diminuição salarial!!! O governo está vendendo o almoço para comprar o jantar, maior efetivo significa mais bocas para comer sem previsão de aumento do estoque de comida. Onde vamos parar assim? Já sustentamos atletas, temporários, pttc, alunos de CM, entre outros, agora vamos aumentar efetivo para cobrir a missão dos outros? Daqui a pouco um 3 Sgt vai ganhar salário mínimo!

Anônimo disse...

Acho que a Marinha poderia se juntar ao Exército nessa missão, lembrando que na Marinha servem Engenheiros Navais.

Anônimo disse...

Sou Voluntario, 2º sgt Mat Bel - Eletricista de Viatura. Pessoal danos a missão, ficando querendo dizer que a missão é do outro não leva a nada.

Anônimo disse...

Esse batalhão seria de que arma? Navegação é com o CECMA...o CECMA é da Intendência. Meio ambiente tb me parece algo mais próximo de logística. Então, será um Batalhão Logístico Hidroviário? Desculpem, é que estou confuso com a organização de um Batalhão ímpar nos exércitos do mundo. Fala a verdade, Montedo, esta notícia é "pegadinha do Malandro"...Ráááááá

Anônimo disse...

A meu ver, é melhor o EB ocupar espaço e ganhar o respeito e a admiração da população. Na hora da onça beber água terão muito mais apoio. Ganhar mais e mais espaço, conquistar territórios e dissolver essa merda de governo que está aí.

Anônimo disse...

As pessoas estão achando errado fazer este serviço, mas como sempre digo, não se deve tentar ajudar um brasileiro num buraco de lama, pois, em vez de sair, ele te puxa para dentro dele.
No meu entender, quem tem que fazer esse tipo de trabalho são os governantes da região. EB, MB e FAB não têm nada a ver com essa política sem vergonha. Depois vão fazer disto uma obrigação dos militares! É assim o Brasil, quem deveria trabalhar só quer salário para ficar de “braços cruzados”. Não é FFAA que depois pede voto para se eleger! Cadê os políticos com seus “marajares” assessores?! Ganhar fábulas de dinheiro para não fazer nada, e depois a culpa ainda cair nas costas dos militares, “aí é mole!!!”

Anônimo disse...

Falacia de politico. O EME, Gab Cmt e o proprio MD nao sabiam...

Anônimo disse...

Os canais que transportarão as águas do rio São Francisco, já estão funcionando: estão cheios de areia, sem água. Acho melhor o governo Dilma, depois de armazenar vento, começar a guardar nuvens.

Sergio Luiz Gonzaga disse...

Próxima criação do Exercito Brasileiro é o 1º BATALHÃO DE FORÇAS ESPECIAIS DAS FORÇAS TÁTICA AERONAVAIS(BATALHÃO DE ESCAVAÇÃO DE CANOS E ESGOTOS) CESAMA BRASIL!!

Anônimo disse...

Funcionário público que trabalha muito recebe o mesmo salário e ainda sofre deboche dos que ficam de braços cruzados criticando seu trabalho. É fácil fazer isso com o EB, pois militares não têm sindicato.

Anônimo disse...

Olha, estou realmente impressionado! Até agora não apareceu ninguém reclamando do salário...

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics