6 de julho de 2015

WikiLeaks: general brasileiro foi espionado pelos EUA

Além de Dilma, EUA espionaram ministro , chefe do Banco Central e general
Novo relatório do WikiLeaks divulga lista de 29 pessoas do alto escalão do governo monitorados pela NSA

General Elito: telefone grampeado
RIO — Além da presidente Dilma Rousseff, a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos espionou sua assistente, sua secretária, seu chefe de gabinete e até mesmo o telefone em seu jato presidencial, revelou o WikiLeaks neste sábado. Segundo a organização, a NSA espionou 29 números de pessoas do alto escalão do governo, a começar pelo então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. A lista foi divulgada neste sábado.
Os EUA espionaram não só as pessoas mais próximas da presidente. Monitoraram, ainda, os responsáveis ​​pela gestão econômica, incluindo seus principais ministros das Finanças e um diretor do Banco Central, e membros da da diplomacia. Telefones do ministro das Relações Exteriores e dos embaixadores na Alemanha, França, União Europeia (UE), EUA e Genebra, assim os seus chefes militares, também foram espionados.
O celular de Luiz Alberto Figueiredo, ex-ministro e atual embaixador do Brasil para os EUA, nomeado pela presidente Dilma Rousseff, foi espionado, assim como o telefone do general do Exército José Elito Carvalho Siqueira, que é o diretor do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela assistência direta e imediata à presidente sobre assuntos de segurança nacional e de defesa.
Além de Palocci e Figueiredo, aparecem como alvo da espionagem norte-americana Marcos Raposo, que foi embaixador do Brasil no México e chefe do cerimonial da Presidência da República; os diplomatas que ocupavam cargos no Itamaraty André Amado, da Subsecretaria de Ambiente e Tecnologia; Valdemar Leão, assessor financeiro; Paulo Cordeiro, da Secretaria de Assuntos Políticos; Roberto Doring, assessor do ministro das Relações Exteriores.
Outros nomes do alto escalão da diplomacia brasileira também foram grampeados: o embaixador Luiz Filipe de Macêdo Soares, com um telefone da residência oficial dele em Genebra, onde era o representante permanente do Brasil junto à conferência de desarmamento; o embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani, que antes foi diretor da Organização Internacional para Proibição de Armas Químicas e foi removido do cargo por pressão do governo americano. E, finalmente, o então embaixador do Brasil em Berlim, Everton Vargas.

REVELAÇÃO EM 2013
A NSA monitorou o conteúdo de telefonemas, e-mails e mensagens de celular da presidente Dilma Rousseff e de um número ainda indefinido de “assessores-chave” do governo brasileiro. Além de Dilma, também foram espionados pelos americanos nos últimos meses o presidente do México, Enrique Peña Nieto, — quando ele era apenas candidato ao cargo — e nove membros de sua equipe. As informações foram reveladas em 1º de setembro de 2013 pelo “Fantástico”, da TV Globo, que teve acesso a uma apresentação feita dentro da própria NSA, em junho de 2012, em caráter confidencial. O documento é mais um dos que foram repassados ao jornalista britânico Glenn Greenwald por Edward Snowden, técnico que trabalhou na agência e hoje está asilado na Rússia.
Indignada com a espionagem, Dilma cancelou, à época, uma visita de Estado agendada para Washington e condenou duramente as ações de espionagem dos EUA na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Em 7 de julho de 2013, O GLOBO publicou reportagem mostrando que a NSA espionou, na última década, cidadãos e empresas no Brasil. De acordo com documentos coletados pelo ex-técnico da agência Edward Joseph Snowden, aos quais O GLOBO teve acesso, telefonemas e e-mails foram rastreados através de pelo menos três programas. O Brasil aparece com destaque em mapas da NSA, como alvo importante no tráfego de telefonia e dados, ao lado de países como China, Rússia, Irã e Paquistão. Só em janeiro deste ano, a NSA rastreou 2,3 bilhões de dados nos EUA, e o Brasil ficou apenas um nível abaixo na escala de monitoramento.
O GLOBO/montedo.com

21 comentários:

Anônimo disse...

Coletes da mesma empresa, aprovados pelo Exército, foram testados esta semana pela PM-SP. Os tiros furaram os equipamentos de proteção.

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/07/fotos-mostram-furo-em-colete-usado-por-policial-morto-em-alagoas.html

Anônimo disse...

http://correiodobrasil.com.br/gsi-vai-afastar-agentes-apos-ato-de-agressao-dilma-nos-eua/?ref=yfp

Sérgio Luiz disse...

General é espionado pelos EUA, e vira motivo de comédia naquela grande Nação; dá mesma forma que os brasileiros ficam zoando os portugueses, viramos motivo de piadas pelo Exército dos Estados Unidos. Até imagino a equipe de espionagem comentando: Vejam bem, o grande Comando do Exército Brasileiro estão reunidos e decidindo sobre a cor do guarda chuva para praças, uso da nova gravata e programando o Dia do Uniforme, onde serão inspecionados se as plaquetas de identificação estão na altura correta. A política de estratégia está decidindo que os militares podem sim serem transferidos para que não se acomodem (estudem) e saiam da força. Que vergonha que estou agora dos EUA descobriram que não somos de nada!!!

Anônimo disse...

Nossos espiões são muito fraco. Não sabia que estava sendo espionado. Também não espiona ninguém.

Anônimo disse...

Já correram na frente e disseram: é notícia velha...não pra mim.

Anônimo disse...

Espionar general brasileiro, que perda de tempo.

Anônimo disse...

Mentiraaa!!!! Os americanos nunca fizeram isso, nunca farão!Isso deve ser coisa de novela de espionagem. Com a tecnologia deles, não seriam capazes disso(?). Estou escrevendo assim porque a presidente Dilma é a única que acredita que eles pararam de espionar e não farão mais.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkk
o que os EUA descobriram com isso...
apenas o dia do uniforme e que somos uma tropa sem comando e sem motivação. ....
Há. .... Também descobriram que estamos entregue às baratas e em um "salve-se quem puder!!!!"
Eles devem ter rido muito ao descobrir o quanto nosso comando é amador....
bom deixa eu parar... se não vou escrever o que os norte americanos descobriram. ... aí não é o caso. ....
kkkkkkkk
2° Sgt 2002

Anônimo disse...

Jaboatão dos Guararapes,

http://pernambuco.ig.com.br/noticias/2015/exercito-resgata-vitimas-das-chuvas-em-jaboatao

Anônimo disse...

Exército faz treinamento específico para atuação nos Jogos Olimpicos

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/07/exercito-realiza-operacao-para-preparar-tropas-para-olimpiadas.html

Anônimo disse...

E o reajuste das FFAA ? Até agora nem comentaram.

05 Jul 15

Governo e servidores federais têm última reunião antes de greve geral

http://blogs.odia.ig.com.br/coluna-do-servidor/

Anônimo disse...

Alguém ainda acredita que a generosidade e proximidade da presideNTA com ditaduras esquerdistas iria passar despercebida e inócua ao serviço de inteligência americano? Falando em ditadura esquerdista...vi recentemente em um documentário atual, que o salário mínimo no paraíso da Dilma, Cuba, é de aproximadamente 26 reais, e um carro ano 1957 custa em torno de 60 mil reais, tudo são ruínas (urbanas, políticas e sociais) na capital Havana...isso não é novidade. Fico surpreso pelo fato da laia dos "direitos humanos" não ter movido um dedo de encontro ao trabalho escravo contratado pelo governo Dilma sob a faxada de programa social chamado "Mais Médicos"... Certa vez em BSB, visitei a Academia de Polícia, onde se " hospedavam" os ditos médicos cubanos, antes de partirem a seus longínquos locais de destino, os mesmos estavam sob cárcere privado, pois era vetado que os mesmos saíssem à rua. Alguém denunciou isso?

Anônimo disse...

BOM DIA AMAZÔNIA - RO

Série 'Na Selva' mostra a convivência do exército com a comunidade

http://globotv.globo.com/rede-amazonica-ro/bom-dia-amazonia-ro/v/serie-na-selva-mostra-a-convivencia-do-exercito-com-a-comunidade/4301298/

Anônimo disse...

BOM DIA MINAS - GRANDE MINAS

Abertas as inscrições para a 6ª corrida do Exército em Montes Claros

http://globotv.globo.com/inter-tv-mg/bom-dia-minas-grande-minas/v/abertas-as-inscricoes-para-a-6a-corrida-do-exercito-em-montes-claros/4301125/

Anônimo disse...

Ao anônimo das 10;19 h
Estes despreparados seguranças são da PF ?

Anônimo disse...

Para o bem do Exército americano, tomara que não copiem nada do que nossos generais fazem por aqui.

Anônimo disse...

Os espiões americanos devem ta se molhando todinho de tanto rir da reunião n° 299 onde trataram da gravata...do dia do uniforme...do uso do guarda chuva.....E o que foi tratado na reunião nr 300? Kkkkkkkkklkkk_kkkkk adiantando a risada kkkk_kkkkkk

Anônimo disse...

Quem não é espionado ?

Anônimo disse...

Os agentes deveriam ser condecorados...

Anônimo disse...

Enquanto isso, nosso "pessoal da inteligência e contra-inteligência" está preocupado se o sargento fulano tem uma pizzaria ou se o tenente beltrano está se preparando para concurso público e com intenção de "pular fora"! É por isso que os EUA (e muitos outros!) não nos levam a sério!

Anônimo disse...

Pela maneira como esse senhor causa verdadeiro pânico quando anda pelos corredores da ABIN, imagino a simpatia que seus agentes tinham por ele. Não me surpreendeu...

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics