22 de fevereiro de 2016

Forças Armadas: de 'Severinos' a 'Posto Ipiranga' ou 'canivete suíço da Pátria'

"Queremos 2% do PIB obrigatoriamente para Forças Armadas", diz Aldo Rebelo
"Em tom de brincadeira, se diz que as Forças Armadas hoje são uma espécie de Posto Ipiranga, onde tem de tudo e se faz de tudo, ou o canivete suíço da Pátria."
Estadão conteúdo (de Brasília)
Apesar da crise econômica, em meio a anúncio de corte de gastos e promessas de mais restrições orçamentárias, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PCdoB), diz, em entrevista, que as Forças Armadas precisam ter verba carimbada do orçamento, a exemplo do que acontece com saúde e educação. Ele quer 2% do PIB, para que os projetos estratégicos de defesa do país não fiquem sujeitos à disponibilidade de verbas. Hoje esse porcentual é de 1,4% do PIB.
"Em momentos de ajustes, todas as áreas do governo são atingidas pelos cortes e programas e projetos têm ritmo reduzido e os prazos aumentam", diz Aldo sobre a falta de verba nas Forças Armadas e que está sendo considerada crítica pelos militares. "Projetos essenciais têm de ser preservados para não ameaçar nem a construção dos submarinos, a compra dos caças, o reequipamento do Exército e nem o sistema de vigilância de fronteira e cibernético. Outro desafio é de encontrar uma forma de financiamento da atividade de defesa que escape da sazonalidade de financiamento, como tem a educação e a saúde", completa o ministro.
A solução para o comunista, é uma porcentagem do PIB da ordem de 2% destinada obrigatoriamente para a Forças Armadas, como acontece em países que consideram a agenda de defesa "uma coisa importante e séria". "Somos o país dos BRICs com menor porcentual do PIB para a defesa (a média dos países é de 2,31% do PIB e o Brasil 1,4%). Somos também o país com menor porcentual do PIB para defesa da América do Sul (a média é de 1,71%). Precisamos valorizar mais a nossa agenda de defesa. Essa valorização tem de ser convertida em recursos. Toda a nossa riqueza de petróleo está em áreas jurisdicionais, vulneráveis, expostas a riscos, e o comércio do Brasil é quase que totalmente feito pelo mar. Precisamos renovar nossa esquadra, precisamos de uma segunda esquadra e de fortalecer nossa presença na Amazônia", diz.

Faz tudo
Sobre o Exército ser uma espécie de 'faz tudo', o ministro reforça que a atividade principal é a defesa do País mas, "subsidiariamente elas ajudam em vários segmentos, seja no combate ao zika ou à seca". "Em tom de brincadeira, se diz que as Forças Armadas hoje são uma espécie de Posto Ipiranga, onde tem de tudo e se faz de tudo, ou o canivete suíço da Pátria. Mas não pode perder nem a perspectiva nem o fato porque são homens e mulheres treinados para a defender o País e adestrados para a guerra. Nós não podemos nos desviar desta missão. As outras são subsidiárias", afirma.
Questionado se a vitória de Leonardo Picciani como líder da bancada do PMDB na Câmara alivia o Planalto, o ministro afirma que fortalece as condições para o governo consolidar a sua maioria no Congresso e garantir a governabilidade. "A vitória de um candidato que tem compromisso com a governabilidade, em um partido fundamental para a governabilidade, é uma boa notícia para o governo e para o país".

CPMF
"O governo está construindo maioria política no Congresso. Mobilizando e sensibilizando governadores e prefeitos e oferecendo alternativa de CPMF que seja transitória, com começo meio e fim, partilhada com os entes federativos, com destinação bem definida, sem possibilidade de desvio, é possível aprovar", avalia Aldo.
UOL/edição: montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics