26 de julho de 2015

Ah! As células cinzentas...

"Uso apenas as células cinzentas.

A sorte, deixo-a para os outros."
Hercule Poirot, imortal personagem
de Agatha Christie



Sobre o almoço do General Villas Bôas no refeitório dos Subtenentes e Sargentos do Comando do Exército, está circulando na web a seguinte 'informação':
"Nosso Cmt EB para quem não sabe, é filho de Sgt do Quadro Especial que serviu e morou em Pelotão Especial de Fronteira da Guarnição SGC, o que o orgulha por isso, o que faz com que ele guarde até hj um pedaço de recorte de jornal com foto ao lado do seu pai, Praça do EB. Então é esse o comportamento do nosso atual CMT, ele é‪#‎SELVA‬!!!"
Fala sério!
O Quadro Especial foi criado em 1981, quando o general tinha 30 anos de idade!
Seu pai, Antônio Villas Bôas,  oficial de Artilharia, serviu em Cruz Alta (RS) no início dos anos 1950 e casou-se nessa cidade, onde o futuro Comandante do Exército nasceu, em 7 de novembro de 1951.

Pensando bem...
Caldo de galinha e exercício regular dos neurônios não fazem mal à ninguém.

40 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente excelente!
O comentário do respeitado Capitão Montedo, reafirma a cada dia os valores: Compromisso com a verdade, Confiança e Respeito.

Anônimo disse...

Mandou bem montedo, sinto que as operações psicologísticas estão atuando neste noticiários das fotos.

Anônimo disse...

* Tem muitos militares desinformados, no outro link, teve hum dizendo que era falso e que na foto mostra que é do tempo que o Cmt era Gen Bda ... é cada figura !!!

Veja ai ...

Base Administrativa do Quartel-General do Exército – Visita do Comandante do Exército ao Refeitório de Subtenentes e Sargentos

http://www.eb.mil.br/web/resiscomsex/cmp/-/asset_publisher/rRgSuI4iB5z8/content/base-administrativa-do-quartel-general-do-exercito-visita-do-comandante-do-exercito-ao-refeitorio-de-subtenentes-e-sargentos?redirect=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fweb%2Fresiscomsex%2Fcmp%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_rRgSuI4iB5z8%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_pos%3D1%26p_p_col_count%3D2#.VbOc96RVikp

Antonio Amazonas disse...

Se é para dizer tolices é melhor ficar calado ! kkkkkkkkkkkkk


4

Anônimo disse...

Não foi um "erro". É um nítido trabalho de OPSIC.

Anônimo disse...

Para quem não sabe, o Sgt Garcia era do Quadro Especial, disse um velho QE bem informado pelos seus contatos na 2º seção.

Anônimo disse...

Depois da "conquista" da graduação de 2º Sgt, agora os colegas do Quadro Especial (QE) estão querendo "recriar" o EB. Logo, logo, vão alegar que as praças que mais desempenho tiveram na Guerra do Paraguai foram do QE!!

blog montedo.com disse...

"Anônimo Anônimo disse...
Simplesmente excelente!
O comentário do respeitado Capitão Montedo, reafirma a cada dia os valores: Compromisso com a verdade, Confiança e Respeito."
Companheiro, grato pelo elogio, mas sou segundo tenente, não capitão.
Abraço.

Anônimo disse...

Hahahaha !!!!
Muito bom o comentário do Anônimo das 10h35min.
Mas é aquela história: falam balelas e para o desinformado, cola !!!
kkkk...

Anônimo disse...

Observo que em vários níveis, existem militares muito mal informados, provavelmente devem ficar em face, badoo, enviando fotinhas, e outros besteirol sem nada produtivo e não entram em sites oficiais da caserna, nos Blogs militares, não lê Boletins do Exército, legislações, jornais, etc ... são completamente sem noção.

È preciso melhorar.

Anônimo disse...

Ok Montedo. Mas da onde tiraram que o cmt do eb é colorado? Ele é chimango ou maragato?

Anônimo disse...

Respondendo ao Anonimo das 09:55

Olha a resposta do teu link:

"O conteúdo que você esta tentando acessar foi removido, teve seu nome alterado ou esta temporariamente indisponível.

Esse erro indica que o conteúdo que você esta tentando acessar não esta disponível no servidor. 502222745122104417"

Sabe porque desta resposta pela mentira publicada, quer a verdade ai vai:

PORTARIA Nº 1.578-MD, DE 17 DE JULHO DE 2015.
Autorização para participar de viagem oficial ao Haiti.
O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso da atribuição que lhe confere o inciso
I do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal, o parágrafo único do art. 1º do Decreto nº 2.790, de 29 de setembro de 1998, e em conformidade com o disposto no inciso IV do art. 7º do Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012, resolve
AUTORIZAR
os militares abaixo relacionados, para participarem de Viagem Oficial ao 22º Contingente Brasileiro no Haiti, em Porto Príncipe, no período de 20 a 22 de julho de 2015, incluindo o trânsito, com ônus parcial para o Ministério da Defesa:
EXÉRCITO BRASILEIRO
Gen Ex EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BOAS
Gen Ex EDSON LEAL PUJOL
Gen Div TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA
A missão acima é considerada eventual e de natureza militar, estando enquadrada na alínea
"c" do inciso I e na alínea "b" do inciso II do art. 3º, combinado com o Parágrafo único do art. 11 da Lei nº 5.809, de 10 de outubro de 1972, regulamentada pelo Decreto nº 71.733, de 18 de janeiro de 1973, modificado pelo Decreto nº 3.643, de 26 de outubro de 2000, pelo Decreto nº 6.258, de 19 de novembro de 2007, pelo Decreto nº 5.992, de 19 de dezembro de 2006 e pelo Decreto nº 6.907, de 21 de julho de 2009.
(Portaria publicada no DOU nº 104, de 3 JUNHO 13 - Seção 2)

Anônimo disse...

Esta ainda é a resposta ao Anonimo das 09:55

PORTARIA Nº 1.581-MD, DE 17 DE JULHO DE 2015.
Designação do Comandante do Exército para participar de evento no exterior.
O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso da atribuição que lhe conferem o
inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal e o parágrafo único do art. 1º do Decreto nº 2.790, de 29 de setembro de 1998, e em conformidade com o disposto no art. 7º do Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012, resolve
DESIGNAR
o Gen Ex EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS, Comandante do Exército Brasileiro, para participar dos atos comemorativos do aniversário do Exército Paraguaio, na cidade de Assunção, no Paraguai (Atv PVANA Inopinada W15/108), com início previsto para o dia 22 de julho de 2015 e duração de seis dias, incluindo os deslocamentos, com ônus total para o Comando do Exército Brasileiro/Gab Cmt Ex.
A missão é considerada eventual, de natureza militar, sem mudança de sede e sem
dependentes, estando enquadrada na alínea "c" do inciso I e na alínea "b" do inciso II do art. 3º,
combinado com o art. 10 da Lei nº 5.809, de 10 de outubro de 1972, regulamentada pelo Decreto nº 71.733, de 18 de janeiro de 1973, modificado pelos Decretos nº 3.643, de 26 de outubro de 2000, 5.992, de 19 de dezembro de 2006, 6.258, de 19 de novembro de 2007, 6.576, de 25 de setembro de 2008, e 6.907, de 21 de julho de 2009.
(Portaria publicada no DOU nº 136, de 20 JUL 15 - Seção 2)

Anônimo disse...

E para finalizar Sr anonimo das 09:55

A última portaria que justifica a mentira da repostagem acima postada:

PORTARIA Nº 869, DE 16 DE JULHO DE 2015.
Substituição temporária do Comandante do Exército.
O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso de suas atribuições e conforme o disposto no art. 22 da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, e de acordo com o art. 386 da Portaria nº 816, de 19 de dezembro de 2003, do Cmt Ex, resolve
DESIGNAR
o Gen Ex UELITON JOSÉ MONTEZANO VAZ, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, para substituí-lo, interinamente, no cargo de Comandante do Exército, no período de 20 a 27 de julho de 2015, enquanto estiver ausente do País em viagem oficial à República do Haiti e à República do Paraguai.

Estas três portarias foram extraídas do BE 30/2015, de 24 JUL 2015, agora se o Sr gosta de ser enganado não fica falando coisas que o Sr não saiba e procure se informar melhor.
Caro Ten Montedo, se o sr não gosta do Quadro Especial tudo bem mas o respeite, pois quem colocou aquele texto dizendo que o Cmt EB é filho de QE com certeza não foi ninguém do Quadro Especial, pois todos sabem que o Pai do Cmt EB era o Cel Antonio Vilas Boas. Isso foi feito para que as pessoas venham a criticar os integrantes do Quadro Especial, que são os unicos que pelo menos correm atrás de seus direitos e não ficam nos alojamentos da vida apenas reclamando, tomem vergonha na cara e pelo menos os respeitem, pois isto é o jogo sujo de jogar uns contra os outros em vez e se unirem para melhorarem suas vidas, ficam denegrindo a dos outros.
Que Papelão Sr Tenente do Quadro Auxiliar de Oficiais.
Graças a Deus eu tenho muito respeito e admiração pelos integrantes do Quadro Especial.

Anônimo disse...

Muito Bom! Excelente! Maravilha!
Até que enfim, finalmente, li um comentário referenciando as Operações Psicológicas (OPsic) . Nenhuma empresa pública ou privada, nenhuma instituição, nenhuma organização, nenhum governo será o que foi a tempos passados, tendo em vista a criação das Redes Sociais, e o dinamismo das Comunicações Digitais via Rede. Essa matéria e seus comentários mostra bem isso mesmo. Uma Op Psic baseada em imagens e no "feedback" na Rede. Pode ter certeza que um dos principais termômetros dessa mensuração é o teu "blog", Montedo! Doravante nenhuma ação deixará de ser monitorada. Lembrem-se, algumas desinformações, propostas de Cmdo e Chefia, notícias diversas, "fofocas", sempre foram preparadas e propositalmente divulgadas ao público militar, e, depois eram medidas a temperatura e pressão (reação) da tropa (nos quartéis) para com essas desinformações; posteriormente o Cmt tomava a decisão final sobre o que era inicialmente uma desinformação; da mesma maneira, atualmente, utiliza-se das redes sociais para tal mensuração.

Anônimo disse...

O classe desunida!!! uns atuando contra os outros, desse jeito não chegamos a lugar nenhum, uma discussão pra saber de quem o Cmt é filho,pra que time ele torce, me poupem vamos ser mais objetivos!!

Anônimo disse...

aro MONTEDO
Parabéns pelo seu comportamento democrático, colocando a matéria e dando oportunidade para comentários diversos, uns, com nítida preocupação com a instituição; outros com um certo ar de brincadeira; outros ainda com forte carga de discriminação, não importa, aquele da guerra do Paraguai foi ótimo... boatos, conversas e fatos inventados por pessoas mal intencionadas fazem mal à instituição; quem nunca ouviu dizer que o praça velho é da turma de Osório? que mal tem isso? e que o QE carece de estudo, isso é fato. Porém não devemos rotular um classe de homens como se fossem a escória das FFAA, faz tanto mal para instituição como um todo quanto os boatos sem fundamento. O QE tem enormes limitações, mesmo assim, são excelentes profissionais.

Sgt Laureni disse...

Eu particularmente não vejo nenhuma diferença entre ser filho de QE ou de Coronel a não ser no auxílio-natalidade!!!
Quanto a postagem no Blog do Ricardo Montedo, devemos atentar para a interpretação do texto. Não me senti ofendido e concordo que antes de alguns companheiros forçar estas falsas notícias USAR OS NEURÔNIOS e saber que vivemos num mundo globalizado e informatizado e que estórias como essas serão investigadas para que não se propague falsas informações

Kelma Costa disse...

Quando recebi por whatsapp o primeiro texto vi que tinha alguns equívocos entre eles o MAIOR, que se tratava da paternidade do General, pois eu como esposa de Militar já tinha conhecimento de que ele nunca foi filho de SGT QE. então diante desse fato até informei para alguns que me perguntaram. Sobre Ricardo Montedo o que tenho a dizer é que sempre divulgou as matérias na integra, e que eu e meu esposo nunca fomos menosprezados por fazer parte e lutar também por este quadro.

Anônimo disse...

Quanta bobagem. Pelo caráter humilde do Gen VB, ficam procurando vestígios q o associem a alguma condição simples. Humildade, caráter, bom senso, equilíbrio, educação, respeito, entre outros adjetivos, são particulares ao homem, independentemente de sua história.
Há mts q saem da sarjeta, e, no entanto, são pedantes até o último fio de cabelo. O inverso tb eh verdadeiro. Portanto, se eh filho de QE, se de oficial, ou do barbeiro do Batalhão, o q importa eh q ele possui predicados jamais percebidos por outros q por lá passaram.
Maj QCO Leonardo

Ten Reis disse...

E daí se é filho de Sgt QE ou de general? tem gente que procura problema, francamente...está faltando por parte de alguns a famosa "interpretação de texto".

Anônimo disse...

Alguém ai tem conhecimento sobre a legislação de PNR na guarnição de Brasília.

Preciso entrar com um requerimento sobre reconsideração de ato

pois a PMB que me por de cristo.

Att Milita Prejudicado

Anônimo disse...

Boa tarde Sra Kelma,
A respeito dessa informação sobre o aumento dos militares estar sobre análise no MPOG e que o MD receberá representantes da classe dos militares para tratar do assunto. A Sra poderia nos informar se realmente há alguma reunião agendada com o governo para tratar desse assunto ou é só mais um boato que está se propagando nas redes sociais?

Luiz Batista disse...

Ao anônimo das 13:05
Nota-se pelo seu comentário: "O QE tem enormes limitações, mesmo assim, são excelentes profissionais". Que tens um grande preconceito contra os QE. Mas vou te ajudar, não merece mas vou. Faltou tu ser humilde e completar a frase: "O QE tem enormes limitações, mesmo assim, são excelentes profissionais, muito aprendi e continuo aprendendo com o QE, aliás todos nós que saímos da escola aprendemos com o QE".
Que pena ...
abraços

26 de julho de 2015 13:05

General Abreu disse...


POPULISMO e POPULARIDADE
Vivemos um momento político no Brasil da busca de ser, ou simular ser, populista, ou, em alguns casos, confundir com tentar ser popular, em todas as esferas sociais e políticas, incluindo o segmento militar da Nação.
É a figura pública que deixa de exercer a sua autoridade por temer ser taxado de autoritário ou arbitrário; é o comandante que deixa de cumprir o seu dever institucional com medo de se "queimar" e de perder benefícios futuros; é o político que faz concessões e conchavos para não perder votos e cargos decorrentes; enfim, é a busca da popularidade, do poder, do lucro fácil e da aceitação dos seus pares e subordinados.
Isso é feito porque é fácil ser condescendente, é fácil dizer sim, é fácil parecer-se preocupado, é fácil ser "bom moço", é bom ser elogiado por atitudes que parecem ser espontâneas e legítimas e, principalmente, é fácil enganar.
A esses pretensos populistas, lembrem-se de que os integrantes de seus círculos de interesse querem ações concretas e não ilusões, querem soluções e não promessas e querem atitudes e não subserviência.
Ninguém engana ninguém por muito tempo.




Anônimo disse...

Quanto ao fato do general ser filho de QE ou não, considero que seja irrelevante. O importante não é o pai dele, mas sim quem ele é. E o mais triste de tudo é ver que os militares contentam-se com um comandante que apenas faz um teatrinho para mostrar humildade e dizer que se importa com a tropa. Se quer demonstrar interesse pela tropa, comece representando nossos anseios por uma remuneração digna e justa. O resto é balela.

Anônimo disse...

concordo com o comentario: Pensando bem...
Caldo de galinha e exercício regular dos neurônios não fazem mal à ninguém. faltou completar que isso aliado a um bom comportamento e competência poderia ajudar a ir para reserva como capitão QAO

Anônimo disse...

Quantas besteiras juntas, estes q ficam discriminando os QE, saibam q muitos dos que saem de escola, nem em 30 anos chegarão aos pés do profissionalismo de um QE.
Aqui mesmo onde sirvo, muitos de escola só sabem fazer uma coisa.......chorar quando tem q trabalhar. Trabalho na Aviação do Exército e quem quiser é só vir aqui e comprovar.

Anônimo disse...

É uma pena que alguns comandantes de unidade não sejam assim, se achando o Rei da Pérsia, triste!!!

Sgt Marcos disse...

Esse senhor anônimo de 26 de julho de 2015 13:05, poderia se identificar, gostaria muito de ver a sua Ficha Individual e poder contemplar os seus altos estudos.
Fico indignado com certos comentários nocivos, nós temos um Cmt do Exército que está dando um recado claro de que se preocupa com a tropa e muitos dizem ser teatrinho, não sabem fazer uma leitura de que NUNCA na história deste Exército aconteceu isso.
- O Cmt do Exército gravou um video prestando continência aos atletas do PAN em Toronto, quando a Carta Capital criticou.
- O Cmt do Exército rebateu os Senadores quando perguntado da evasão dos militares, dizendo que fica dificil segurar os militares, pois até a gratificação por tempo de serviço foi tirada.
Quando na história vocês viram uma atitude dessas de um Cmt ?
Não importa se é filho de Sargento ou não, o que importa é que ele demonstra humildade, coisa que muitos aqui não tem .

Anônimo disse...

Tô começando a achar que não tem jeito mesmo. O pessoal "dando sangue" para conseguir melhorias para a classe, e o que esses militares conseguem enxergar de bom é o comandante almoçando fora do seu padrão, logo já julgam que ele é igual. Gente por favor, eu sinceramente não sei se é pouco estudo ou pouco neurônio, chega a dar raiva.Acordem, essas ações da parte deles começaram a circular depois que os deputados Kelma Costa,Daciolo entre outros fizeram aquele "barulho" la em Brasília, disso voces não se lembram mais né?Acho que muitos preferem é o velho tapinha no ombro pra ser feliz e ter estoria pra contar....A o comandante tal é meu chegado........KKKKKKKK!!! Infelizmente é assim que eu vejo.

Anônimo disse...

Não entendo porque os Sgt do QE tentam atrair tanta atenção para si próprios, talvez queiram estátuas. Não vejo QE desempenhando nenhuma função de conhecimento específico ou notável, responsável por seção como muitos integrantes desse quadro alegam anonimamente ou não neste blog. O trabalho desses profissionais é importante, assim como dos Sgt de ESA. Também não conheci nesses 15 anos de caserna nenhum "super sargento do quadro especial" que ensinasse a todos os outros graduados como agir e proceder dentro da OM. A maioria dos profissionais desse quadro, desempenha funções como motorista do CMT, auxiliar de garagem, auxiliar de ST, armeiro, digitador do Boletim diário, funções inerentes ao circulo dos CB/SD de onde são oriundos. Presenciei também a grande maioria dos integrantes do QE entrarem na escala de serviço, começarem a fazer TAT e TAF, abandonarem dispensas médicas perpétuas, após os rumores de possíveis promoções.

Anônimo disse...

Daciolo está lutando pelos direitos das Forças Auxiliares, que não querem vínculo com as Forças Armadas por motivos óbvios. A senhora Kelma Costa por ser esposa de Sgt do Quadro Especial pleiteia pelo direito dos mesmos. Será que algum representa a classe militar, do soldado recruta ao of de mais alta patente?

3º sgt R/1 - SIDNEY - QE COM MUITO ORGULHO disse...

Somos todos da mesma origens; " vindos de Deus ", e ponto final!

Pablo disse...

Realmente, estamos muito carentes. Penso eu que almoçar, confraternizar ou conversar com os seus subordinados não é favor, é obrigação do comandante em todos os níveis, conforme previsto no inciso VI do artigo 23 do RISG (procurar, com o máximo critério, conhecer os seus comandados,.....). O almoço foi tão informal e sem preparação nenhuma que a melhoria foi casual, os seguranças e o fotógrafo estavam só passando por ali. O País beirando a convulsão social, os salários defasados, etc... e nós felizes com o almoço e discutindo se o dito é filho ou não de Sgt QE. Francamente....

Jefferson disse...

Infelizmente somos assim. Muitas vezes acreditamos em tudo que ouvimos, vemos e lemos sem questionar e o que é pior, compartilhamos tudo para parecermos "informados". Até pouco tempo acreditávamos na famosa isonomia salarial entre os três poderes, como nos faziam acreditar nossos chefes; acreditamos no CHQAO como solução para as demandas das praças no que tange às promoções ao oficialato e que o tal curso seria considerado como um curso superior, tudo sem ao menos lermos os requisitos do MEC para o reconhecimento de cursos superiores tais como: corpo docente composto de, no mínimo, 30 % de mestres e doutores em instituições de ensino legalmente reconhecidas e autorizadas pelo MEC. Acreditamos na imparcialidade das Comissões de Avaliação nas promoções das praças que somente agora começam a ser questionadas; acreditamos no retorno do posto acima e nos demais direitos que nos foram usurpados com a aquiescência dos Escalões Superiores em 2001. Enfim somos assim mesmo, muito esperançosos e por vezes ingênuos. Coadunando com o Montedo, findo com uma frase de Darcy Ribeiro e outra do Filósofo Kant, respectivamente: "Pensar é questionar o óbvio", e, "Sapere Aude" , que numa tradução livre significa algo como "ouse fazer uso do seu próprio entendimento" ou ainda, "ouse saber".
ST R1 Jefferson

Ten Reis disse...

Sinceramente, essa conversa e esse choro dos QE já encheram o saco...

3º Sgt QE R/1 SIDNEY - PR disse...

Aos "mui amigos da onça", incomodados com os sargentos QE, saibam que daqui a pouquíssimo tempo, vocês e o nosso querido EB não terão mais a convivência destes, pois os poucos que ainda estão na ativa, logo logo estarão indo para a reserva e nossa classe, a dos dinossauros, como alguns dizem, será totalmente extinta. Vocês, que se acham os bons-bons, porque passaram numa prova, vão ter a oportunidade de mostrar mais suas competências e valores e tirar muito mais serviços, "que coisa boa" né? E ainda terão que responder ou assumir muitas funções que eram destinada aos sargentos QE. Isso, muito que provalvelmente, irá valorizar ainda mais vocês, os criticos dos QE. Isso serve somente aos críticos de nossa classe, os Sgt QE, que por muitas vezes cobriram a função de vocês, de carreira. Mas, tem alguns de carreira, os inteligentes e mais humanos, que reconhem o nosso valor. Desejo a esses companheiros um excelente término de carreira militar; quantos aos outros contrários, vocês precisam rever seus conceitos sobre querer julgar os outros. Quem sabe, Jesus em seus corações, os ajude a clarear suas ideias escuras.

Anônimo disse...

Amigo, passar em uma prova, por mais simples que seja, exige esforço e dedicação. Tais atributos não deveriam ser menosprezados por quem " entrou pela janela", por predileção de um ou outro CMT e ainda por cima deu um "tapa" na cara da hierarquia usando meios políticos. Espero que todos os Sgts QE sejam felizes e passem logo para a reserva remunerada. Realmente acho que poucos vão notar.

3Sgt Sgt PERIVALDO (mas não sou nordestino) disse...

ao anonimo acima:
kkkkk pra vc - quem tem que ter boa sorte são vocês, de carreira que pasaram a vida interna menosprezando nossa classe e agora vão ter que trabalhar dobrados, pois os SGT QE estão indo descansar- nós tivemos méritos para permanecer e vc, será que se estivesse incorporado como soldado teria a mesma oportunidade de entar pela mesma janela ou ser peixe de algum Cmt? Será?

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics