23 de fevereiro de 2016

Exército estuda estender carreira dos sargentos até o posto de Major

Não andou

Perdeu força a ideia de reestruturar a carreira dos sargentos aos moldes do exército americano, que tem como ápice a graduação de Sargento Maior. A reestruturação passaria pela extinção do Quadro Auxiliar de Oficiais e a criação de graduações intermediárias. A necessidade de alinhamento com a carreira das praças nas demais Forças fez com que, momentaneamente, o projeto fosse deixado de lado.

QAO por merecimento

Concretamente, o Estado Maior do Exército trabalha com a possibilidade de alterar a atual forma de promoção dos integrantes do QAO. O acesso a primeiro tenente e capitão passaria a ser feito por merecimento e não por antiguidade, como ocorre atualmente.

Major por escolha

O EME aguarda o resultado de um estudo encomendado à Fundação Getúlio Vargas para estender ou não as promoções no QAO até o posto de Major. O acesso a oficial superior se daria por escolha, nos mesmos moldes do que ocorre com os coronéis promovidos ao generalato.


Divisor de águas

O EME vê o ano de 2022 como um verdadeiro divisor de águas. É quando deve ser implantada a nova política de pessoal do Exército.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics